terça-feira, 28 de julho de 2009

A PÁSCOA DO CHICOTE

O PEIA DE CRISTO NO TEMPLO.

12 Depois disto desceu a Cafarnaum, ele, e sua mãe, e seus irmãos, e seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias.13 E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.14 E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados.15 E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas;16 E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda.17E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorará.18 Responderam, pois, os judeus, e disseram-lhe: Que sinal nos mostras para fazeres isto?19 Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei.20 Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias?21 Mas ele falava do templo do seu corpo.22 Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha dito.23 E, estando ele em Jerusalém pela páscoa, durante a festa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome.

 

O templo de Jerusalém, símbolo de santidade, autoridade e remissão,..

O verdadeiro avô do Vaticano, um local que Davi ajuntou os materiais para a posterior construção, por seu filho Salomão.Um templo feito para ser sublime, majestoso, que desde sua conclusão era grande e maior ainda ficou, quando foi ampliado nos dias de Herodes.

Um ícone da arquitetura antiga.

Esse palácio sacerdotal, com os anos, acabou virando um camelô em nome de Deus- muito parecido com livraria religiosa, cheia de penduricalhos e coisas inutilmente “santificadas”-  uma espécie de mercado municipal do sacrifício, a CEASA da expiação.

Jesus chega nesse cenário nos dias próximos da páscoa,( tempo de libertação de toda prisão pagã, tempo de deixar o Egito e adorar no deserto), fica irado e faz para si um chicote de fios, conhecido como azorrague; dai em diante ele roda a baiana com os profissionais da fé .

Eu queria ter visto esta cena, um Cristo bravo e com chicote batendo em animais e derrubando mesas, espalhando moedas e libertando pombos,…Jesus era bom em fazer barraco, desde que, o barraco fosse em nome da verdade, não se limitava com as padronizações da mediocridade. Medíocre quem vê o comércio na casa de DEUS e nada faz.

Eu imagino Jesus nos dias de hoje,….ia faltar chicote no mundo, até que Ele com sua confusão santificadora limpasse os templos.

Mesmo agindo corretamente Jesus foi questionado pelos Fariseus e Saduceus,( mafiosos da religião judaica daquela época), sobre com que sinais ele atestaria tal autoridade para que pudesse ter feito tais coisas.

O povo de DEUS vive preso ao espírito religioso do prédio do templo, adora não ao DEUS  do templo, mas, ao TEMPLO DE deus, como um ídolo gigante de pedras.

A confusão que se faz entre devoção e idolatria é tão grande que fica difícil separar uma da outra, então aí vai algumas formas de identifica-las :

A devoção é imaterial, se liga ao meu DEUS é feita de significado e se questiona, se renova, se amplifica com o meu conhecimento sobre o divino,..

A idolatria é estática, inquestionável, imutável e engessada de todos os lados, logo inerte e mineral do ponto de vista de seu crescimento de consciência.

A devoção as coisas de DEUS quebra a própria casa de DEUS, se essa estiver atrapalhando ou limitando o verdadeiro culto,(que acontece nos corações e não em construções), a devoção é um constante processo de se identificar em DEUS e de se ver necessitado de DEUS.

A idolatria prefere a vida mansa, não liga para a verdade ou para as consequências. É exterior e se firma em símbolos, signos, objetos e coisas palpáveis, nunca, se questionando sobre a essência das coisas, mas, sempre se cuidando para não ser substituída.

A devoção se alegra na verdade que liberta, acha lindo ver as mesas, bois, ovelhas, pombos e moedas saindo por todos os lados, não se escandaliza com a limpeza da perversidade transvestida de santidade.

A idolatria prefere a coisa mais diplomática, quietinha, sem alardes,…típica de organizações grandes e cheias de mistérios. Fica sempre no politicamente correto,(como se isso existisse), vende e entrega a própria mãe se for necessário.

Jesus fez oque um coração devoto faria.

Os judeus fizeram oque um coração idólatra faria.

Percebam que eles pedem um sinal, mas, pra que um sinal se a coisa era aberrantemente errada ?

O devoto identifica a verdade e com ela se satisfaz, (os discípulos entenderam os atos de Jesus), mas o religioso, o idólatra fica com raiva e não aceita que seu ídolo seja desmerecido, logo, pede um sinal para poder acreditar no óbvio.

A pascoa era para ser lembrada como momento de libertação do povo judeu, momento de adorar ao DEUS verdadeiro, momento de esquecer os ídolos e religiosidades, momento de simplicidade, de deserto, de confiança plena em DEUS.

Entretanto o templo acabou tornando-se algo muito pior do que os ídolos e templos egípcios, pois, acabou maquiando a idolatria com cores de santidade e com isso, logrou êxito em tornar o templo DE DEUS,  no  deus DO TEMPLO.

Que as nossas vidas sejam cheias de chicotadas de purificação,…

A idolatria é uma espiã muito habilidosa e pode disfarçar-se e então infiltrar-se em qualquer lugar. Jesus pode ser um ídolo dependendo da consciência com que me refiro à Ele; minha igreja pode ser ídolo, meu ministério pode ser ídolo, meu líder religioso, meu cargo, minha adoração,…..

Cuidado, a religião sabe seduzir muito bem um coração incauto.

Que DEUS expulse o templo de nossos corações todos os comerciantes e com eles mande embora toda parafernália de seus comércios.

Um comentário:

LEONARDO BRITO disse...

Diegão, fiquei sem palavras agora! Isso é de uma seriedade tremenda, algo pouquíssimo compreendido e de rara divulgação. Essa necessidade que temos de sermos limpos dos cambistas de nossas almas, do comércio barato que negocia as bençãos... Muito bom texto e de extremo bom gosto.!!!!