quarta-feira, 1 de julho de 2009

FIRME NO ENGANO

 

firme no engano 

O ERRO EM QUE FIXO MINHAS RAÍZES DE CERTEZA.

Elton John e os Beatles.

Um certo de dia, quando eu estava na época cursando a faculdade, um amigo meu, aliás, meu melhor amigo, apostou comigo sobre uma duvida que tivemos, a questão era sobre o fato de Elton John ser um dos integrantes dos Beatles ou não.

Meu amigo carregava nos olhos e nas palavras, uma certeza sólida de que Elton era sim um dos integrantes, da maior banda de rock de todos os tempos, os Beatles. A certeza era tamanha que ele me propôs uma aposta em dinheiro, no valor exorbitante, em termos universitários(risos), de R$ 10,00(dez reais).

Então chegando no meu apartamento, mal abrimos a porta e ligamos o computador, buscando no sábio da montanha, chamado GOOGLE, a verdade sobre a dúvida que nos atormentava e causava divisão entre nós dois.

Eu sempre gostei muito de Beatles, sabia que apesar de Elton ter feito alguns trabalhos com  John Lennon, de fato nunca foi um integrante da banda,  contudo, minha palavra não valia, até por conta da disputa que se instalou entre nós.

O resultado não foi outro, após vários sites e artigos lidos, meu amigo perdeu o brilho da certeza, e começou a se sentir engraçado e acabou por rir muito de si mesmo.
Pude perceber que a certeza dele era tão grande que demorou cair a ficha e aceitar, ainda bem, por ser muito gente boa, acabou deixando-se vencer e pagou-me o valor da aposta.

A certeza do meu amigo, que apesar de muito forte, estava sobre fato irreal, logo, impossível de sustentação verdadeira.

O custo da confiança no erro foi pequeno, apenas R$10,00(dez reais), e alguns momentos se sentindo meio bobo, o ponto da questão não era nem de longe algo vital ou necessário, era farra de universitários, coisa que se resolve em boteco.

E se a aposta fosse de coisas que o GOOGLE não responde ?

Se a contenda de idéias habitasse temas como: RELIGIÃO, VERDADE, AMOR, FUTURO, ALMA,… e tantas outras que muita gente tentou responder, mas que acabou achando que o Elton John era um dos Beatles, com tamanha certeza, que conseguiu seduzir os corações incautos e incertos, a isso convencionou-se batizar com o nome de religião.

Minha certeza não pode transmutar mentira em verdade; irreal em real ou ilusão em realidade.

Por mais frustrante que seja, minha mentira continua sendo mentira, não importando os apelidos que eu venha a dar a ela.

Há os que se esforçam por manter a chama da mentira acessa, os que não se dão por vencidos e resolvem lutar em favor da mentira, numa guerrilha contra o imperialismo da verdade e o capitalismo do incontestável, um Chê-Guevara da auto afirmação, um Fidel Castro da promoção do engano.

A coisa nem mesmo chega a ser utópica, entretanto,crendo na tese de que: uma mentira dita repetidas vezes, acostuma os ouvidos e acaba tornando-se “ verdade”, ou coisa parecida.

A mentira começa a dominar, inicia uma caça à verdade,  algo semelhante a inquisição católica medieval.

Tudo que venha a questionar ou fragilizar a nossa verdade, já está condenado e certo de aniquilação total, nada pode ser obstáculo ao meu regime de alienação coletiva.

Foi assim com Noé, Davi, Elias, Jeremias, Jesus, Lutero, Gandhi e muitos outros que pagaram o preço de serem bandeiras da verdade, que não hesitaram denunciando a mentira, levando a publico aquilo que todos tinham medo de dizer, fazendo-se maldições e  vivendo todo momento com perigo.

A certeza no erro pode ser percebida com alguns sintomas:

Imposição,  separação de pessoas em classes  inferiores e superiores, vigilância constante, perseguição aos rebeldes, proibição do questionamento, diálogo limitado, controle de conteúdos e alguns outros, sempre no sentido de preservar o conteúdo defendido.

O que mais intriga na defesa institucional da inverdade é a covardia, de quem empurra ao abismo o seu semelhante sem pena ou arrependimento, levando ao poço tudo quanto puder.

A certeza, a firmeza na mentira, o concreto do erro, quando crescem e fermentam, criando: massa, partido, associação, regime, ideologia, religião,… se torna buraco negro, absorvendo eternamente tudo, vedando o contato com o exterior, brilhando a luz negra da obscuridade, comendo e comendo e nunca se satisfazendo.

A luz que chega aos buracos negros é luz que foi modificada, luz que da sua trajetória retilínea, certa, pura e simples; faz curvas e muda sua natureza, perde força e brilho ao ser  tragada pela bocarra soturna desse gigante cósmico.

