segunda-feira, 29 de junho de 2009

FIZ E NÃO QUERIA TER FEITO

 

 

Fazer e desejar não ter feito, olhar para o consumado com olhos de tristeza. O conflito humano que faz  a síntese de mim mesmo.

O post de hoje é sobre tudo que nós fizemos e depois nos arrependemos de ter feito, sobre cada oportunidade perdida, sobre cada atitude errada ou escolha mal feita. Vezes em que eu quis me esconder sob as cobertas do esquecimento, tentando inutilmente, fazer algo consumado desaparecer.

Hoje pela manhã conversava com um velho amigo meu, que me narrou um sonho muito interessante e cômico, esse meu amigo é judeu,não que seja de todo judeu, seguidor do judaísmo e tudo mais, contudo ainda carrega alguns traços culturais muito agudos em si.

Narrava me um sonho, este judeu, em que ele era uma criança em um cenário de guerra e enfretamento, neste cenário os soldados israelenses usavam armas de fogo, todas muito avançadas, e os inimigos inimigos dos israelenses eram algumas crianças.

Crianças que usavam de armas de jato de água, (aquelas pistolas e bazucas que as crianças enchem com água e usam em suas guerrinhas),entretanto, estas crianças inimigas de Israel enchiam suas armas com petróleo, ou algo parecido com óleo diesel,  então atiravam este líquido viscoso e inflamável em agrupamentos de soldados israelenses e no chão, ou em qualquer que fosse o local, sempre visando ataque.

Quando eles esguichavam suas armas, o líquido pegava fogo ao entrar em contato com as chamas , sempre abundantes em cenários bélicos, danificando construções e ferindo os exércitos dos judeus.

Era uma cena pitoresca e violenta, crianças usando brinquedos como armas, revelando a face humana de poder transformar qualquer coisa em potencial de destruição.

A surpresa de meu amigo judeu foi a de perceber, ao longo do sonho, que ele era uma das crianças inimigas dos israelenses e que atacava muito bem e até comandava outras crianças, em estratégias contra os inimigos.

Meu amigo acordou angustiado e arrependido, por ter traído a si mesmo e sua natureza. Ele se viu brigando contra si mesmo, matando sua própria substância. Mesmo que em sonhos, arrependeu-se de ter feito algo antagônico a ele mesmo.

Eu também quantas vezes fiz coisas terríveis e das quais me arrependo, situações as mais diversas e que mesmo hoje me causam certa dor ou tristeza.

Vezes em que me calei quando deveria ter falado, ou quando falei e devia ter me calado. Quando não agi e devia ter agido e vice versa,  ocasiões em que ate mesmo fiz oque era certo, mas do modo errado.

Como qualquer outro ser humano, que ao longo dos anos já não tenha um álbum  repleto de enganos, imagens tão nítidas de tropeços pessoais.

Não há alma impune de culpa, ou isenta de arrependimento.

Certas coisas nos causam profunda crise, roubam nos a paz  ao fermetarem o desequilíbrio em nosso interior, principalmente quando desejo fazer algo, sabedor do mal que me causa, faço assim mesmo e o resultado é luta interior.

Quando escolho me vender ao mercadores do meu falso eu, quando negocio com a mentira que chamo de mim mesmo, quando aceito pactuar com os desejos que me  induzem ao coma; pago caro com as consequências do meu erro, irremediavelmente fico navegando pelas águas tempestuosas do coração, soprado pro ventos de culpa, mutilado pelas ondas de lembranças e correndo sério perigo de naufragar.

A mecânica psíquica de digerir o indigesto, de sepultar oque não quero pra mim. O mecanismo natural de confrontar tudo que faço, tudo que sou e tudo que não sou.

Fazer oque me mata é anti-natural, atenta contra as leis mais básicas de minha existência, se contrapõe a todo o conjunto de conhecimentos de vida que foram configurados em mim. Tudo que te faz morrer é mentira , tudo que te mata aos pouco é mentira, tudo que te separa da vida e da sua sobrevivência é mentira.

Tudo que a  natureza de cada ser vivo faz, é tentar  ao máximo seguir aquilo que a natureza projetou nesse ser, como forma de vida e de sucesso como espécie.

Como um tipo de código de vida, de sobrevivência, de perpetuação, colocando dentro do mosquito, do cavalo, de uma planta, um vírus e  de nó seres humanos a vontade e os princípios de vida.

A diferença de nosso manual de instruções, para os dos outros seres vivos é que temos um fator, que ao mesmo que aprofunda as minhas noções de existência, me faz viver não só de modo físico, mas psíquico e espiritual.

Assim também tudo que objetiva me destruir do ponto de vista psicológico e espiritual, é tão anti-natural quanto qualquer outra coisa que me assassine fisicamente.

Mas eu adoro beber veneno.

O perigo é justamente o prazer pelo que me mata, a sede de toxina e a fome de guilhotina.

