terça-feira, 23 de junho de 2009

O ABSURDO DE JESUS CRISTO

 

 

 

TUDO NÃO CABE  EM UMA IMAGEM, MAS CABE EM UMA PALAVRA: TUDO.

DEUS NÃO CABE NO TUDO, TUDO CABE EM DEUS.

Não é papo de bêbado, nem conversa de gente drogada, muito menos papo de filosófico de desocupados.

Deus pra lá e Deus pra cá, entretanto, o que de fato tanta gente chama de Deus não faz sentido, a palavra para designar o Altíssimo virou bala 7 belo, esta na boca de todo mundo. Deus me ajude a colocar um silicone, Deus ou um cirurgião ? se Deus quiser depois de ser livre eu ainda roubo um banco; Deus me ajude a vingar essa tragédia;  A voz do povo é a voz de Deus, Imagina o povo cantando Kalypso e Deus junto..

O que mais me chama atenção de todas as doideras, é a da teologia; estudo de Deus theos logos,  a coisa ficou tão sem controle e ridícula que Deus agora virou sapo, pronto a ser aberto e estudado,  virou amostra, virou experimento humano, virou objeto. Se reconheço que há uma ciência que estuda Deus, então coloco como objeto daquela ciência Deus.

Mais ou menos como quando o chapolim toma suas pílulas de nanicolina, encolhe e fica pequenino e dai pode se esconder em caixas e coisa semelhante, vivendo um dia de rato.

Deus deve ter tomado uma overdose brutal de nanicolina pra ter virado objeto de estudo da teologia.

Mas o absurdo maior não vem dos homens, vem sim do próprio Deus. Como assim ? Deus e absurdo, numa  frase só ?

Sim, o absurdo de Deus.

Deus não existe !

Se eu afirmo que algo existe, parto do princípio que essa coisa habita e se vincula ao espaço-tempo, ou seja, as leis da existência.

O ser que existe se limita a tempo, velocidade, massa, substancia, espaço e tudo mais.

Além disso tudo o ser existente , obrigatoriamente, veio de algo anterior ou foi chamado à existência do nada.

Em um exemplo bem bobo, ou o coelho veio da coelha, ou , veio da cartola mágica .

Deus não existe, e, ainda bem que não existe, se existisse seria qualquer coisa menos Deus. Seria um Inri Cristo.

A existência está em Deus, ela foi criada por Ele, foi gerada nEle.

isso tudo que disse até o presente momento não é algo novo, desde antes dos sacerdotes hebreus já se tinha esse conceito.

O conflito veio quando um jovem de judeu, nascido de mulher, carpinteiro e sem nada de pompa, de uma região discriminada e ainda por cima órfão aos 13 anos de seu “pai”.

A pegadinha cósmica que veio ao mundo com nome de Jesus Cristo.

Isso tudo na época equivaleria  hoje, exemplificando muito ralamente, a um jovem do Nordeste brasileiro, pobre, filho de mãe solteira e andarilho.

Daí chega esse jovem e diz :

-Eu sou o filho de Deus!( oque na cultura judaica equivale a dizer que se é Deus)

Os líderes religiosos e muita gente acharam isso ridículo , e de verdade, se eu e você usarmos o bom senso, formos racionais e lógicos, haveremos de concordar que certos estavam os líderes religiosos.

Além de se dizer filho de Deus, repito : oque na cultura judaica equivale a dizer que se é Deus. Esse mesmo jovem afirma:

-Eu sou: o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao pai senão por mim! (João 14)

Não é por acaso que Jesus diversas vezes, antes de ser crucificado, sofre atentados e ações terroristas contra sua vida.

Batendo na cara de todo o sistema religioso da época e fazendo de si,  de uma pessoa de carne e osso a verdade e o único caminho ao Deus pai.

Esse jovem andava pela Judéia e Samaria, (gente que se odiava), falava e festejava com cobradores de impostos, tocava coisas chamadas impuras, como doentes,  mortos e mulheres em período menstrual.

Fazia milagres, libertava endemoniados, curava e tudo que fazia era com muito amor. Agindo com muito respeito, sempre colocando a necessidade dos outros antes das suas próprias.

Tinha um bando de doidos que o seguiam, a quem ele ensinava com paciência e tratava como irmãos.

Esse homem é Deus, tudo oque foi , é e será. Bem ali na frente deles, comendo pão, juntando espigas, bebendo água, dormindo, sentido frio e cansaço físico.

Absurdo ! Realmente absurdo, contudo, a fé nem sempre é amparada pela ciência humana ou pela religiosidade, por isso que o evangelho chama Jesus de loucura para os gregos, (racionalidade) e escândalo para os judeus,(religiosidade).

Eu creio nesse homem absurdo, na verdade minha vida não faria sentido sem o absurdo de  Deus vivendo em mim, ainda bem que Deus não existe, ainda bem que quando existiu em forma de homem foi crucificado. Não fosse assim Jesus estaria fora de mim e não dentro de mim, seria amizade limitada e exterior.

O absurdo mais gostoso de se crer, a loucura mais deliciosa  a que podemos nos entregar, viver pelo ridículo, obedecer ao que não se vê, amar aquilo que mora dentro de mim e  do meu próxim. Ser assim,  ridículo como Jesus e dizer com toda tranqüilidade:

- Deus habita em mim, se eu olho pra dentro, não há dúvidas de que o Altíssimo está aqui.

Se você tem dúvidas se Deus habita ou não dentro de você, faça o seguinte:

Fale silenciosamente com Deus e diga:

Deus eu lia que você pode habitar corações humanos, mas eu tenho dúvidas sobre meu próprio coração. Por favor Deus eu te peço, venha com seu filho em espírito e habite em mim. O absurdo de seu filho Jesus ser Deus não é mais um problema para mim, eu creio na loucura do seu amor.

Deus te peço que me faça dia a dia afirmar mais, solidificar mais as verdades insanas de Deus dentro de mim, fazendo da minha vida ,eterna amizade contigo, andando pela peregrinação da vida sempre ao teu lado.

Não precisa nem dizer amém, (risos), diga se quiser.

Essa oração que escrevi não tem poder nenhum nela mesma, não é simpatia, nem mantra ou coisa do tipo.

Diga estas palavras, ou molde as à sua necessidade, mas ao dize-la, faça-o com seriedade e significado, não crendo que vai receber, mas sabendo que já recebeu , antes mesmo de orar.

A oração é mera confissão de você para Deus do que Ele já sabia.

Viva o absurdo a cada dia, conheça cada vez mais o abismo de amor que é Deus, ande despreocupado, até porque de agora em diante você pode dizer com toda verdade:

Quem está comigo está com Deus, porque eu e Deus nunca nos separamos.

Abração.

4 comentários:

Poetas Esquecidos disse...

Ronaldo!

Anônimo disse...

Ainda bem que não sou cristã.

Paula Fernanda Martins disse...

"Não é papo de bêbado, nem conversa de gente drogada"(...)
Mas parece caro colega! Intrigante, no mínimo. Desperta reflexões para quem se interessa, claro.

aline disse...

Achei o texto muito filosófico, mas bom.
Eu acho que fica mais complicado entender com uma linguagem assim.
A coisa é simples de se explicar, nao adianta complicar
Deus existe e ponto. Pois nao adianta questionar o significado da palavra "existir". Uns dos significados da palavra "existir" é "ser".
Exodo 3: 14 E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
Eu entendo que é bonito um texto assim e achei o texto muito bom de verdade, só acho que as pessoas talvez nao entenda o que vc realmente quis dizer.

Parabens pelo texto.