segunda-feira, 27 de julho de 2009

DA ÁGUA PRO VINHO




João 2

1
E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus.2
E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.3E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.4Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.5Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.6E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes.7
Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.8E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram.9E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo.10E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.11Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele.


O episódio acima narrado é muito SABIDO, mas, infelizmente muito pouco ENTENDIDO. As implicações dessa passagens são gigantescas e por si só gerariam dezenas de textos, porém, hoje cabe refletir sobre os signos mais superficiais.

Jesus em início da jornada com os seus 2 primeiros discípulos, Tiago e Pedro; os 3 vão à festa de casamento ..

O vinho acaba e Maria ,mãe de Jesus, olha pra ele e faz oque todos os homens fazem: dizer a DEUS oque está acontecendo, revelando ao que tudo vê algo ainda desconhecido, “assessorando” o gabinete do todo poderoso, Jesus então, relembra-a não haver necessidade que alguém o ensine o que fazer.

Não há lobby com Cristo, mesmo que venha da mãe o pedido de providência, não se pode dizer a DEUS qual seu trabalho, o Altíssimo não aceita agendas de compromissos, segundo os homens.

Ele vai resolver a situação de falta de vinho,(Jesus o Barman), pensariam alguns, vendo um Cristo enófilo, cheio de dicas de drinks e coisas do tipo.

Maria mais uma vez vai a frente de DEUS, e usa do seu ministério de “assessoria” desnecessária: dizer aos homens que obedeçam a DEUS em tudo quanto ele disser, (como até hoje alguns tolos ainda acreditam que podem convencer aos homens a obedecerem a DEUS por força de seus discursos convincentes). Não que isso seja mal, pois, até indica fé e confiança em DEUS, entrementes, persiste-se na velha necessidade humana de se nomear: secretário de assuntos divinos.

Jesus pede para encherem 3 reservatórios de água- interessante que eram reservatórios de água para limpeza ritual- ou seja, água de banho, higiene pessoal religiosa.(NÃO ERA ÁGUA DE BEBER, ÁGUA DE VIDA SEGUNDO O EVANGELHO). Com essa água ele TRANSMUTA vinho. O vinho de Jesus se mostra muito superior ao até então servido.

A água de purificação pessoal, de banho, era para os moradores da casa. Implicando que a água de limpeza, purificação, inicialmente era para a casa de Israel. Uma reserva genética, hereditária e exclusivista até Cristo transforma-la em vinho.

Vinho que foi servido a todos e de graça, mostrando agora o caráter universal da salvação em Cristo, dizendo ao mundo todo:

-Agora é pra todos e de Graça.

Água que era para o corpo, para fora, para as explicitudes e exterioridades, mas que agora era vinho, vinho para dentro, para ser bebido, para o ventre, para as implicitudes. Indicando que o tempo das coisas exteriores, dos símbolos, das ferramentas e materialidades havia passado. Agora tudo era verdade real. Os símbolos estavam condenados a extinção.

Não sobrou água nos recipientes só vinho. Não havia mais espaço para a antiga aliança, exterior, carnal, legalista, limitada e simbólica, era tempo de realidade interior e de verdades existenciais.

ÁGUA QUE É : mais pesada do que o vinho, sem cheiro, gosto, cor e que em nada alterava a maneira da pessoa ser e agir.(ninguém fica andando torto ou falando diferente ao beber água)

VINHO QUE É: Mais leve do que a água, com cheiro, cor, gosto e que ao ser consumido muda a consciência e o modo de vida de quem o bebe.

NO VINHO HÁ ÁGUA, MAS NA ÁGUA NÃO HÁ VINHO.(quem tem a min tem o pai, tudo que o pai tem é meu) A nova aliança em cristo tem tudo da velha, mas, a velha não tem a nova.

Água que se fica armazenada por muito tempo cria sujeira e podridão, podendo até matar quem venha a consumi-la, diferentemente do vinho que quanto mais tempo se armazena, melhor fica, ademais, o álcool é excelente meio desinfecção.

O vinho de Jesus é servido ao mestre de cerimônias que afirma ser esse vinho melhor que o anterior.

Interessante notar que soa como grosseria, ficar dizendo que o dono da festa de início deu vinho pior aos convidados e só depois o vinho excelente. Contudo, quem prova do vinho de Jesus não fica calado e afirma, independentemente das circunstâncias, que o vinho de Cristo é excelente.

O primeiro vinho da vida, a alegria sem Cristo pode até ser bom, entretanto, em nada se compara quando se bebe o vinho de Jesus.

Se a sua vida virou alguma coisa aguada e sem graça,..ou , se as águas em você de tão velhas se tornaram em águas de morte, é hora de chamar Jesus e pedir por vinho novo.

Um brinde ao mestre, que quando convidado, faz a festa de nossa vida muito melhor.

Tim Tim para Jesus, o enófilo da vida.

3 comentários:

LEONARDO BRITO disse...

Diego, esse texto ficou muito bom mesmo ! Nunca vi, ouvi ou imaginei cousa semelhante a essa. Uma revelação muito bonita! valeu!

Elilian Kelly disse...

- Um dos melhores que já li até hj.. grande revelação.. como disse o léo: nunca vi, ouvi ou imaginei coisa semelhante a essa!!
Com certeza vou levar essa revelação sempre comigo e passar adiante tb! Gostei mto msmo!

Anônimo disse...

Esse texto eu tinha que comentar...
pois achei o melhor de todos!
Muito interessante mesmo!
estão cada vez melhores Diego!
beijosss

Ju