domingo, 21 de junho de 2009

SENDO O PRÓXIMO DO PRÓXIMO E MAIS PRÓXIMO

 

TANTA GENTE PERTO E MEU PRÓXIMO TÃO LONGE.

Melhor que ficasse no discurso, que me deixasse tranquilo e no meu canto.

Entendo um pouco sobre problemas ambientais, mas deixo o trabalho pras ONG´s e pros naturebas, acho importante que a fome seja erradicada e dou todo meu apoio, bem de longe,  da poltrona, mas dou. Sei que cada vez mais pessoas estão desabrigadas por eventos cataclísmicos naturais, que bonito ver esse povo da cruz vermelha ajudando essa gente miserável, onde está Deus ? Será que Deus não vê essas coisas acontecendo ?

O texto acima poderia ter saído de muitas bocas, inclusive da sua e da minha, argumentos como os que colocamos de modo exemplificativo acima, são comuns nas mentes de muita gente.

Gente que jura ser boa, misericordiosa e tudo mais; entretanto ao viverem uma situação em que precisem agir efetivamente e não só falar, tais seres corajosos de boca e covardes de coração, fogem e esperam que outros acudam o necessitado.

O cristianismo é muito bom nisso, dizer um monte de coisa sobre amor, amar o próximo e tudo o mais, parindo muitos seguidores que repetem a tabuada da bondade, mas dificilmente põe a prática o famigerado amar ao próximo.

Afinal todo mendigo é vagabundo, todo bêbado é filho do diabo, todo drogado não passa de um pilantra e pobre é pobre porque não sabe cuidar de dinheiro mesmo. Todo acidente foi burrada, toda tragédia foi pagamento pelo descuido,…

Tudo muito bem explicadinho e com tabelas cartesianas de ação e reação.

Parece que Deus elegeu os cristãos como investigadores dos eventos alheios, catalogando e explicando tudo, tentando ao máximo mostrar que Deus não foi o culpado, nem ninguém mais além das vítimas foram culpados.

Na hora da necessidade ninguém quer estudar causa e consequência. Quer ajuda e ajuda o mais rápido possível.

Seria como se um médico, vendo um paciente recém esfaqueado ,começasse a perguntar-lo sobre os motivos da briga e de detalhes do ocorrido, depois disso começaria explicar o porque da facada e como a faca entrou e quais os danos da facada  naquela parte do corpo, passaria por explanações fisiológicas e químico-físicas e por final faria, uma bela e triste análise social da violência no Brasil.

O paciente morto, reproduziria o discurso do médico no céu ou inferno.

Quem esta na lama não quer saber das biologias ou reações de substâncias daquele material, quer sim sair da lama.

Contar sobre teorias econômicas e processos históricos de pobreza no  Brasil para um miserável, retirante nordestino não o fará saciar a fome e sede, ou sequer se sentir melhor.

Como quem ao atender um pedinte no portão, nega-lhe comida e água, mas diz um Jesus te ama, pro miserável faminto e aleluia, louvado seja Deus, falei algo de Deus para aquele pecador, talvez se ele se converter e se tornar como eu me tornei, Deus o abençoe. Alguns mais ousados até emendariam um versículo no estilo de Deus me chamou para se cabeça e não cauda.

Cômico e real.

Miserável, mentiroso, nunca conheceu a Deus! e quem afirma isso não sou eu, é João em sua primeira epístola capítulo 3, quando faz ali um parâmetro do que é realmente ser filho de Deus.  LEIA MAIS.

O meu próximo vive em noticiários de lugares onde nunca irei, meu próximo é narrativa, foto, vídeo, testemunho e nunca é real, meu próximo nunca está por perto, nunca estou próximo ao meu próximo. Sempre atribuo minha misericórdia e piedade a fatos muito absurdos, chocantes e principalmente distantes de mim.

Esqueço das necessidades mais distraídas, como a do copo de água, da companhia, do respeito, da visita ao enfermo, de ouvir o aflito, de lembrar em oração dos outros, pedindo pelas lutas e dores  do meu semelhante.

O próximo fica próximo quando : visto, sacio, mato sua sede, visito, curo, assisto, dou suporte, transporte, empresto, dou, carrego, limpo, abraço,…

É na pequenez do copo de água, do abraço, do ceder meu assento no ônibus, do ajudar quem derruba coisas no chão, do ensinar o destino ao perdido, e por aí vai. O próximo vai ficando cada vez mais próximo e próximo de outros.

Meu próximo é de carne e osso.

Fazendo pelos outros sem esperar receber nada em troca, vendo naquele ser humano um dos  pequeninos de Deus.

Faço o bem por que dentro de mim há uma fonte de bondade, eu sou nascido e gerado do bem.Fazer o bem é oque eu sou , seja na igreja ou em casa, na rua e no trabalho eu sou alguém que faz o bem e que ama o semblante desconhecido, que chama de irmão a quem nunca se viu, que trata como amigo a quem fede  pinga.

O complicado é que muita gente jura ser de Deus, mesmo sendo um verdadeiro filho do diabo na vida dos outros,.

Tratando a todos com inferioridade e se achando santo, separado, cidadão do reino dos céus, mas esta enganado coitado, não importa em quantos cultos ele vá, quantas celebrações religiosas participe, pode ser batizado, ter cargos na sua religião ou viver uma vida mentirosa, santificada pela aparência e salva pelo engano.

Gente assim é como palha, uma hora acaba sendo levado pelo vento e ninguém se lembra delas, alguns até agradecem sua ida, viver de mentira é fazer castelos de cartas, é apostar em cavalo manco, colocar a esperança  em sombras.

Todos somos o próximo, todos somos capazes de oferecer e de pedir ajuda. Irmanando-nos a quem nunca vimos.

Quem faz o bem espalha esperança, semear bondade e com certeza colhe aquilo que plantou, muito além de colher para si, deixa sem perceber um trieiro de frutos, que germinam nos terrenos mais variados, o bem sempre é abundante, sempre frutifica para além de quem o semeou.

O fazer o bem não tem nome, cor, idade , povo ou placa de templo; faz o bem anonimamente e sempre tranquilo, consciente de que a bondade que dele flui, não é dele, nem para ele, reconhece o dom de Deus. Nunca toma pra si os louros de seus atos.

Deus vê sim todas as calamidades, sabe de cada moléstia, dor, pranto, desespero,..

Deus está sempre pronto a atender, o duro é que nem sempre nós aceitamos a ajuda de Deus, queremos algo diferente ou espetacular, muitas vezes não há mesmo oque se fazer além de derramar lágrimas e seguir em frente, pois, quem conhece a Deus sabe que Deus é Deus de alegria e tristeza, de ganho e de perda, de nascimento e de morte, de tempestade e de calmaria, de seca e de chuva. O duro é que o cronograma ade Deus dificilmente se encaixa nos meus planos.

Contudo, sempre que possível, seja o veículo de Deus na vida das pessoas, torne-se o próxima de quem mora ao lado e prove aos que te cercam, sem palavras, que a bondade ainda existe e que Deus mora dentro dos corações.

Próximo de Deus, me torno o próximo do meu  próximo e o ciclo vicioso de proximidade, se estreita cada vez mais, até que eu não veja distinção do que chamo é meu e do que é de Deus e do que é do próximo. Tudo é meu, veio de Deus e serve ao próximo.

Um forte abraço em você que mesmo de longe, lendo esse texto se sentiu mais próxima.

Um comentário:

Elilian Kelly disse...

Ser de Jesus é fazer o que Ele faria se estivesse em nosso lugar..
"amar o proximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrificios. Mc 12.33"

Verdade que devemos viver e anunciar!!