quarta-feira, 8 de julho de 2009

O ENIGMA DA FIGUEIRA

 

fig-tree PROJECT

A FALSIDADE DAS FOLHAS E A VERDADE DA  SEQUIDÃO.

MARCOS 11:11-14; 19-20

11
E Jesus entrou em Jerusalém, no templo, e, tendo visto tudo em redor, como fosse já tarde, saiu para Betânia com os doze.

12
¶ E, no dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome.

13
E, vendo de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se nela acharia alguma coisa; e, chegando a ela, não achou senão folhas, porque não era tempo de figos.

14
E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E os seus discípulos ouviram isto.

…………………………………….

19
E, sendo já tarde, saiu para fora da cidade.

20
E eles, passando pela manhã, viram que a figueira se tinha secado desde as raízes.

 

O texto acima relata a ocasião de Jesus que tendo fome,  procurou figos em uma figueira e não tendo achado frutos, ordena que a árvore seque, e assim ocorreu.

Qual  o motivo da reação, aparentemente anormal, de Cristo  neste cena dos evangelhos ?

A figueira é uma planta de certas peculiaridades, entre elas, a de ter época própria de frutificação e de apresentar os frutos antes das folhas, de modo que se há folhas em  uma figueira, certamente, há também fruto.

A figueira sai da fase de estiagem, seca, pelada e sem frutos, contudo, ao voltar seu metabolismo para a nova fase, usa a força que guardou e aplica em frutos, depois, com a mudança das estações e com o viço, aparecem as primeiras folhas.

A figueira é um exemplo de vida muito assemelhado ao de humanos, vive em fases que se alternam e se complementam, fazendo da época de sua vida, uma representação dos ciclos e da realidade de cada momento pelo qual se passa.

No caso da figueira que foi amaldiçoada, secando totalmente, simplesmente pelo fato de que não tinha frutos, mas , a despeito disso tinha muita folhagem, conforme narram os outros evangelhos, indicando uma situação anormal  da planta, que fora de época tinha folhas, mas, não tinha frutos.

Uma figueira que em época de estiagem, de seca e consequentemente de falta de folhas, ainda mais em regiões desérticas, como a dos arredores de Jerusalém, apresentava folhagem abundante. A figueira deve ter chamado muito atenção, destacando-se das outras de sua espécie, que estavam peladas, aguardando o tempo dos frutos e economizando as forças, para utilizar futuramente com a frutificação.

O normal seria a figueira estar desfolhada, mas, diferentemente do resto do cenário seco, havia na figueira viço.

Figueira de aparência, figueira de falsidade, figueira de egoísmo, figueira de orgulho, figueira de mentira, figueira de anormalidade, figueira desvirtuada e  portanto, figueira que não era mais figueira, que era perigo pra si mesma e para sua espécie.

O fruto é exemplo de piedade, de altruísmo, de perpetuação da vida, de sacrifício, de amor, de naturalidade , demonstrando que aquele ser vivo, cumpriu seu objetivo individual e coletivo, aplicando-se na tarefa mútua de passar adiante gratuitamente, aquilo que um dia, de modo gratuito foi dado.

A folhagem representa a religiosidade, a  aparência, abundância egoísta, esforço particular e para si mesmo, o normal é que se comam os frutos e não as folhas, aliás folhas de figueira são venenosas, em muitos casos, folhagem é belo de se ver, mas ruim de se comer, representando a aparência, falsidade e vida sem futuro ou sentido.

Que bom que essa figueira morreu, deixando um exemplo muito sério e bonito.

Melhor a verdade da sua secura do que a falsidade do seu viço, melhor que se de frutos na época certa do que viver da mentira das folhas, melhor a verdade da sua pobreza do que a mentira da sua riqueza.

Melhor que os frutos venham de modo natural e na época certa, melhor é viver uma vida só e uma verdade só.

Atualmente muitas pessoas tem dito serem de DEUS, muitos tem usado a bandeira do reino de DEUS, entretanto desse contingente enorme, restam muito poucos que realmente o são. Muita figueira cheia de folhas e nada de frutos, gente que nos espaços religiosos é o melhor: pai, amigo, cristão, marido, chefe, cidadão etc..

Na vida secular é outra pessoa, um ser humano chato, nervoso, mandão, ruim, impiedoso e um péssimo exemplo a ser seguido.

FOLHA, FOLHA E FOLHA.

Muitos líderes religiosos que vivem de folhagem, possuindo muito viço e muita beleza, belos templos, grandes estruturas, títulos, honras e todo tipo de folhagem, mas que nunca deu fruto.

Figueira serve pra dar figo, de resto pra mais nada, fazendo a frutificação de maneira natural, não necessitando de anúncios ou coisas do tipo, simplesmente dá seu fruto e pronto.

Não viva vida de folhagem, não viva a se cobrir de mentiras e principalmente não viva de modo anormal.

Deus entende seus momentos e prefere que você seja verdadeiro com você mesmo, se é tempo de seca pra você, então, que seja seca, se é tempo de fruto que venham os frutos, se é tempo de folhas, tudo bem, que venham as folhas. O erro é congelar momentos, dar pause na vida, e fazer teatro da existência.

Não se esforce pra ser além do que é, não emule qualidades, não gaste suas energias em aparência.

Quem se aplica em folhas acaba frustrado sem frutos, sem vida, sem garantias consigo mesmo e com os que o cercam.

Figueira sem folhas haviam muitas, mas a maldição caiu naquela que mentia sobre si mesma.

O mistério da figueira é o mistério da vida, da naturalidade e da verdade.

SAIA DA SOMBRA E FRUTIFIQUE.

7 comentários:

Dani disse...

Cunhado,a cada dia, digo, a cada texto me surpreendo mais c/ vc...rsrsrs
Muito importante essa analogia, serve p/ todos, pq querendo ou não, tem momentos na vida que nós estamos destruídos por dentro e fingimos estar "tudo bem"! Belíssimo!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Tremendo Deus abençoe sua vida!!!!

Santiago disse...

MUITO útil sua reflexão! Deus abençoe sua vida!

Anônimo disse...

Excelente analogia, é lamentável ser uma realidade atual. Deus te abençoe e o Espirito continue te inspirando em seus estudos.

Unknown disse...

DEUS ABENÇOE EM NOME DE JESUS CRISTO...

Unknown disse...

Muito bem estruturado. Todos os Cristãos deveriam refletir sobre este texto e ser sincero consigo mesmo se tem ou não produzido frutos.