quinta-feira, 25 de junho de 2009

QUANDO ME DECEPCIONO COM DEUS

 

 

A DOR DE QUEM SE SENTE ABANDONADO.

A vida  é feita de todo tipo de relacionamento. Seja com meus pais, irmãos, amigos, amores ,…Quem vive um relacionamento  pode vir a se decepcionar , como também decepcionar a outros.

A noção humana da decepção vem quase sempre do inesperado, seja no sentido de novidade ou de contrariedade, quando alguém ou algo inova ou me contraria, quando faz algo diferente ou contrário ao que eu  inicialmente desejava, muito provavelmente isso gera decepção. A decepção é cria minha, segundo os eventos que me  ocorrem.

Nem sempre uma decepção é  profunda ou existencial, afinal, a profundidade da decepção se relaciona a uma série de variáveis, podendo variar segundo: quem praticou, quando, há quanto tempo, qual relacionamento , para que , etc...

A dor que um pai ou mãe podem gerar é superior a que um professor ou colega geram, a dor de um sonho destruído, muito importante e antigo, é infinitamente maior que a de um simples desejo não realizado, a dor do fracasso pessoal é muito maior do que a do fracasso do meu time.

Eu vivo de dor em dor, cada uma do seu modo, sendo únicas e  multifacetadas .

E quando minha decepção é com Deus ?

Quando  o aperto no coração é com aquilo que não vejo ou toco, mas que em mim tem um valor imenso, quando a minha angústia é fruto dos céus, quando minhas lágrimas tem gosto de Deus. Que fazer ?

Poxa, por que Deus ?  Logo Ele, que nunca pisou na bola comigo, sempre tão amável e cheio de paz, não acredito que Deus tenha feito isso comigo, que me deixou na mão, que me abandonou, me negou um pedido tão simples, que deixou meu filho morrer, que não curou minha mãe, que não me deu o emprego que queria, que me fez fracassar,..

Onde está você Deus ? Desce que a coisa tá feia, sai do céu e me ajuda aqui na terra onde eu vivo.

Um grito silencioso quer irromper dentro de cada um de nós, uma vontade de correr e sumir, um surto que me deixa sem chão e com mágoa tão grande que nem olho pra cima.

Como reagir ? Como não magoar a Deus com minha mágoa ? 

Ele é Deus!

Eu sou oque perto Dele  ?

Primeiramente há os que de tão religiosos, calam a boca da alma, negando que Deus possa ter algum dia decepcionado qualquer pessoa, engolem o caroço da mágoa, continuam trilhando aquele caminho diabólico de tentar enganar ao divino. Essas pessoas muito comumente acabam com a própria vida, quando não com a de muitos outros, por terem engessado a dor com Deus.

Que deus é esse que elas seguem ?

Um deus que não aceita a minha dor, minha dúvida, minha decepção e que vive sempre soberanamente me ignorando, se fazendo de surdo para tudo que não for louvor ou adoração, um deus que tem chiliques e alergias.

Ainda mais Deus, que me compreende e me aceita, que por ser infinitamente maior do que eu, não se irrita com minhas ignorâncias e infantilidades, sabendo que eu , diferentemente dele, não possuo a capacidade  de saber tudo, entender tudo , ver tudo e ser tudo. Assim como qualquer adulto normal, releva e perdoa os atos de uma criança, justamente por ter a noção do abismo de maturidade e conhecimento, que separa um adulto de uma criança.

Se os homens imperfeitos  conseguem agir com tal misericórdia, quem dirá Deus ?

O próprio Jesus, o filho de Deus, nos seus últimos momentos na cruz disse:

- Deus meu, Deus meu, por que me desamparastes ?

Saiba que Deus não se decepciona com você, não se frustra com você , não perde as expectativas em relação a você.

Deus é Deus.

O momento do seu nascimento e da sua morte para Ele são um só,  sabedor de tudo, conhecedor de todos meus caminhos e totalmente ciente de cada pensamento que eu tiver.

Expectativa é pra quem expecta, pra quem não sabe e espera, pra quem aposta em algo e deseja um certo resultado. Para Deus não há loteria,  evento indeterminado, zona cinzenta, futuro encoberto e toda parafernália que o pudesse limitar.

Deus te aceita como você é.

Não seja falso com Deus, diga a dor que você sente e seja verdadeiro, grite aos céus oque te incomoda e converse até resolver seus conflitos com o Altíssimo, faça como  no filme Forest Gump na cena em que o tenente se lança ao mar no meio da tempestade, grita e briga com Deus num duelo incrível e puro. O resultado é um tenente de bem com Deus novamente, em paz e cheio de vida.

Com Deus até na briga eu saio mais vivo, mesmo na pancadaria saio resolvido e cheio de esperanças, decidido a prosseguir e amando ainda mais a Deus. A verdade liberta, se a verdade é a dor que seja a liberdade da dor, se a verdade é a mágoa que seja a liberdade da mágoa.

Não viva tentando esconder suas feridas, pereba não tratada é risco de infecção e de morte. Não tenha medo de Deus, não seja bobo de pensar que você poderia fazer-ló deixar de te amar.

Se é abraçar, abrace, se é pra beijar, beije, se é pra gritar, mas faça tudo isso com verdade e sabendo que  Ele te ama e que sabe de todas as coisas.

Pois Ele abraça os que gritam , pacifica os que choram e acolhe os abandonados, nunca se escandalizou, nunca deixou de amar , nunca se esqueceu. Seja qual for o momento, viva-o na verdade e liberdade em Deus.

4 comentários:

léo disse...

sdfsdfsd

leonardo brito disse...

Cara vc deve ser um filho perdido do C.S.Lewis, vai escrever assim lá na china! hauhauhauha muuuuiiito bom mesmo.

Paula Fernanda Martins disse...

ótimo.

Anônimo disse...

o texto é lindo, o assunto é uma balela. decepcionamo-nos com Deus quando a clareza de sua inexistência se torna real em nossa mente. em nosso coração.