terça-feira, 21 de julho de 2009

O TAMANHO DO CÉU.

  O PARAÍSO DE DEUS E O DOS HOMENS.

 

O céu tem sido um dos lugares mais disputados pela humanidade, líderes  o prometeram, religiões se apossaram do direito de entrada, teologias tentaram desenha-ló e  na idade média havia a possibilidade de comprar um pedaço do céu, fazendo da igreja uma imobiliária divina, uma franquia do reino dos céus.

O céu é reconhecido em quase todas as culturas, seja com nomes diferentes e temáticas diferentes o fato é que o homem sempre desconfiou, que havia algo melhor do que a vida na terra, que as coisas não acabavam aqui e o mais interessante é que isso motivou o conceito cultural de justiça divina.

Afinal, pensam os homens , nem todo mundo merece ir pro céu, imaginem só que injustiça: um bonzinho vai e um malzinho também ? Quero justiça.

A justiça humana, o primeiro muro no céu.  Apesar de Deus deixar bem claro que o homem não pode ver o coração, não pode conhecer da alma de seu irmão, pois, julga baseado no exterior, mesmo assim os homens continuaram a se comportar como juízes de Deus.

Quanta gente foi queimada, crucificada, guilhotinada, expulsa, espancada e humilhada, por força de acusações e  condenações que nem sempre eram verídicas. E aqui não falo só da igreja católica apostólica romana, falo de todas religiões TODAS AS RELIGIÕES TEM SUAS MÃOS MANCHADAS DE MUITO SAGUE.

A Alemanha nazista era protestante, João Calvino condenou a fogueira seu adversário teológico,  os judeus mataram milhares de árabes e cristãos, Gandhi foi morto por um hindu, os mulçumanos pregaram o corão ao fio da espada, os budistas promoveram massacres na Manchúria e Japão feudais e por aí vai.

Não há sistema humano religioso, isento de horror.

O segundo muro nos céus veio com a tradição, mal interpretada,  de que o céu era um clube familiar. Foi com a super. valorização da herança genética de Abraão que os céus ficaram mais restritos, contudo, havia a possibilidade de conversão aos ritos da família deste patriarca, mais tarde dando início ao judaísmo.

Abraão foi salvo por fé, nem de longe era por ser bonzinho, afinal foi esse mesmo bonzinho que teve a coragem, de mandar para o deserto o seu filho Ismael, dando apenas alguns pães e um odre de água para a criança e sua mãe, isso mesmo  o Abraão com cara de papai Noel do gênesis, fez isso sim e muitas outras coisas terríveis. Abraão nunca se achou justo aos seus próprios olhos, ele era como eu e você, pecador, mas sabedor da necessidade de DEUS.

Os filhos de Abraão inveteram tanta coisa para ser merecedor do céu, que nem mesmo eles acabaram por merecê-lo.

Verdadeiro tiro no pé achar que se pode ser salvo,segundo a torah , talmude e tradições. Não dá é tarefa impossível, logo, mais uma vez a salvação vem pela fé, não há quem tenha cumprido toda a lei, só Jesus o Cristo.

Depois vieram os muros da igreja medieval,  muros de comportamento, muros geográficos, muros raciais,…

Era salvo quem fosse: europeu, católico, branco e rico.

Com Lutero alguns muros foram derrubados, mas logo em seguida se iniciou mais uma vez a empreitada de construção de mais muros. Muros puritanos, muros pentecostais e mais recentemente os muros neo-pentecostais.

Da parte de DEUS não existem muros.

Ele mesmo disse que veio para salvar, perdoar e reconciliar. Não elegendo para tanto instituições, mas, somente pedindo que se creia nEle.

Paulo o apóstolo deixou isso muito claro, dizendo que : “ os que sem lei pecaram, sem lei pereceram” , ou seja, quem não sou be da lei, ou quem não soube de Cristo é julgado sem lei, apenas valendo a vida da pessoa, como ela se comportou e viveu, se foi boa e viveu na verdade se amava a justiça e os valores divinos.

O evangelho não é pra se saber, é pra se viver !

Quem vive o evangelho não vê nos céus muros, vê um céu maior.

O tamanho do céu é o  tamanho do meu amor a DEUS e do quanto eu conheço a pessoa de Jesus, quanto mais o céu cresce na  minha mente, mais eu compreendo o poder da cruz que desde antes da fundação do mundo perdoa.

O céu não pode ser calda novas, um lugar até bom mas pequeno demais para tanta gente.

Quem é de DEUS, ama o céu e quer chamar de irmão a todos, quer agregar, aumentar, quer fazer do paraíso uma esperança para toda humanidade.

O filho do homem veio para salvar e não para condenar.

Maior é o perdão do sangue de cristo, do que a vossa própria consciência.

Deus deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele creia, não pereça mas tenha a vida eterna.

Porquanto fostes justificados, segundo o sacrifício de nosso senhor Jesus Cristo.

Onde abundou o pecado, superabundou a graça.

Quem nos separará do amor de Cristo ?

Meus amigos, não sejam tolos de acreditar que no céu vão pedir sua carteirinha de membro de igreja. Você pode ter vivido uma vida toda, sendo santo, cantando na igreja e tudo mais, contudo, os filhos de DEUS segundo ensina 1 joão 3 são conhecidos pelo amor ao próximo, pela sua vida de amar.

Se alguém diz amar a DEUS e aborrece,(odeia, menospreza), a seu irmão, tal é mentiroso, pois, se não consegue amar a seu irmão a quem vê, como amará a DEUS a quem não vê ?

Pense bem no tamanho do seu céu.

O céu não é o um limite. ( risos)

O céu tem de ser maior e cada vez crescer mais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Diegão, o que disse realmente confere com nossas vida...
Muitas vezes queremos ser substitutos de Deus, e assim, julgar os homens no lugar Dele...e outras vezes queremos ser juízes de Deus, e, julgar o próprio Criador! Realmente não sei o que é pior!! Só sei que se existisse concurso para juiz celestial todos nós reprovaríamos no estágio probatório, pois ninguém é capaz de assumir o lugar Soberano de Deus!!!
Beijos, cunhado
Gostei do texto!!!

LEONARDO BRITO disse...

É por isso que digo " Uma vez salvo, sempre salvo..." hauhauhaua