terça-feira, 30 de junho de 2009

NÃO POSSO SER MELHOR DO QUE DEUS

 

 

se_deus_quiser2

 

A DIFERENÇA ENTRE DEUS E O HOMEM.

Deus e o homem figuram como o a narrativa mais antiga, sendo ícones presentes em quase todas as sociedades e períodos históricos, contudo, houveram momentos em que DEUS se tornou tão irado e aterrador, fazendo do homem uma criatura mais bondosa e misericordiosa do que DEUS.

O Deus do gênesis que conversava com os homens, todos os finais de tarde, dava a idéia de um ser mais acessível, amigo e pai da recém feita humanidade.

O Deus de Abraão é um Deus que visita o patriarca, come e bebe com Ele, conversa sobre o destino de Sodoma e Gomorra, em um episódio que fez de Abraão um embaixador da humanidade, representante do terreno nos assuntos celestiais.

Moisés viveu um período muito duro, Deus para o legislador hebreu era um ser poderosíssimo, contudo, que conversava com Moisés fosse na fenda da rocha, fosse por redemoinho e outras muitas vezes e maneiras diversas. Além de ser o libertador do povo hebreu, Deus para Moisés era a lei e todas as ordenanças que foram dadas ao povo de Israel.

Elias viveu a época do Deus desafiador, que trazia juízo e fazia  seu poder ser visto de várias formas, também era o Deus da profecia que nunca falhava, Deus que fez seu  profeta subir aos céus em uma carruagem de fogo.

Davi conhecia um Deus amigo de infância, a quem o pastorzinho e depois rei de Israel, fazia os mais belos poemas e musicas, chamados salmos, um Deus  que o livrou da ursa e do leão, que o ajudou a vencer Golias o gigante filisteu, que o livrou das mãos invejosas do rei Saul e que esteve com Davi, o tempo todo,  sendo boa ou ruim a ocasião.

A verdade é que ninguém, exceto Jesus,  conheceu a Deus em tudo que Ele é. Houveram muitos homens que conheceram um pouco mais ou um pouco menos de Deus, fora isso o conhecimento de Deus é sempre fragmento, pedacinho de algo muito além daquilo.

Certa vez eu estive em uma das montanhas dos Andes bolivianos, era enorme e sólida, cheia de gelo e neve, pedras e pequenas ervas que cresciam, eu trouxe de lá uma pequena pedrinha, do ponto mais alto de onde estive.

A pedrinha que eu trouxe é insignificante comparada ao esplendor da rocha montanhosa, mesmo assim, essa pedrinha é uma montanha, se comparada ao que sei de Deus.

A questão do modo como eu falo e conheço a Deus é muito pessoal, e muitas vezes errada, tanta idéia errada e confusa acerca do divino. Minha percepção de Deus nunca pode ir além ou contrariar  aquilo que Deus mesmo disse sobre si.

Por mais espiritual que eu seja, não há mais espaço para revelações que tornem a palavra de Deus inferior ou contrária a revelação pessoal. Nada contra experiência pessoal com Deus, mas, seu contato com oque você chama de Deus, deve necessariamente estar baseado na Bíblia.

A Bíblia nunca falou de um Deus comerciante, que se vende por dízimos  e ofertas, muito pelo contrário, sempre alertou sobre o perigo daqueles que fazem da casa do Altíssimo casa de comércio.

A Bíblia nunca falou de um Deus que se mistura, sendo toda a tentativa de sincretismo um erro, um natimorto do ponto de vista espiritual, tudo que hoje é muito comum: oração do fulano, vigília do fogo não sei da onde, campanha da camisa preta, oração de copo de água, tanta coisa que não é vista na palavra de Deus.

Isso que foge das orientações dadas por Deus, é percepção humana que tenta ensinar novas coisas a Deus, como se alguém pudesse dar a Deus alguma boa idéia.

Muito mais destrutivo do que uma idéia criada de Deus, é a imposição dela como verdade. Ofereço pirataria celestial ao meu próximo, levando juntamente comigo ao fundo do poço.

Ultimamente o Deus mais pregado é o da prosperidade e o do juízo, uma espécie de empresário cósmico muito irritado; um Roberto Justus cósmico, que faz testes e grita, se  irrita e dá chiliques quando as metas propostas não são contempladas.

Conheço tanta gente mais humana e misericordiosa do que esse deus que eles pregam, conheço tantos exemplos mais louváveis, humanos, que deixariam esse deus com vergonha, fazendo com que os céus tivessem aulas particulares de bondade, misericórdia, perdão, amor, reconciliação e tantas outras virtudes.

Num tempo em que alguns homens conseguem ser melhores do que esse deus, é triste perceber que as pessoas preferem um deus desses. Trocam o incomparável,  escolhem fazer deus um certo alguém e chamar de culto as  alucinações do seu líder religioso.

Deus não piorou, nem mesmo melhorou.

A  perfeição precede acréscimos e se guarda de descrêssemos.

Deus é Deus.

Continua sendo o mesmo que criou o mundo, que falou com só homens, que enviou seu filho Jesus, que  nos amou desde o princípio, que nos quis perdoar, que sempre nos desejou perto dEle. Deus é o mesmo.

Esse homúnculo divino que os homens arquitetaram não é Deus, não é o diabo, nem mesmo é homem.

A idolatria está presente cada vez  mais nas igrejas, pois , se eu adoro algo diferente de DEUS, se crio um deus pra mim, isso é idolatria das mais antigas e baratas.

Não creia no deus dos outros, não creia  no que você gostaria que deus fosse, cria somente em DEUS.

Toda vez que qualquer humano conseguir superar DEUS, esse já não mais DEUS, é coisa de cabeça de alguém.

Eu não posso ser melhor do que DEUS, não do verdadeiro DEUS, o da  Bíblia.

Se é pra cremos em DEUS, que seja de modo sincero e puro, sem a mistura de traumas e necessidades, sem a adição dos meus medos e leituras de mundo, que seja DEUS somente DEUS.

Não vale a pena criar um deus, além de não poder fazer nada por mim, ele acaba é me sugando e roubando.

Que Deus o grande rei do universo, Deus de toda terra e céu, o soberano entre as nações o grande salvador, o salvador, a estrela da manhã, o príncipe da paz,  o pai das luzes, o cordeiro de DEUS, o senhor dos exércitos,… O EU SOU.

DEUS É DEUS.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

FIZ E NÃO QUERIA TER FEITO

 

 

Fazer e desejar não ter feito, olhar para o consumado com olhos de tristeza. O conflito humano que faz  a síntese de mim mesmo.

O post de hoje é sobre tudo que nós fizemos e depois nos arrependemos de ter feito, sobre cada oportunidade perdida, sobre cada atitude errada ou escolha mal feita. Vezes em que eu quis me esconder sob as cobertas do esquecimento, tentando inutilmente, fazer algo consumado desaparecer.

Hoje pela manhã conversava com um velho amigo meu, que me narrou um sonho muito interessante e cômico, esse meu amigo é judeu,não que seja de todo judeu, seguidor do judaísmo e tudo mais, contudo ainda carrega alguns traços culturais muito agudos em si.

Narrava me um sonho, este judeu, em que ele era uma criança em um cenário de guerra e enfretamento, neste cenário os soldados israelenses usavam armas de fogo, todas muito avançadas, e os inimigos inimigos dos israelenses eram algumas crianças.

Crianças que usavam de armas de jato de água, (aquelas pistolas e bazucas que as crianças enchem com água e usam em suas guerrinhas),entretanto, estas crianças inimigas de Israel enchiam suas armas com petróleo, ou algo parecido com óleo diesel,  então atiravam este líquido viscoso e inflamável em agrupamentos de soldados israelenses e no chão, ou em qualquer que fosse o local, sempre visando ataque.

Quando eles esguichavam suas armas, o líquido pegava fogo ao entrar em contato com as chamas , sempre abundantes em cenários bélicos, danificando construções e ferindo os exércitos dos judeus.

Era uma cena pitoresca e violenta, crianças usando brinquedos como armas, revelando a face humana de poder transformar qualquer coisa em potencial de destruição.

A surpresa de meu amigo judeu foi a de perceber, ao longo do sonho, que ele era uma das crianças inimigas dos israelenses e que atacava muito bem e até comandava outras crianças, em estratégias contra os inimigos.

Meu amigo acordou angustiado e arrependido, por ter traído a si mesmo e sua natureza. Ele se viu brigando contra si mesmo, matando sua própria substância. Mesmo que em sonhos, arrependeu-se de ter feito algo antagônico a ele mesmo.

Eu também quantas vezes fiz coisas terríveis e das quais me arrependo, situações as mais diversas e que mesmo hoje me causam certa dor ou tristeza.

Vezes em que me calei quando deveria ter falado, ou quando falei e devia ter me calado. Quando não agi e devia ter agido e vice versa,  ocasiões em que ate mesmo fiz oque era certo, mas do modo errado.

Como qualquer outro ser humano, que ao longo dos anos já não tenha um álbum  repleto de enganos, imagens tão nítidas de tropeços pessoais.

Não há alma impune de culpa, ou isenta de arrependimento.

Certas coisas nos causam profunda crise, roubam nos a paz  ao fermetarem o desequilíbrio em nosso interior, principalmente quando desejo fazer algo, sabedor do mal que me causa, faço assim mesmo e o resultado é luta interior.

Quando escolho me vender ao mercadores do meu falso eu, quando negocio com a mentira que chamo de mim mesmo, quando aceito pactuar com os desejos que me  induzem ao coma; pago caro com as consequências do meu erro, irremediavelmente fico navegando pelas águas tempestuosas do coração, soprado pro ventos de culpa, mutilado pelas ondas de lembranças e correndo sério perigo de naufragar.

A mecânica psíquica de digerir o indigesto, de sepultar oque não quero pra mim. O mecanismo natural de confrontar tudo que faço, tudo que sou e tudo que não sou.

Fazer oque me mata é anti-natural, atenta contra as leis mais básicas de minha existência, se contrapõe a todo o conjunto de conhecimentos de vida que foram configurados em mim. Tudo que te faz morrer é mentira , tudo que te mata aos pouco é mentira, tudo que te separa da vida e da sua sobrevivência é mentira.

Tudo que a  natureza de cada ser vivo faz, é tentar  ao máximo seguir aquilo que a natureza projetou nesse ser, como forma de vida e de sucesso como espécie.

Como um tipo de código de vida, de sobrevivência, de perpetuação, colocando dentro do mosquito, do cavalo, de uma planta, um vírus e  de nó seres humanos a vontade e os princípios de vida.

A diferença de nosso manual de instruções, para os dos outros seres vivos é que temos um fator, que ao mesmo que aprofunda as minhas noções de existência, me faz viver não só de modo físico, mas psíquico e espiritual.

Assim também tudo que objetiva me destruir do ponto de vista psicológico e espiritual, é tão anti-natural quanto qualquer outra coisa que me assassine fisicamente.

Mas eu adoro beber veneno.

O perigo é justamente o prazer pelo que me mata, a sede de toxina e a fome de guilhotina.

Agente bebe com uma  vontade tão grande, com uma sede tão veemente que quase se engasga com o cálice de destruição.

Acostumados a  mutilação nossa de cada dia, pervertendo todos os preceitos de vida e preservação que haviam em mim, logo, alimentando a mentira, acariciando a falsidade, fazendo choques de matéria e anti-matéria de mim mesmo, até que sobre apenas minha radiação existencial. Nirvana do suicídio.

O arrependimento é bom por isso, me acorda pra vida, me dá um tapa no rosto que me faz despertar, me livra de prosseguir caminhando para o abismo, me faz ver que estou em situação de risco.

Arrependimento é a síntese boa do ser humano, é a vontade de não mais viver na lama, é se perceber sujo e correr para o banho, é sentir a ferida aberta e providenciar a cura, é arrebentar as  amarras do comodismo.

Remorso é o contrário de arrependimento, pois me leva para um estado de auto punição constante, de falta de esperança, de eterna lama, de comer e vomitar e comer e vomitar infinitamente o veneno do erro. Remorso é dor para morte e arrependimento é dor para a vida.

Remorso é a serpente que pica a própria cauda, é dar rasteira em si mesmo, é fazer o próprio ritual fúnebre, viver de lágrimas e choro que só  levam a mais lágrimas e choro. A vida da morte constante.

Se você se arrepende do mal que faz, que maravilha,  isso é sinal de esperança para você, agradeça a Deus por cada vez que você foi inundado pelo arrependimento, siga em frente e não desanime, não se canse de se arrepender, não fique chateado com o tombo, mas olhe para onde e como caiu e prossiga mais cautelosamente.

Se você está em remorso, peça ajuda a todos que puder, principalmente a Deus,  se arrependa do remorso e faça do episódio triste e fúnebre uma celebração, uma festa de vida e auto- superação, uma lembrança boa de quem nem mesmo você, pode destruir o bem que há você.

Viva para a vida, privilegiando a vida em todos os seus aspectos e manifestações, chore com vida, ria com vida, erre com vida, acerte com vida, comunique vida, coma e beba vida, divida vida,  até pelo fato de que, tudo que não é vida é a morte da verdade da vida, logo, mentira mortal.

O caminho a verdade e a vida, não há separação entre estas afirmações, o caminho é a verdade, a verdade é a vida, a vida é o caminho, a vida é a verdade, a verdade é o caminho. Tudo isso em uma pessoa só, JESUS CRISTO o filho de Deus.

Ele que veio pra nos salvar da morte, (seja ela qual for), para que tivéssemos vida e a tivéssemos em abundancia.

Não há como viver de modo real, longe da verdade ou fora do caminho da vida, se somos capazes de prosseguir na caminhada humana, fazendo a vida valer a pena, tendo sentido na vida. Necessariamente teremos de encontrar a Deus, seguir com Deus no caminho da verdade e da vida, andando com e em Jesus.

Não se iluda com a propaganda mentirosa, de que viver é fazer de tudo que se quer, sem  critérios, sem objetivos, sem significado nenhum naquilo que faço. Essa  vida de furacão humano, que vai sem rumo, devora tudo, destrói tudo e prova tudo até que a energia, a força que parecia ser infinita, acaba, restando uma brisa triste.

