quinta-feira, 9 de julho de 2009

GRATIDÃO SEM ENTRADA E SEM PRESTAÇÃO.

 

LL 553 Arigato girlboy

 

COMO DIZER: OBRIGADO, SEM SE SENTIR OBRIGADO.

A começar da mais tenra infância e prosseguindo no caminho da vida , somos condicionados a dizer obrigado, sempre que as ocasiões de etiqueta e dos bons modos assim pedirem. Emulando um comportamento muito educado, muito importante e muito divino.

Como é bom ouvir e dizer obrigado, mostrando que você reconhece que alguém te fez algo, como também que você se sente grato. Um simples comportamento que pode fazer toda a diferença.

Pessoas educadas tem mais sucesso, mais alegria, são mais respeitadas e levadas a sério, são honradas e  recebem de volta a polidez que semearam.

Obrigado é palavra rara nas bocas e nos ouvidos, infelizmente cada vez menos pessoas utilizam a cortesia, dizendo : obrigado.

Muito bom é nutrir e perpetuar a educação e o respeito.

Apesar de muito louvável todos os que agradecem aos outros, os favores prestados no dia-a-dia, o fato é que raramente observamos a ação de agradecer como verdadeira maneira de  externar gratidão.

Usando a todo momento  o gesto de agradecer, mecanizamos, artificializamos e fazemos jargão o ato de agradecer.

Obrigado em alguns casos se torna moeda, pagamento, obrigação de quem recebe algo e por isso: não pode deixar de pagar o devido –“ muito obrigado” -  a quem o mereça. Fazendo do ato de agradecer inócuo, retirando o sentido de agradecer, criando uma falsa idéia de que gratidão é o mesmo que prestação, boleto, cheque etc...

Há quem nunca se sinta  devidamente  pago de gratidão, sempre cobrando gratidão, juros de gratidão, multa de gratidão, fazendo  do altruísmo um título de capitalização, da bondade uma promessa de dívida e vivendo uma falsa piedade.

Frases como :

- Esse miserável chegou aqui sem nada, tudo que tem fui eu quem deu.

-Se não fosse por mim você não teria chegado onde chegou.

-Eu poderia estar em lugares melhores, mas estou aqui com você.

-Nunca se esqueça do que eu fiz por você.

Quem vive assim trata ao seu próximo como devedor, escraviza ndo a quem quer que ajude, torna a misericórdia um cárcere.

Há também os gostam de não se sentirem devedores de favores, aqueles seres humanos que odeiam suas limitações, que não aceitam ajuda, que não suportam viver com o fato de que um dia, necessitaram de auxílio, de amparo  ou de uma palavra amiga.

Gente que não consegue ver formigas e cupins.

Pessoas que não entendem a mutualidade, que desconhecem a troca e a dádiva, apenas aceitam a compra /venda.

Desde sempre compraram: amor, aceitação, amizades, reconhecimento e tudo quanto  necessitaram.

O favor de alguém, o olhar misericordioso ou qualquer outro gesto gratuito,  afligem o pobre coitado a ponto de causar-lhe pesadelos, sofrendo de insônias, sempre que um maldito pensamento de solidariedade, ousa penetrar sua cabeça.

Se ele pudesse pagaria a sua mãe pelo próprio parto e tentaria negociar com DEUS o preço de sua alma, daria moedas a cada sorriso, cheques a cada abraço, faria transferências vultuosas a quem o amasse.

A vida não vale a pena quando tudo é pago, ou tudo  tem de ser automaticamente retribuído.

Entretanto quem assim leva a vida,  afirma:

-Eu não devo nada a ninguém, nada, nada mesmo !

 

Eu devo tanta gente.

To ferrado em dívidas que nunca serei capaz de pagar, sou um malandro, um caloteiro, um eterno devedor,…

Como  pagar o amor de meus pais, irmãos, amigos, namorada ?

Como quitar a dívida do esforço e do carinho de todos que me ajudaram ?

Como  acabar com a dívida dos que torcem por mim ?

Um SERASA  que nunca sairei.

Ainda bem que Deus não cobra, e, nunca cobrou pelo seu amor, cuidado, zelo, fidelidade e salvação, se o Altíssimo me viesse com a nota promissora em mãos,…ai ai ai !!!!

Eu penso ter achado uma saída, quem por acaso conhecer maneira melhor, por favor, me avise.

Eu creio no seguinte método: DEVO, NÃO NEGO, NÃO SEI SE ALGÚM DIA PAGAREI.

E com os que me devem eu uso: NADA ME DEVEM, NÃO COBRO, NÃO QUERO RECEBER.

Chumbo trocado não dói. Risos.

A bondade é  como bactéria que se multiplica infinitamente, como pedra que causa desmoronamento, como neve que vira avalanche, riacho que se torna rio.

A certeza humana é a  certeza da eterna dívida de amor. Se você reconhece suas dívidas, além disso sabe que não consegue pagar, então, seja no mínimo um caloteiro digno, não cobre aos que  tem dívidas com você.

Muito mais do que isso, agradeça de coração a tudo e a todos.

Liberte o coração e a alma para dizerem: obrigado. Usando no momento de gratidão a verdade e a consciência do que se faz, transmitindo na linguajem verbal, aquilo que é falado em idioma cardíaco.

Quando receber algo, receba com carinho e gratidão. Não tente pagar de volta aquilo que recebeu, seja transparente em sua reação de agradecer, não permita que um gesto lindo de gratuidade venha se prostituir com comércio, barganha, permuta, contrato,..

Quando der alguma coisa, entregue de maneira livre e nunca esperando nada em troca. Quem dá com liberalidade e amor, recebe de volta, no  mesmo momento a alegria de dar.

Se algum dia você  vier a desejar retribuir, não retribua como quem se vinga da bondade, no entanto, retribua como quem divide os ovos da galinha , que em presente recebeu. Como quem vai contente cheio de mangas, presentear a pessoa que um dia lhe deu uma  semente da fruta.

Não tente fazer Deus se sentir satisfeito ou pago.

Quando Ele te conceder uma benção,  dá porque ama, dá pelo fato de amar dar, dá  de modo livre e bondoso, sem querer comprar você com a benção. Deus não é humano, é Deus.

Se os homens sabem dar coisas boas e de graça aos seus filhos, quanto mais DEUS ?

Deus não come sacrifício, mas, se alegra com o coração que sacrifica com alegria e gratidão.

Deus não se diverte colecionando jejuns, contudo, recebe o jejum feito de coração e em amor.

Deus não bebe orações, a despeito do quanto eu ore, Deus se agrada da oração sincera, pura e simples.

Que sejam as práticas divinas as suas práticas, que a natureza e o ensino do que DEUS é  seja viva em você, não separe o divino do terreno, não faça  da  crença apenas conhecimento, antes modo de vida.

Quem dá e pede algo em troca é o diabo. Deus sempre deu sem nada receber.

Se sua motivação de bondade não se assemelha a de DEUS,  melhor que se repense tal bondade, pois, a bondade diabólica é  a maldade vestida de branco e asinhas.

Que a sua vida, a minha vida, a nossa vida seja feita de gratidão. Quem vive assim nunca para de orar, faz da vida oração, do coração grato faz salmo sem fim,..

Agradeça sempre.

Nunca espere ser agradecido.

Nenhum comentário: