sábado, 13 de junho de 2009

A PAZ QUE EU NÃO QUERO

 

 

 

Hoje pensei em postar um texto sobre quem se parece se e quem se é verdadeiramente. Mas não senti que fosse esse o objetivo do dia e também os últimos textos dão uma boa noção sobre o tema do ser.

Acordei inquieto e pensando oque escrever, sobre que tema tratar e fiquei nisso durante o tempo do banho e entendi depois de conversar comigo mesmo que hoje era dia de paz. Sábado é dia de paz ? 

Não, todo dia é dia de paz ! Hoje é dia de paz !

Paz não anda com documentos, guarda-chuva, calendário e relógio; paz é musica baixinha que pouca gente ouve, paz é cheiro de terra molhada, cheiro de chuva que o vento trouxe de longe. Paz é amizade comigo mesmo e com todos. Paz não sabe geografia, não tem cep ou ideologia. Paz é o binóculo que vê através do problema, é alçar vôo e ver de cima todas as coisas.

Como muita coisa boa e gratuita a paz acabou sendo de apelidada e taxada.

Há os que digam que ela está numa cena paradisíaca, uma bela praia, campos de florestas, lagos serenos ou coisa do tipo.

Há os que crêem que ela é conforto, um sofá muito aconchegante, belas moradias, carros de luxo, roupas, títulos, jóias, coisas de todo tipo que vão se ajuntando e soterrando o individuo que se vende por elas.

Há os que juram ser a paz uma terapia qualquer, um banho com sais, massagens e todo tipo de opções oferecidas por resort´se e spa´se.

E assim cada um chama paz como quer, vivendo em virtude da mentira da paz que não é paz.

Muita gente mata em nome da paz, se esforça trabalhando muito pra comprar a paz, vive relacionamentos difíceis em nome de paz, se muda de lugar em lugar por causa da paz. Tudo engano.

Tudo que for paz e for  exterior, físico, sensorial e assim por diante não é paz é devaneio. Medicamento podem produzir calmaria, sono, lerdeza, letargia mas nunca  paz.

A minha paz deve ser minha e pronto, deve me habitar e ir comigo onde vou, viver comigo oque quer que eu venha a experiência, trocar figurinha comigo, ser minha coberta no dia frio da solidão e na tristeza, não haver custo ou especificação.

A paz verdadeira ignora locais e momentos, se esconde de gente que a procura em materiais, não olha classes e divisões de nenhuma espécie e anda sempre junto do amor, misericórdia, amizade, auto-controle, esperança, solidariedade,…

O vídeo que postei hoje fala muito bem disso, a singeleza de quem nada tem e vive em paz e a agonia o desassossego de quem tem alguma coisa e a neurose da segurança. Paz agente vive no hoje,  só vale se for hoje  e tudo que tem data programada de início ou fim não é paz, é trégua. Paz se relaciona com vida, paz habita corações, paz não fala língua alguma contudo, se comunica pela luz dos olhos de um ser pacificado.

Paz é chorar sem medo é abraçar o mendigo, paz é se deliciar com pãozinho quente, é viver das mais sinceras gratidões, é olhar quem sofre e não perguntar oque ele fez para estar sofrendo, mas perguntar qual seu sofrimento e muito além de perguntar estender a mão.

Paz é acordar cada dia como quem acaba de nascer, é se maravilhar com coisas pequenas e simples; é rir de si mesmo. Paz não é estilo de vida ou filosofia, paz é vida. Quem não vive em paz, não vive !

Paz é inveja do poderoso, é a riqueza dos pobres de espírito é força que destrói e envergonha a iniqüidade. Paz é spray de pimenta no rosto dos perversos, paz é perdoar o mundo todo e a si mesmo.

Eu vivo em paz.

Paz que não chamo de minha, mas de amiga. Paz que vem de Deus.

“DEIXO-VOS A PAZ, A MINHA PAZ VOS DOU NÃO A DOU COMO O MUNDO A DÁ”. O próprio Jesus disse isso. João 14:23

Tudo que não for a paz verdadeira eu não quero.

A paz que eu não quero e a  que quero dividir com você.

Paz para você.

Um comentário:

Bárbara disse...

Essa paz vem de dentro de nós mesmos... ao contrário do que muitos pensam, não se deve procurar a paz nas coisas em nas outras pessoas, ela está dentro de nós. Não há como dar paz para alguém, mas há como fazer esse alguém encontrar em si mesmo. E essa ajuda, você está dando brilhantemente. Parabéns.