Viver é muito mais que uma rave que dura entre o nascimento e a morte, viver é ter a liberdade de festar e não festar, de fazer e não fazer, de se superar, de melhorar, de provar a novidade de cada dia. Se vivo para tudo que quero, sou escravo do que quero, estou preso.

Aprenda a viver com Cristo que é caminho, verdade e vida.

O resto não é vida, é big Brothers, o resto não é caminho é passeio, o resto não é verdade é promessa de palanque.

Para quem quiser ler mais.

sábado, 27 de junho de 2009

INANIÇÃO

 

 

A FOME QUE MATA  QUEM TEM FOME.

 

Antes de iniciar a leitura, aconselho que brevemente faça uma leitura sobre inanição AQUI .

Muito triste a realidade de pessoas que morrem diuturnamente por falta de alimentação, o caso destes desgraçados é tão profundamente miserável, chegando ao ridículo, de morrer por falta total de condições do corpo continuar funcionando, uma crise de energia vital humana.

Gente que deixou de ser gente e passou a ser chamada de problema social, estatística, refugiados e tantos nomes mais.

O interessante da inanição é a seqüência de mudanças que o corpo sofre, primeiro perdendo peso e consumindo gordura, depois consumindo massa muscular e na seqüência: pele cheia de feridas, olhos sem brilhos, perda de cabelos, dificuldade de raciocínio, falta de oxigenação nos músculos,  perda de capacidade renal e hepática, acúmulo de toxinas, falência múltipla dos órgãos, e por fim,  o alívio da morte.

Isso tudo se relacionando a fome de alimento físico, comida que se arranja em supermercados e feiras.

Mas e quando a inanição ocorre na alma ?

Que fazer contra a fome letal do coração ?

Inanição da alma assim como a inanição do corpo, apresenta alguns sinais que possibilitam seu diagnóstico, contudo, muito mais  discretos do que os sinais físicos da inanição por fome física. Tudo ocorre silenciosamente, não se ouvem os gritos visuais dos ossos aparecendo sob a pele, ou a secura da boca e coisas do tipo.

Conseguimos de certa forma, verificar o brilho opaco ou a falta do brilho dos olhos, algumas vezes verificamos certa quietude excessiva, a pessoa fica calada demais.

Há casos mais agudos, em que não conseguimos fazer o traço psicológico de inanição, tudo aparenta a mais perfeita saúde e normalidade, algumas pessoas conseguem maquiar a fome da alma tão bem, enganando não só aos outros,mas, principalmente a si mesmas.

Um mantra de positividade que não termina, uma auto-afirmação,(que não passa de auto-negação, visto que é mentira de mim, para mim mesmo),  dizendo que sou completo, que estou bem, que estou feliz, que sinto paz,…

Quem vive de mantra é como quem tenta curar câncer com banda-aids, colocando todas as forças naquelas frases, esperando que  o som da cura se torne a própria cura.

Assim como na inanição física, a constante repetição de: EU NÃO ESTOU COM FOME, A FOME NÃO EXISTE, EU POSSO COMER LUZ E AR, EU AGORA SOU UMA PLANTA CÓSMICA, VIVO DA ENERGIA DO TUDO, EU SOU O TUDO E TUDO ESTÁ EM MIM, HUMMMMMM, YAMMMMMMM,    BAMMMMMMMMMM,..

Ninguém fica vendo gente com fome física fazendo estas coisas.

Então pra que fazer com a alma ?

Alma come: esperança, amor, perdão, auto-aceitação, sonho, diálogo, convivência, paz e vida

Há também os que alimentam a alma de veneno, ficando inchados de tanta intoxicação, gente que nutre a alma com: ódio, mentira, orgulhos, humilhação, violência, consumismo, dor, maldade, iniqüidade e tantos outros lixos sintéticos das trevas.

Podemos até não ver, mas por dentro vive uma criatura doente de magra, triste, quieta, faminta e que com o tempo começa a apresentar, secretamente, todos os quadros evolutivos da inanição.

Os olhos perdem o brilho, a força vai acabando, o coração bate mais devagar, já quase parando,…

Tenho fome.

Fome de saudade de quem se foi, fome de me sentir melhor, fome de me sentir aceito, fome de ser amado , fome de amar, fome de ter um filho, fome de sonhos, fome de paz, fome de mim, fome de Deus, fome de não ser mais a ovelha negra, fome de tudo,..

Sou um buraco negro.

Não há esperança pra mim.

Minha fome é infinita e incurável, é cheia de becos e locais de difícil acesso, até mesmo eu  descubro fomes que não conhecia, vivo um susto todos os dias, achando mais vazio e descobrindo mais oque me falta.

Oque fazer ?

Se a fome é infinita a única coisa que pode  sacia-lá, seria um outro infinito !

