terça-feira, 16 de junho de 2009

ORAÇÃO DE CRIANÇA

 

 

 

 

PAI DE CÉU OBRIGADO PELA MINHA MAMADEIRA.

Quantas vezes você já presenciou uma criança fazer uma prece ? Ouviu a comunicação entre esse filhote de ser humano e Deus ?

O homem inicia sua vida de modo simples, singelo, sincero e vivendo cada dia de uma vez, ama de uma maneira mais livre e aceita o novo com muito interesse, prefere brincar de tudo e se envolve na realidade e na ficção sem grandes dúvidas, o terreno e o espiritual são coisas muito próximas.

A consequência da ótica infantil sobre o mundo é  a de vivenciar as facetas da espiritualidade sem dicotomização com o material, a criança ora por seus  brinquedos e pede a deus por todos que conhece, agradece a mamadeira e coloca o divino em tanta coisa que para um adulto chega a ser engraçado.

Qual será a maneira correta ? Viver como criança ou como adulto ?

Oração é uma coisa que sempre intrigou o homem, causando lhe muita insegurança face ao seu ente divino; oque dizer, como dizer, quando dizer, onde e muitas outras questões parecidas com as citadas, perturbam o coração humano. O que chama nossa atenção é que nem sempre aquela pessoa viveu em tais dúvidas; a demanda começou quando ele ouviu que haviam ritos a serem seguidos, coisas e palavras específicas que criam uma força maior na oração.

Aprende também que não podemos dizer certas coisas ao nosso deus, aliás, muito pouco permite-se comunicar. Questões embaraçosas, sanitárias, sexuais e tudo quanto é “imundo”não pode ser assunto de oração, muito mais que isso, deve-se aniquilar totalmente citações de : poetas, musicas, livros não santos, ditos populares, linguajem cotidiana, sentimentos profundos e tudo quanto possa te fazer esquecer de deus.

A oração começa a se parecer com formulário. Oro 3 vezes ao dia e nos parâmetros da ABNT celestial ,(ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS), sempre entrego os formulários em 4 vias,(3 para a trindade e 1 para mim), como também respeito os horários e atribuições de cada repartição.

Eu mesmo conheci uma pessoa que literalmente orou exatamente a mesma coisa durante 6 meses, sempre do mesmo modo, horário, temas e até entonação de voz. Era engraçado e triste.

A pessoa acredita fortemente que pode ganhar de Deus na paciência, aposta suas forças na encheção de saco, em azucrinar o Altíssimo e espera que Ele escute suas chorumelas, até porque se não escutar eu continuo e continuo e continuo até que seus ouvidos divinos não suportem e eu vença Deus.

Deus não se irrita com os filhos chatos e birrentos, mas, como todo pai inteligente deixa a criança entender que , com birra e falta de educação não se chega a lugar nenhum. Deus não age assim por raiva ou retaliação, mas por amor e didática, tentando libertar esse adulto abestado.

Outra categoria de oração de adulto é a oração do escambo, da troca ou até mesmo da chantagem e seqüestro de Deus, o individuo ora querendo comprar benção: Se me abençoar com isso eu dou tanto pra tal templo/religião, ou, se me der tal bem material eu faço muitos jejuns, até que eu te agrade com minha fome, eu vou orar muito e vou fazer coisas que me contaram que Tu gostas muito.

A alienação é tão grande que o  cara confunde Deus com homens, vive o espiritual e o considera sujo e corrupto como o mundano, usa da oração como forma de coagir ou extorquir Deus. Como se o todo poderoso pudesse sentir medo.

A oração fica tão desfigurada, tão fora de sua proposta, que orar desse modo erado chega a ser pecado. Melhor nem mesmo orar se for desse modo.

Adulto ora pra um deus chefe, rico, poderoso e influente,..( um homem mais poderoso do que ele mesmo).

Criança ora pra um deus simples, legal, amigo e que entende de tudo,… ( um pai que ele não vê).

