sábado, 20 de junho de 2009

SENHOR JESUS LIXEIRO.

 

 

 

QUEM DEUS PODE E NÃO PODE SER.

 

Eu estava em uma certa ocasião observando uma aula para crianças em um culto cristão, eu deveria ter em torno de 13 anos de idade e estava por ali, fugindo da reunião principal, tentando me disfarçar objetivando poder permanecer ali, com as crianças.

A professora uma senhora casada mãe de dois filhos, ensinava sobre Jesus, dizendo que ele é filho de Deus, que veio para nos perdoar e para nos limpar do pecado, contou em uma narrativa bem simples e primitiva sobre a sujeira que era o pecado e como, Jesus Cristo poderia limpar o pecado de cada um de nós, retirar o lixo , a sujeira que existe nos corações humanos.

Entre as crianças a quem a professora ensinava, estava seu próprio filho, um garoto de 10 anos ou pouco mais, muito boa criança, obediente e sempre atento as coisas de Deus, um garoto gente boa e que conhecia Deus. Esse menino achou o máximo a coisa toda de Jesus nos limpar e retirar o lixo de nossos corações.

Esse menino então disse com um sorriso no rosto:

- Mãe, então o Sr. Jesus é como nosso lixeiro ?!

Dizendo isso com muita naturalidade, perguntando como quem já sabe a resposta.

A mãe/professora do garoto, mudou de semblante na hora e o repreendeu, duramente, dizendo:

- Não diga uma  coisa dessas ! que coisa é essa de Jesus lixeiro,que você disse? Agente tem de respeitar o Senhor Jesus.

O menino perdido e confuso e até mesmo um pouco amedrontado ousou dizer:

- Mas, mãe, se Jesus leva embora o lixo de nosso coração e o lixeiro faz o mesmo com o lixo de nossa casa, o Senhor Jesus não é como um lixeiro.

A mãe não deixou por menos, num ataque vociferante que misturava, suposta fé e chilique bradou com o garoto, ordenando-o para um castigo e para pedir perdão a Deus,  e ficar pensando no que havia dito.

O menino saiu já bem abatido e com início de choro, obedeceu e foi ao quarto, nunca mais se ouviu falar do Senhor Jesus lixeiro.

Curioso notar que ser lixeiro é coisa muito nobre e honrada, serviço duro, cansativo, difícil e que é feito por pessoas que sem mostrar o rosto, sem aparecer, fazem desaparecer de nossas casas e das nossas memórias, o lixo, o indesejado e o que não nos serve.

Lixeiro é profissão séria, feita por muita gente boa, gente de Deus, muito simples, muito pobre, mas muito trabalhadora e digna; lixeiro retira o lixo, mas nunca foi lixo e nem se misturou com o lixo, sempre tiveram nome, origem, coração, sonhos, relacionamentos, nunca foram coisa, nunca se tornaram o objeto de seu trabalho. O lixeiro e o lixo não se confundem.

Mas que diabo é isso de chamar Deus de lixeiro ?

Assinar a carteira de trabalho do Altíssimo como profissional do serviço de limpeza pública, impensável, ridículo, blasfêmia e por aí vai, na mente adoentada de tanta gente, inclusive da mãe do menino de nossa narrativa.

Deus nunca se importou com o RG dele na terra, nunca deu bola pras grifes humanas, pros status sociais, Jesus nunca  teve templo, nunca foi bispo ou apóstolo, não tinha equipe de segurança e assessoria de imprensa.

Era oque tivesse de ser aos que precisavam de seu socorro, aos doentes era cura, aos cativos de espíritos demoníacos era libertador, aos aflitos era consolo, aos rejeitados era acolhimento e tudo mais que se necessitasse ser , Ele era.

Cozinhou para os discípulos, lavou-lhes os pés, colheu espigas, pescou, foi carpinteiro, foi professor e foi de tudo, sem problemas com oque viessem a pensar, sem crises com opiniões alheias, sem o menor medo de se sentir menor ou menos importante.

Mas se fosse pra dizer a ultima profissão do meu mestre, eu diria como disse o menino:

-Senhor Jesus foi lixeiro !

Enquanto andou na terra, ensinou, curou, falou, libertou e tudo mais, entretanto foi na última hora, no sacrifício da cruz, que Ele muito amorosamente limpou todo o lixo que apodrecia nos corações humanos, foi nesse esforço de ultimo fôlego que ele de braços estendidos, lançou fora, no caminhão do esquecimento os sacos do  lixo do pecado, foi nessa hora cheia de suor, sangue, lágrimas e fedor. que nos limpou.

Todo nosso lixo foi colocado naquele caminhão do esquecimento, pra ser lançado no aterro sanitário da graça divina.

Daí Jesus, sabendo que havia terminado seu trabalho de limpeza, olha pra cima e declara:

- Está consumado.

Terminei essa limpeza, custou minha própria vida, mas esta limpo, esta aí ó, limpinho, novo e restaurado.

Ainda bem que Ele foi lixeiro, que nos livrou do peso acumulado de uma vida de entulhos, nos fez lembrar que podemos ser limpes e vivermos limpos. Se nos sujarmos, Ele continua a nos limpar.

Deus que sempre foi cercado de glória, por você e por mim, desceu ao lixo e nos salvou de vivermos como lixo e no lixo.

E  Senhor Jesus lixeiro,..

Se você já O conhecia, se já havia sido limpo, não seja egoísta, conte a outros sobre a sua limpeza, espalhe a narrativa do dia que você viu os sacos de lixo irem embora e o caminhão partir.

Não viva mais agoniado com o lixo, calma, o caminhão vive estacionado na porta da casa do seu coração, sempre que precisar apenas peça e o lixo é retirado. Não importa quão sujo, nojento ou asqueroso seja o lixo, Ele leva tudo embora com muito prazer, com muito amor e carinho.

Deus é: rei, senhor, medico, advogado, juiz, general,… e tanta coisa que agente julga importante. Também é marceneiro, viajante, simples, pescador, cozinheiro e lixeiro.

Ele não é só isso. Tudo que existe, existiu e existirá está nele, veio dEle  e não existiria sem Ele.

EU SOU!

Diz Deus a Moisés ao ser perguntado qual seria  seu nome.

Não diga a Deus oque Ele pode ou não pode ser na sua vida, viva pra Deus e consciente de que Ele é tudo que você venha a precisar e muito mais.

Não ponha de castigo e cale a voz sincera e infantil de seu interior. Não rotule de apócrifo ou blasfemo aquilo que soa estranho aos ouvidos. Muitas vezes a verdade se veste de absurdo e ridículo.

Cristo mesmo foi loucura aos gregos e escândalo para os judeus.

Viva cada dia grato e em paz, sabendo que se você existe, isso é dom e graça do Pai celestial.

Um comentário:

Mel. disse...

Muito legal a narrativa. Interessante observar a reação de certas pessoas perante a questão das classes sociais. Mais interessante ainda, é a pureza das crianças, que em momentos são tão sinceras e naturais, falando coisas que realmente compactuam, que nos deixam envergonhados ao perceber nossa hipocrisia.

No mais, bela reflexão!
Até o próximo post.