Não só infinito, mas um infinito que me se renove infinitamente, que cubra totalmente a fome infinita de cada dia.

Um pão do tamanho da miséria interior. Uma refeição que colocasse o universo em sua receita.

Maior que sua fome só Deus.

Coma Deus, se alimente dele que é o pão da vida.

Confie aos cuidados dele sua inanição existencial, permita-o que cure aquilo que te mata.

No processo de cura você descobre que muitas fomes não eram suas , que outras eram simples de serem curadas, como também algumas mais demoradas de cura total, começa a se saciar de modo correto, comer oque realmente precisa comer.

Faz uma limpeza dos lixos que comeu, recebe alimentos que desintoxicam seu ser dos venenos do mundo, cada vez mais você consegue divisar entre oque era e oque é.

Os ossos são cobertos de carne, os olhos brilham como estrelas, a pela fica lisa e bonita novamente, o coração bate firme e compassado, o cansaço vai sumindo e sendo substituído por força e coragem, os  órgãos saudáveis e tudo funcionando.

Depois de certo tempo você está farto e começa a alimentar outros.

Você descobre que a fome a sua volta era igual ou pior do que a sua, um mundo de esqueletos e cadáveres que trabalham, vão a igreja, tem famílias e tudo mais, contudo, com muita fome.

Quem tem fome tem pressa. Fome mata.

Se você já foi saciado pelo maravilhoso pão da vida.

Faça agora o milagre da multiplicação e dê desse pão aos que te rodeiam, não o ofereça de palavras , mas, viva esse pão.

Um bom final de semana para você.

Bem cheio e gordinho.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

ALIENAÇÃO PARENTAL

 

MAMÃE MENTIU SOBRE MEU PAI !!!!!!!

Alienação parental é a prática que um dos ex cônjuges  aplica, quando deseja frustrar o contato entre os filhos e o ex-marido ou ex-esposa.

Geralmente feita por meio de reiteradas mentiras, que são contadas ao longo do tempo a uma criança, com o intuito de criar na mente ingênua dos filhos, uma memória falsa e maldosa sobre o pai ou a mãe, geralmente divorciados, fazendo da vida infantil, que mal se iniciou, uma masmorra de medo do pai ou da mãe.

O fato é que isso ocorre muito no Brasil e no mundo, fazendo com que ONG´s e grupos de apoio tomassem a bandeira da alienação parental, fazendo do assunto algo mais visível e informativo, pois, milhares de pais viviam o drama ora descrito, entretanto não sabiam dar nome aos bois, ou sequer, identificar tal prática como doentia e perigosa, principalmente para a criança.

Recentemente há um projeto tramitando no Congresso Nacional, que atenderá aos casos de pais e filhos que foram ou ainda são vítimas da alienação parental,  o texto do projeto prevê que em casos de alienação, o cônjuge que usou desse artifício inescrupuloso poderá ser condenado a 2 anos de prisão, além das demais sanções, como: troca da guarda,  cassação do poder familiar, limitação e modificação de visitas e uma série de outras medidas punitivas.

O projeto é bom e muito útil, visto que atenderá um contingente enorme de pais e filhos que se viram seqüestrados pela mentira.

O problema deste projeto é que não integra em seu texto a possibilidade de punir e sanar, o maior e mais longo caso de alienação parental da história humana. A alienação foi perpetrada por milênios e que atualmente encontra-se em níveis criminosos e intoleráveis.

Aquela que nos separou maldosamente de nosso pai, que nos contou mentiras e desenhou na singeleza de nossa crença um pai maldito, rancoroso, punidor e megalomaníaco.

Trata-se da religião cristã, mais especificamente ao que se convencionou chamar de igreja, seja qual for a vertente, corrente, filosofia ou ministério e tantos diversificadores mais você puder elencar; a igreja ,chamada na Bíblia de a noiva de Cristo, é a responsável pelo mais violento dos casos de alienação parental.

Quanta gente magoada com Deus, por conta das mentiras que a igreja contou, quanta gente vivendo na desgraça, na culpa, no ódio , na miséria e na total falta de esperança, por força de haverem crido nas lorotas eclesiásticas.

Muito filho sem pai, acreditando que é órfão, seja por morte seja pelo abandono do pai.

Muito filho que tem medo, que vive nas sombras da casa do pai e sempre oculto, entre as saias de sua “piedosa mãe” , entregando-se totalmente aos contos e narrativas alienantes da noiva de Cristo.

No caso da alienação parental humana, os danos são incalculáveis e difíceis de serem reparados.

Houve um caso em que a mãe mentiu por 19 anos para a filha sobre  seu pai, a menina se tornou mulher e acabou descobrindo por conta própria toda a verdade, sabendo que seu pai nunca havia abandonado  ninguém, sua mãe era quem escondia e impedia o contato entre pai e filha.

