quinta-feira, 30 de julho de 2009

ME FAZENDO DE BESTA COM JESUS

 

1E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.2Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.3Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.4Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?5Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.6O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.7Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.8O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.9Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?10
Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?11Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.12e vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?

13Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.

14E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;15Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.16Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O exemplo do fariseu acima descrito é bem comum nos dias de hoje, gente que por se achar de algum modo capacitado a fazer se fazer de  besta com DEUS.

Nicodemos era muito importante, rico, poderoso, nobre, inteligente,…Seria como um senador ou um primeiro ministro dos dias de hoje, homem capacitado em todas as áreas e de tão capacitado cria ser capaz de conseguir extrair de cristo as informações que queria.

Fingindo piedade e interessado em fazer Jesus ceder aos seus desejos de espionagem farisaica.

A sutileza do fariseu ao procurar Jesus pela noite, em oculto, não desejando ser visto com o Cristo- ameaça a estrutura de poder dos sacerdotes do judaísmo- buscando informações sigilosas, fazendo um dossiê de Jesus Cristo.

Muitos ao lerem esta passagem, tornam-se vítimas de Nicodemos, pois, acreditam na piedade MADE IN PARAGUAY do sacerdote; tal fato só vem a colaborar com a verdade de que esse fariseu de tão articulado, faz presas mesmo depois de morto.

Para começar a desmascarar o santo do pau oco cabe notar que, Nicodemos não chama Jesus de Senhor, ou de Rei, ou de Deus, mas, chama-o de mestre, Rabi.

Mostrando claramente que não considerava Jesus ser o Messias, mas, um mestre da lei, mais um dos muitos líderes, que iam e vinham na história de Israel. E nas suas falas usa de adjetivos gostosos de ouvir, pautando pela continua sedução humana pela honra.

Outra coisa muito interessante é o fato de Nicodemos jogar verde com Jesus, ao dizer que Jesus devia ser da parte de DEUS porque se não o fosse não conseguiria fazer tais coisas, como quem quer dizer:

-Eae Jesus de onde procede seu poder mesmo ?

Jesus não dá a mínima para a ladainha de Nicodemos e apenas prega o evangelho àquela serpente em forma de gente, dizendo que era necessário nascer de novo, que a vida carnal por mais aparentemente santa, continua sendo carente de mudança.

Jesus  em outras palavras dizia:

- Nicodemos, deixa de ser bobo rapaz eu sou DEUS e se você não mudar sua forma de vida,não nascer de novo, não se tornar um outro e novo Nicodemos, nem a sua lábia poderá te salvar do mal.

Dai o fariseu- que não desiste nunca - se faz mais uma vez de besta, perguntando, sobre a possibilidade de alguém voltar ao ventre da mãe. Jesus lhe explica: quem nasce da carne é carne e quem nasce do espirito é espirito.

Não satisfeito, o espião religioso continua sua sessão de perguntas, contudo, querendo agora saber dados celestiais que Jesus pudesse ter.

Jesus deixa claro que nem mesmo das coisas terrestres eles eram capazes de entender, quanto mais das celestiais, e , vai adiante com sua pregação e diz algo que Nicodemos nunca imaginaria, ao contar seu objetivo redentor na Terra.

Jesus diz que assim como a serpente de bronze foi um  símbolo vicário de Cristo no passado, agora, cumpria ao filho de DEUS ser levantado para que quem nele viesse a crer fosse salvo.

Não viva sob a confiança em si mesmo, não creia que sua vida de falsa piedade pode enganar a DEUS, nada importa para ser salvo além de nascer de novo. Mesmo que você seja líder disso ou daquilo, ministério tal, cargo tal, tantos anos de freqüência em um dado grupo,….Tudo babaquice que leva o nada a lugar nenhum.

O filho do homem não veio para ouvir boas ladainhas, entretanto, quer salvar aos mentirosos que vierem a se arrepender.

Que nosso encontro com Jesus seja a luz do dia e chamando-o de DEUS, SENHOR, REI DOS REIS,..

Importa nascer de novo.

Quem  nasce do espírito de Deus é como vento, sopra, vem e vai,..não pode ser entendido pelos que são da carne, são mais leves, livres e não se sujeitam mais as atrações da terra,…

Quem nasce da carne é descendência terrena de Adão, quem nasce do Espírito é descendência celestial de Cristo.

Que seja vento de Deus  todo nosso ser.

Um comentário:

LEONARDO BRITO disse...

Lembrei-me daquele trecho em que diz que as coisas do Espírito, só podem ser discernidas pelo espírito. Nicodemos não poderia jamais discernir coisas espirituais, calcado em sua natureza farisaica e presa à lei.