Orar deve ser um momento no mínimo gostoso, de ficar calado, deixar as vozes agoniadas do interior se aquietarem, de conversar educadamente e gentilmente com Deus. Falar como quem conversa com o melhor amigo, sem pudores, sem modos, sem formulas e rituais. Oração é momento de banho de cachoeira, é olhar e ver luz e água, limpando, refrescando e te mostrando muita vida.

Falar com Deus é momento de derramamento, seja pra riso ou choro, mas sempre com a certeza de que Ele está nos ouvindo, aceitando que Ele é Deus e sabe infinitamente mais do que preciso e oque quero, podendo eu receber ou não.

Minha motivação, meu amor e meu coração não podem estar condicionados  a receber coisas a ser atendido ou até mesmo a me fazer um humano poderoso, oração não gera nenhum x-mem. O poder nunca esteve em quem ora.

Orar deve ser momento de lembrar menos de si mesmo e mais do meu próximo, é hora de pedir pelas dores dos outros e agir com coração que compadece, é pedir pelos que me magoam e abençoar os que me amaldiçoam.

Oração nunca mata, deforma, destrói ou faz qualquer coisa vingativa, oração não é pedido ao mafioso que mate, roube, destroce aquele que me fez mal. Quem assim ora dirige suas orações a outra coisa que não Deus.

Orar deve ser espelho da vida, orando quem você é. Oração com máscara não tem razão de ser, Deus não abençoa maquiagem, não perdoa peruca e disfarces, na oração não existem agentes secretos, existe necessidade, desejo de conversar com Deus, porque Ele é Deus, porque O amo, minha esperança está Nele, estou submerso nisso tudo e não quero sair.

Criança é  pura, simples e acredita em tudo sem nem mesmo ficar pensando na lógica ou na possibilidade, para uma criança um milagre é coisa do dia a dia, o mundo dela é habitado de muitos milagres.

Cada mamadeira é um milagre, cada dia é um milagre, o sol nascer e se por é milagre, o trovão é um milagre que assusta, a chuva é um milagre divertido, o arco-íris é Deus brincando com gizes de cera. Cada coisa linda e misteriosa é motivo de espanto e de admiração profunda.

Adulto não, só vale o milagre se de alguma forma a ciência, a lógica ou qualquer outro dogma for desafiado, se o cego não voltar a ver isso não é milagre, se eu não ficar rico não é milagre, se meu carro sem gasolina não andar não é milagre e por assim vai,..

Deus, que está tão perto e cheio de milagres expostos para todos verem, não serve. Tem que ser feito com material da dor, da agonia, da ganância, do medo,…não que seja errado curar ou operar milagres para público adulto; errado é o olhar de quem não vê milagre nas coisas ao seu redor e na sua própria vida.

Milagre não é frango de padaria, que agente vê rodar e parece delicioso, mas nunca come ou se lembra se já comeu.

Seja uma pessoa que vive o milagre, faça milagres na sua vida mesmo e na dos outros. Acolha a quem precisa, ame a quem te odeia, ajude os necessitados, divida oque tem com quem tem menos, seja paciente, perdoador , abra os olhos para a vida e celebre cada dia de uma vez.

Seja um milagre.

Criança vive assim, adulto não.

Seja adulto: responsável, decidido, consciente, maduro e cheio das coisas boas de se ser adulto.

Seja criança: amiga, simples, singela, curiosa, sem medos ou receios e veja a vida.

Ore agradecendo por cada dia, cada pessoa, cada prato de comida,…

Viva como quem olha pra chuva e vê mais do que água caindo do céu.

Ore não olhando pra cima, mas pra dentro, ore sem palavras, ore na sua existência, removendo os muros que demarcam o meu terreno e o de Deus.

Ore e viva como criança.

2 comentários:

Elilian Kelly disse...

Mto lindo!
Simples e objetivo!

" ♪ Quero ser como criança... te amar pelo que És.. ♪"
Já ouviu essa musica?
Se identifica mto com seu texto!
Parabens!

Alex Alencar disse...

adorei esse blog
muito bom
parabens e que Deus te sempre essas inspirações maravilhosas.!!!