Um outro caso, uma mãe contou aos filhos ,de menos de 10  anos, que se caso entrassem no carro no pai e fossem para a casa dele, eles iriam acabar mortos como a menina Isabela, do caso Nardoni, evidente que as crianças morriam de medo do pai e choravam quando ele se aproximava.

Foi com muito custo e diálogo que o pai, finalmente conseguiu se re-aproximar dos filhos.

Entretanto no caso da alienação parental espiritual, fica mais difícil se revelar a verdade e a pessoa realmente conhecer quem é o pai, como é o pai  e de que modo se porta esse pai.

A mãegreja fica o tempo todo contando sobre fogo do céu, julgamento final, pecado, punição e tantas coisas mais de um modo mentiroso, mudando a verdade do evangelho sobre Deus o nosso pai. Imaginem o cúmulo de atualmente milhares de pessoas que até mesmo são fiéis aos templos, vivem com medos e dúvidas sobre o fato de serem ou não serem filhos de Deus.

A mãegreja contou que pro pai só server filho assim e assado, um retrato dos filhos mais queridinhos citados na Bíblia, e vai criando um recorte e cole de: braços , pernas, cabeças, boca se uma série de órgãos tão distintos e pertencentes  as mais diversas pessoas. A pessoa se sente obrigada a se tornar esse monstro, na tentativa de ser aceito e amado por esse Deus monstruoso que a mãegreja arquitetou.

Se você de alguma maneira se idêntica com essa narrativa, não se sinta mal ou diferente. Eu mesmo já vivi essa experiência e sei de muita gente que ainda vive nela, preso pelas mentiras e com muito medo do pai.

A solução é uma só, à semelhança das crianças, que só acreditaram que o pai não era o assassino que a mãe dizia ser, depois de muito contato e conversas, assim também eu te digo que pra você o remédio é o mesmo.

O contato vem daquilo que o pai escreveu, quem melhor conheceu o pai foi nosso irmão mais velho, Jesus, leia sobre ele no novo testamento da Bíblia, leia os evangelhos. Conhecendo a narrativa de quem o pai realmente é você será curado aos poucos e liberto da mentira.

A conversa vem pela oração, fale com Deus o quanto puder e sempre que puder, fale e também faça silêncio para escutar a voz interior do pai.

Desse modo você vai entendendo a verdade do pai e diferencia oque a mãegreja te ensinou, de quem o pai realmente é.

Vai lá maninho, corre pros braços do pai, ele gosta tanto de abraço que morreu por você de braços abertos, deixando claro que mesmo a morte não te separa do amor dele.

Abração.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

QUANDO ME DECEPCIONO COM DEUS

 

 

A DOR DE QUEM SE SENTE ABANDONADO.

A vida  é feita de todo tipo de relacionamento. Seja com meus pais, irmãos, amigos, amores ,…Quem vive um relacionamento  pode vir a se decepcionar , como também decepcionar a outros.

A noção humana da decepção vem quase sempre do inesperado, seja no sentido de novidade ou de contrariedade, quando alguém ou algo inova ou me contraria, quando faz algo diferente ou contrário ao que eu  inicialmente desejava, muito provavelmente isso gera decepção. A decepção é cria minha, segundo os eventos que me  ocorrem.

Nem sempre uma decepção é  profunda ou existencial, afinal, a profundidade da decepção se relaciona a uma série de variáveis, podendo variar segundo: quem praticou, quando, há quanto tempo, qual relacionamento , para que , etc...

A dor que um pai ou mãe podem gerar é superior a que um professor ou colega geram, a dor de um sonho destruído, muito importante e antigo, é infinitamente maior que a de um simples desejo não realizado, a dor do fracasso pessoal é muito maior do que a do fracasso do meu time.

Eu vivo de dor em dor, cada uma do seu modo, sendo únicas e  multifacetadas .

E quando minha decepção é com Deus ?

Quando  o aperto no coração é com aquilo que não vejo ou toco, mas que em mim tem um valor imenso, quando a minha angústia é fruto dos céus, quando minhas lágrimas tem gosto de Deus. Que fazer ?

Poxa, por que Deus ?  Logo Ele, que nunca pisou na bola comigo, sempre tão amável e cheio de paz, não acredito que Deus tenha feito isso comigo, que me deixou na mão, que me abandonou, me negou um pedido tão simples, que deixou meu filho morrer, que não curou minha mãe, que não me deu o emprego que queria, que me fez fracassar,..

Onde está você Deus ? Desce que a coisa tá feia, sai do céu e me ajuda aqui na terra onde eu vivo.

Um grito silencioso quer irromper dentro de cada um de nós, uma vontade de correr e sumir, um surto que me deixa sem chão e com mágoa tão grande que nem olho pra cima.

Como reagir ? Como não magoar a Deus com minha mágoa ? 

