terça-feira, 30 de junho de 2009

NÃO POSSO SER MELHOR DO QUE DEUS

 

 

se_deus_quiser2

 

A DIFERENÇA ENTRE DEUS E O HOMEM.

Deus e o homem figuram como o a narrativa mais antiga, sendo ícones presentes em quase todas as sociedades e períodos históricos, contudo, houveram momentos em que DEUS se tornou tão irado e aterrador, fazendo do homem uma criatura mais bondosa e misericordiosa do que DEUS.

O Deus do gênesis que conversava com os homens, todos os finais de tarde, dava a idéia de um ser mais acessível, amigo e pai da recém feita humanidade.

O Deus de Abraão é um Deus que visita o patriarca, come e bebe com Ele, conversa sobre o destino de Sodoma e Gomorra, em um episódio que fez de Abraão um embaixador da humanidade, representante do terreno nos assuntos celestiais.

Moisés viveu um período muito duro, Deus para o legislador hebreu era um ser poderosíssimo, contudo, que conversava com Moisés fosse na fenda da rocha, fosse por redemoinho e outras muitas vezes e maneiras diversas. Além de ser o libertador do povo hebreu, Deus para Moisés era a lei e todas as ordenanças que foram dadas ao povo de Israel.

Elias viveu a época do Deus desafiador, que trazia juízo e fazia  seu poder ser visto de várias formas, também era o Deus da profecia que nunca falhava, Deus que fez seu  profeta subir aos céus em uma carruagem de fogo.

Davi conhecia um Deus amigo de infância, a quem o pastorzinho e depois rei de Israel, fazia os mais belos poemas e musicas, chamados salmos, um Deus  que o livrou da ursa e do leão, que o ajudou a vencer Golias o gigante filisteu, que o livrou das mãos invejosas do rei Saul e que esteve com Davi, o tempo todo,  sendo boa ou ruim a ocasião.

A verdade é que ninguém, exceto Jesus,  conheceu a Deus em tudo que Ele é. Houveram muitos homens que conheceram um pouco mais ou um pouco menos de Deus, fora isso o conhecimento de Deus é sempre fragmento, pedacinho de algo muito além daquilo.

Certa vez eu estive em uma das montanhas dos Andes bolivianos, era enorme e sólida, cheia de gelo e neve, pedras e pequenas ervas que cresciam, eu trouxe de lá uma pequena pedrinha, do ponto mais alto de onde estive.

A pedrinha que eu trouxe é insignificante comparada ao esplendor da rocha montanhosa, mesmo assim, essa pedrinha é uma montanha, se comparada ao que sei de Deus.

A questão do modo como eu falo e conheço a Deus é muito pessoal, e muitas vezes errada, tanta idéia errada e confusa acerca do divino. Minha percepção de Deus nunca pode ir além ou contrariar  aquilo que Deus mesmo disse sobre si.

Por mais espiritual que eu seja, não há mais espaço para revelações que tornem a palavra de Deus inferior ou contrária a revelação pessoal. Nada contra experiência pessoal com Deus, mas, seu contato com oque você chama de Deus, deve necessariamente estar baseado na Bíblia.

A Bíblia nunca falou de um Deus comerciante, que se vende por dízimos  e ofertas, muito pelo contrário, sempre alertou sobre o perigo daqueles que fazem da casa do Altíssimo casa de comércio.

A Bíblia nunca falou de um Deus que se mistura, sendo toda a tentativa de sincretismo um erro, um natimorto do ponto de vista espiritual, tudo que hoje é muito comum: oração do fulano, vigília do fogo não sei da onde, campanha da camisa preta, oração de copo de água, tanta coisa que não é vista na palavra de Deus.

Isso que foge das orientações dadas por Deus, é percepção humana que tenta ensinar novas coisas a Deus, como se alguém pudesse dar a Deus alguma boa idéia.

Muito mais destrutivo do que uma idéia criada de Deus, é a imposição dela como verdade. Ofereço pirataria celestial ao meu próximo, levando juntamente comigo ao fundo do poço.

Ultimamente o Deus mais pregado é o da prosperidade e o do juízo, uma espécie de empresário cósmico muito irritado; um Roberto Justus cósmico, que faz testes e grita, se  irrita e dá chiliques quando as metas propostas não são contempladas.

Conheço tanta gente mais humana e misericordiosa do que esse deus que eles pregam, conheço tantos exemplos mais louváveis, humanos, que deixariam esse deus com vergonha, fazendo com que os céus tivessem aulas particulares de bondade, misericórdia, perdão, amor, reconciliação e tantas outras virtudes.

Num tempo em que alguns homens conseguem ser melhores do que esse deus, é triste perceber que as pessoas preferem um deus desses. Trocam o incomparável,  escolhem fazer deus um certo alguém e chamar de culto as  alucinações do seu líder religioso.

Deus não piorou, nem mesmo melhorou.

A  perfeição precede acréscimos e se guarda de descrêssemos.

Deus é Deus.

Continua sendo o mesmo que criou o mundo, que falou com só homens, que enviou seu filho Jesus, que  nos amou desde o princípio, que nos quis perdoar, que sempre nos desejou perto dEle. Deus é o mesmo.

Esse homúnculo divino que os homens arquitetaram não é Deus, não é o diabo, nem mesmo é homem.

A idolatria está presente cada vez  mais nas igrejas, pois , se eu adoro algo diferente de DEUS, se crio um deus pra mim, isso é idolatria das mais antigas e baratas.

Não creia no deus dos outros, não creia  no que você gostaria que deus fosse, cria somente em DEUS.

Toda vez que qualquer humano conseguir superar DEUS, esse já não mais DEUS, é coisa de cabeça de alguém.

Eu não posso ser melhor do que DEUS, não do verdadeiro DEUS, o da  Bíblia.

Se é pra cremos em DEUS, que seja de modo sincero e puro, sem a mistura de traumas e necessidades, sem a adição dos meus medos e leituras de mundo, que seja DEUS somente DEUS.

Não vale a pena criar um deus, além de não poder fazer nada por mim, ele acaba é me sugando e roubando.

Que Deus o grande rei do universo, Deus de toda terra e céu, o soberano entre as nações o grande salvador, o salvador, a estrela da manhã, o príncipe da paz,  o pai das luzes, o cordeiro de DEUS, o senhor dos exércitos,… O EU SOU.

DEUS É DEUS.

2 comentários:

LEONARDO BRITO disse...

Muito profundo.Para mim a melhor parte foi o exemplo da pedrinha comparada a montanha. Realmente, o que sabemos de Deus é tão minúsculo, perto de tudo o que ainda está por se revelar...

Anônimo disse...

Procurando sempre o renascimento de um novo homem interior buscamos evoluir,sermos melhores com o tempo. Mas querer ser maior, ou saber mais que DEUS é inconcebível, somente mentes doentias pensariam assim