sexta-feira, 24 de julho de 2009

DE TUDO QUE EU QUERIA SER

 

 

O PESO DO QUE VOCÊ VAI SER QUANDO CRESCER.

O ser humano é cheio de peculiaridades que trabalham, suspostamente em a sua defesa, atuando de modo indutivo, cultural, psicológico e de tantas outras formas.

Uma das características mais interessantes é da constante insatisfação com aquilo que se é.

Quando ainda muito pequenos em nossa infância quantas vezes não ouvimos:

- Oque você vai ser quando crescer ?`

Pergunta que desde o dia que é feita pela primeira vez, nunca mais se descola de nossa mente. Um adesivo existencial que primeiramente nos deixa confusos, afinal, se vou ser alguma coisa, logo, ainda não sou,..

Agente fica ai nesse terreno cinzento, sou não sou, é  não é, e toda uma cobrança baseada no vou ser se inicia doentiamente.

O menino vai ser líder, pai de família, advogado, médico, engenheiro e tantas outras possibilidades de macho, ganha carrinho, bola de futebol, bonecos de soldados e aprende que tem de usar azul, que é a cor dos machos.

A menina vai ser submissa, mãe e dona de casa, professora, enfermeira, arquiteta,decoradora e algumas outras alternativas, mais limitadas que a do menino, começa a brincar de boneca, comidinha, casinha, pula corda e aprende que o rosa é a cor das fêmeas.

Crescendo eles comem do mesmo lixo que seus pais comeram, o lixo do não sou nada e algum dia quero ser alguma coisa, que seja pelo amor de DEUS uma coisa importante, rica e cheia de penduricalhos.

Cada vez menos se é, cada vez menos se pode ser.

A criança quer ser adolescente que quer ser jovem quer quer ser adulto, que não quer ser velho, que quer ser criança,…Acaba que quase ninguém está satisfeito.

Me recordo de um garotinho que queria ser lixeiro, por que achava muito bonito o trabalho de quem deixa a cidade mais limpa. Evidente que os pais dele o beliscavam sempre que o menino contava seu sonho.

De beliscões em beliscões o sonho morreu.

O ser não faz escolhas sobre ser, ele é.

- Eu sou !

Eu já quis ser tanta coisa, nossa, como acho engraçado as coisas que quis ser, como: Astronauta, Juiz de Direito, Fazendeiro, Diplomata, Escritor e hoje sou Advogado e muito feliz.

Dentre outras coisas sou: Filho, irmão. namorado, padrinho, bonsaista,professor de Inglês, lutador, blogueiro, cozinheiro e nas horas vagas faxineiro do meu apartamento.

Nós já somos, estamos feitos, prontos, completos e acabados,…

Jó, personagem bíblico, em sua narrativa diz algo muito interessante:

- Nu vim ao mundo !

Verdade, nós viemos nus e sem dentes, sem cabelos, sem nada,…. Literalmente, oque vier é lucro.

A tarefa mais difícil da existência você venceu, no vestibular dos espermatozóides, por incrível que pareça, você foi o vencedor.

Então aproveite e seja.

Não há sabedoria em viver para algum dia ser.

Seja hoje!

Você é o melhor do mundo em ser você mesmo.

Um comentário:

LEONARDO BRITO disse...

Diegão, eu a mãe, o pai,o ney, a ray e a aline, lemos o seu texto em conjunto... O resultado disso: Todos ficamos pasmados!!!! o pai quase teve um org... hauhauhuha vc escreve MUUUUUUUIIITO bem cara! parabéns. obs: o pai falou que vc é um escritor nato!