Quem pode vencer um buraco negro ? Quem pode encontrar a saída dele ?

Todos aqueles que encontrem algo mais poderoso, matéria tão absurdamente infinita que tapa a boca do aspirador estelar, uma verdade tão ofuscante e viçosamente desafiadora, que entope a garganta infinita do erro, explode o corpo do engano.

E essa verdade existe.

É tão grande e absurda, tão massiva, tão inexorável e densa que ninguém jamais a conheceu de todo, mesmo os seres da eternidade, essa verdade ignorantemente libertadora, que assusta universos e causa perplexidade a  toda e qualquer existência consciente, que gera a duvida de mim mesmo, em face ao tamanho esmagador da sua verdade.

Deus.

Uma substância feita de amor, verdade,vida e luz. Corpo de tudo e em tudo, libertação tão magnífica que sequer obriga ou força alguém a aceita-lá. Diferentemente da mentira que cerca e limita, que escraviza e controla,  a verdade de Deus liberta e liberta tanto que liberta o ser inclusive pra decidir se quer a liberdade ou não.

Ele é tudo, não há necessidade de consumir, sugar ou engolir nada, quem é glutão e desesperado é  o engano. Deus não tem prazo de validade ou estação, o engano tem, sabe que é limitado e sazonal.

Não importa o atoleiro que você tenha se metido, ou a profundidade do abismo  em que tenha se precipitado, esqueça as dificuldades ou limitações de busca e socorro. Ele pode te tirar desse molho viscoso que te aprisiona.

Seja o molho da religião, do medo, da angústia, das drogas, do abandono, do sofrimento, de si mesmo, do passado , do futuro e do presente.

Ele pode e quer te ver livre.

Peça a Deus que te liberte, e viva a libertação da mentira, acesse o GOOGLE celestial e veja que aquilo que era uma certeza para você, não passa de engano, tolice que  te custou tempo e vida.

Não se apegue a suas duras concepções, não seja acorrentado pela necessidade de estar certo, não se prostitua com a auto afirmação.

Leia a palavra, fale com DEUS em oração, viva com a verdade e não se afaste dela. Não engula tudo que te dizem, seja em nome de DEUS ou não, verifique tudo na palavra e você se surpreenderá com a quantidade de mentiras ditas em nomes de DEUS, ungidas pelo óleo da religiosidade, vestidas com as vestes sacerdotais da aparência de santidade.

Leia os evangelhos e veja tudo que Cristo, a verdade o caminho e a vida, disse sobre a religião e sobre os líderes dela.

Seja seu próprio sacerdote e faça da sua vida culto, do seu coração altar e não mais olhe pra cima procurando DEUS, olhe pra dentro.

Não há mais a necessidade de um homem te ajudando a chegar a DEUS, o sacrifício foi feito em Cristo e os céus se rasgaram fazendo de homens e de DEUS, um só, fazendo do terreno e do celestial unidade inseparável.

Viva a verdade e aceite somente a verdade.

Por mais que se queira, o Elton John jamais, foi ou será dos Beatles.

Abraço pro meu amigo Bitoca.

Super abraço pra minha irmãzinha que eu amo e sinto muita saudade, que hoje faz aniversário. Parabéns  Rayo, te amo.

3 comentários:

Unknown disse...

Rapaz.!!! Acho q esse foi o dezão mais fácil q vc ganho na sua vida.... Afinal a minha certeza remontava no fato de q o Elton era John assim como o Lennon o que faziam deles no mínimo amigos... e pq não os beatles;...
Valeu Diegão pela consideração e pela lembrança... Saudades de vc cara.!!! Wanderson - no texto - Bitoca

Claudia Granjeiro disse...

Diego, mais uma vez bato palmas para os seus textos.
Achei fantástico qdo vc disse:

Seja seu próprio sacerdote e faça da sua vida culto, do seu coração altar e não mais olhe pra cima procurando DEUS, olhe pra dentro.

Nao suporto aqueles falsos pregadores dando liçao de moral para todos, achando que vai mudar o mundo com aquelas porcarias de filosofias.
Talvez se todos (cristaos ou nao) pensassem dessa forma, nao haverias tantas guerras (religiosas ou nao) e tanta gente "desviada" da Igreja.

De fato, tb penso que o primeiro e talvez o unico lugar que encontramos a Deus verdadeiramente seja dentro de nós mesmo. Sábias palavras as suas!

Parabens pra vc. E tenha uma boa semana.

Unknown disse...

obrigada diegãoooooooooo

amei a declaraçãozinha de amor ahuhauahuaha

bjuuuuuuu