Ele é Deus!

Eu sou oque perto Dele  ?

Primeiramente há os que de tão religiosos, calam a boca da alma, negando que Deus possa ter algum dia decepcionado qualquer pessoa, engolem o caroço da mágoa, continuam trilhando aquele caminho diabólico de tentar enganar ao divino. Essas pessoas muito comumente acabam com a própria vida, quando não com a de muitos outros, por terem engessado a dor com Deus.

Que deus é esse que elas seguem ?

Um deus que não aceita a minha dor, minha dúvida, minha decepção e que vive sempre soberanamente me ignorando, se fazendo de surdo para tudo que não for louvor ou adoração, um deus que tem chiliques e alergias.

Ainda mais Deus, que me compreende e me aceita, que por ser infinitamente maior do que eu, não se irrita com minhas ignorâncias e infantilidades, sabendo que eu , diferentemente dele, não possuo a capacidade  de saber tudo, entender tudo , ver tudo e ser tudo. Assim como qualquer adulto normal, releva e perdoa os atos de uma criança, justamente por ter a noção do abismo de maturidade e conhecimento, que separa um adulto de uma criança.

Se os homens imperfeitos  conseguem agir com tal misericórdia, quem dirá Deus ?

O próprio Jesus, o filho de Deus, nos seus últimos momentos na cruz disse:

- Deus meu, Deus meu, por que me desamparastes ?

Saiba que Deus não se decepciona com você, não se frustra com você , não perde as expectativas em relação a você.

Deus é Deus.

O momento do seu nascimento e da sua morte para Ele são um só,  sabedor de tudo, conhecedor de todos meus caminhos e totalmente ciente de cada pensamento que eu tiver.

Expectativa é pra quem expecta, pra quem não sabe e espera, pra quem aposta em algo e deseja um certo resultado. Para Deus não há loteria,  evento indeterminado, zona cinzenta, futuro encoberto e toda parafernália que o pudesse limitar.

Deus te aceita como você é.

Não seja falso com Deus, diga a dor que você sente e seja verdadeiro, grite aos céus oque te incomoda e converse até resolver seus conflitos com o Altíssimo, faça como  no filme Forest Gump na cena em que o tenente se lança ao mar no meio da tempestade, grita e briga com Deus num duelo incrível e puro. O resultado é um tenente de bem com Deus novamente, em paz e cheio de vida.

Com Deus até na briga eu saio mais vivo, mesmo na pancadaria saio resolvido e cheio de esperanças, decidido a prosseguir e amando ainda mais a Deus. A verdade liberta, se a verdade é a dor que seja a liberdade da dor, se a verdade é a mágoa que seja a liberdade da mágoa.

Não viva tentando esconder suas feridas, pereba não tratada é risco de infecção e de morte. Não tenha medo de Deus, não seja bobo de pensar que você poderia fazer-ló deixar de te amar.

Se é abraçar, abrace, se é pra beijar, beije, se é pra gritar, mas faça tudo isso com verdade e sabendo que  Ele te ama e que sabe de todas as coisas.

Pois Ele abraça os que gritam , pacifica os que choram e acolhe os abandonados, nunca se escandalizou, nunca deixou de amar , nunca se esqueceu. Seja qual for o momento, viva-o na verdade e liberdade em Deus.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

A LEI DA TROCA EQUIVALENTE.

 

 

 

TUDO É UM , UM É TUDO.

Na alquimia a primeira e mais importante lei que se aprende é a lei da troca equivalente. Um princípio muito simples e ao mesmo tempo extremamente necessário, aliás, uma lei que rege as relações de conservação e mutação da matéria.

O enunciado do princípio da troca equivalente é : Não se pode criar algo do nada, e tudo que for recebido deve ser trocado por algo de igual valor. Uma regra bem clara e simples, que se associa muito ao princípio de conservação da matéria defendido por Antonie Lavosier.

Por isso que na alquimia é proibido transmutar chumbo em ouro , ou grafite em diamante; o chumbo se parece muito com o ouro, no sentido atômico sendo mínimas as suas diferenças, inclusive atualmente é possível transformar chumbo em ouro, contudo, processo inviável por ser tão caro. O grafite e o diamante são feitos de carbono o diferencial de um e outro é o arranjo molecular, como as moléculas se estruturam e organizam  é oque faz o grafite e o diamante serem tão diferentes.

Mesmo se parecendo, o valor ,do ouro e do chumbo,  do grafite e do diamante, é muito diferente.

A vida segue o mesmo princípio, se quero algo tenho de dar algo em troca, se quero conhecimento tenho de dar meu tempo e esforço para o aprendizado, se quero riquezas tenho de me esforçar demais e sacrificar coisas valiosas pela riqueza, mesmo os que chegam a serem ricos de modos mais rápidos, pagam os juros da aceleração.