Agente bebe com uma  vontade tão grande, com uma sede tão veemente que quase se engasga com o cálice de destruição.

Acostumados a  mutilação nossa de cada dia, pervertendo todos os preceitos de vida e preservação que haviam em mim, logo, alimentando a mentira, acariciando a falsidade, fazendo choques de matéria e anti-matéria de mim mesmo, até que sobre apenas minha radiação existencial. Nirvana do suicídio.

O arrependimento é bom por isso, me acorda pra vida, me dá um tapa no rosto que me faz despertar, me livra de prosseguir caminhando para o abismo, me faz ver que estou em situação de risco.

Arrependimento é a síntese boa do ser humano, é a vontade de não mais viver na lama, é se perceber sujo e correr para o banho, é sentir a ferida aberta e providenciar a cura, é arrebentar as  amarras do comodismo.

Remorso é o contrário de arrependimento, pois me leva para um estado de auto punição constante, de falta de esperança, de eterna lama, de comer e vomitar e comer e vomitar infinitamente o veneno do erro. Remorso é dor para morte e arrependimento é dor para a vida.

Remorso é a serpente que pica a própria cauda, é dar rasteira em si mesmo, é fazer o próprio ritual fúnebre, viver de lágrimas e choro que só  levam a mais lágrimas e choro. A vida da morte constante.

Se você se arrepende do mal que faz, que maravilha,  isso é sinal de esperança para você, agradeça a Deus por cada vez que você foi inundado pelo arrependimento, siga em frente e não desanime, não se canse de se arrepender, não fique chateado com o tombo, mas olhe para onde e como caiu e prossiga mais cautelosamente.

Se você está em remorso, peça ajuda a todos que puder, principalmente a Deus,  se arrependa do remorso e faça do episódio triste e fúnebre uma celebração, uma festa de vida e auto- superação, uma lembrança boa de quem nem mesmo você, pode destruir o bem que há você.

Viva para a vida, privilegiando a vida em todos os seus aspectos e manifestações, chore com vida, ria com vida, erre com vida, acerte com vida, comunique vida, coma e beba vida, divida vida,  até pelo fato de que, tudo que não é vida é a morte da verdade da vida, logo, mentira mortal.

O caminho a verdade e a vida, não há separação entre estas afirmações, o caminho é a verdade, a verdade é a vida, a vida é o caminho, a vida é a verdade, a verdade é o caminho. Tudo isso em uma pessoa só, JESUS CRISTO o filho de Deus.

Ele que veio pra nos salvar da morte, (seja ela qual for), para que tivéssemos vida e a tivéssemos em abundancia.

Não há como viver de modo real, longe da verdade ou fora do caminho da vida, se somos capazes de prosseguir na caminhada humana, fazendo a vida valer a pena, tendo sentido na vida. Necessariamente teremos de encontrar a Deus, seguir com Deus no caminho da verdade e da vida, andando com e em Jesus.

Não se iluda com a propaganda mentirosa, de que viver é fazer de tudo que se quer, sem  critérios, sem objetivos, sem significado nenhum naquilo que faço. Essa  vida de furacão humano, que vai sem rumo, devora tudo, destrói tudo e prova tudo até que a energia, a força que parecia ser infinita, acaba, restando uma brisa triste.

Viver é muito mais que uma rave que dura entre o nascimento e a morte, viver é ter a liberdade de festar e não festar, de fazer e não fazer, de se superar, de melhorar, de provar a novidade de cada dia. Se vivo para tudo que quero, sou escravo do que quero, estou preso.

Aprenda a viver com Cristo que é caminho, verdade e vida.

O resto não é vida, é big Brothers, o resto não é caminho é passeio, o resto não é verdade é promessa de palanque.

Para quem quiser ler mais.

3 comentários:

Elilian Kelly disse...

Mto bom esse texto primo, mto bem explicado a diferença entre arrependimento e remorso. De fato o arrependimento nos induz a mudar, qnto q o remorso nos tornam msmo masoquistas.. prazer em sentir a dor da culpa, como se ela fosse prova do verdadeiro arrependimento!!
Glória A Jesus pois o preço da dor e do pecado Ele pagou com seu sangue e vida! Não precisamos mais sofrer e martirizar apenas nos regozijarmos nEle msmo e no seu amor!!

Unknown disse...

Umbigooo.. vc é mto profundo.. meu dios do cér... o q dizer!? vou é pensar nisso tudo... Manéla

Dani disse...

É isso mesmo cunhado, esse texto cheio de figuras de linguagem (rsrs) demonstra o q realmente as pessoas sentem qdo percebem q erraram. A PERFEIÇÃO não faz parte desse mundo e por isso estamos sujeitos a errar em diversas áreas, e maneiras;mas cabe a cada um saber se quer viver morrendo ou nascendo em Cristo!!!