O traficante paga com o medo, fuga, perigo, família, extorsão, liberdade e até coma vida; a prostituta paga com a paz, auto-estima, dor, medo, mutilação física e psicológica. Não sei bem quanto aos políticos corruptos, mas com toda certeza devem ter de pagar preços muito exorbitantes.

O amor tem seu preço, a honra tem seu preço, a beleza tem seu preço, a força tem seu preço e tudo mais, de alguma forma exige um certo  pagamento. As coisas não costumam serem gratuitas.

Quantas vezes nós não jogamos fora coisas tão valiosas e que nos custaram tanto ?

Quantas vezes trocamos o inestimável por alguns feijões, lançando pérolas aos porcos.

Os humanos que mais erraram, no sentido de trocar aquilo que não se pode comprar por coisa tola, os primeiros a venderem tudo que se tem em  favor de drogas, foram Adão e Eva. Nossos parentes mais antigos foram os responsáveis pela queda de toda raça humana.

Foi da escolha maldita de Adão e Eva, de comerem do fruto do conhecimento do bem e do mal, que o paraíso, a inocência, a imortalidade e muitos outros benefícios  nos foram tomados.

Todos viemos do casal incauto que habitava o Éden,  assim também todos já fomos gerados estragados, já nascemos carregando a carga corrompida deles, não havia escolha em nós de sermos ou não pecadores e maculados.

A troca havia sido feita.

Pureza por conhecimento.

Inocência por malícia.

Eternidade por saudade.

Jardim por roça.

Suor por comida.

Parto indolor por dor extrema.

E a eterna inimizade dos homens com as outras criaturas, entre elas a sua maior inimiga, a serpente que agora come pó.

Não havia esperança, não havia troca equivalente, não havia moeda mais que pudesse cobrir a dívida, que nos fizesse puros mais uma vez e nos voltasse ao que perdemos.

De todas as perdas que sofremos, a mais drástica foi a de perder o encontro com Deus, na época do paraíso do Éden Deus visitava Adão e Eva todas as tardes, era um chá da tarde com o criador e eles eram amigos. Imagina a saudade ?

Se houve um casal que se sentiu só, que se sentiu arrependido e extremamente desgraçados foi a dupla Adão e Eva, afinal, eram os únicos humanos em todo planeta e a terra parecia enormemente assustadora e solitária.

A esperança estava perdida, o máximo que poderíamos fazer agora era matar animais em troca do perdão pelos nossos erros, a nossa limpeza de alma e espírito era feita ao preço de bodes e cordeiros, bois, pombos, rolas , farinha, azeite e vinho.

Sempre devendo, sempre no vermelho, sempre em déficit com a condenação do pecado. Não haviam animais suficientes para nos limparmos de uma vez por todas, não tinha como derramar tanto sangue, mesmo que banhássemos a terra de sangue a troco de nossa remissão, de nada adiantaria.

O custo do perdão era o mesmo custo da condenação. Troca equivalente, princípio da conservação.

Um homem puro e sem pecado condenou a todos, outro homem puro e sem pecado salvaria a todos.

Onde achar um homem sem pecado ? impossível, visto que somos pecadores em nossa natureza, o pecado entrou em nós, a morte era nossa certeza antes mesmo do nascimento. Nós pecamos porque somos pecadores, faz parte de nossa essência de nossa herança.

Aí veio o último Adão.

Jesus, o Deus que se fez homem e aceitou ser a moeda de troca por nós. O sacrifício máximo, o preço do sangue de um justo e imaculado homem. A esperança havia nascido em carne e osso, a salvação era agora uma pessoa viva o futuro de toda humanidade recebia uma segunda chance.                      ---- Quem quiser ler na Bíblia----

Ele morreu por nós, pagou o preço que  tinha de ser pago e nos livrou da dívida herdada de Adão.

Nós deveríamos a Ele nossas vidas, pois fomos compros por Ele e mediante esse fato a nossa escravidão, seria desde o nascimento. Contudo a morte do ultimo Adão foi sacrifício de amor e não de barganha, foi oferta generosa e não seqüestro.

Vem quem quer.
Não há obrigatoriedade ou dívida, nada de cobrança. Tudo muito acessível e simples, feito na luz e no amor, claro que seria assim da parte de Deus, sempre nos ofertando a escolha, a volição e a liberdade total.

Se há em você uma paz e uma segurança que te habitam, se a tua liberdade te faz bem e te cura; natural desejar seguir o libertador, brota de modo muito espontâneo essa decisão.

Toda conversão e entrega a Cristo vem da gratidão e do amor, quem se converte ao medo se converteu a religião não a Deus.

Quem foi liberto quer libertar outros, quem foi pacificado quer pacificar outros, quem foi curado quer curar outros e a dinâmica segue assim, pois se fomos libertos de modo gratuito, logo, a lei da troca equivalente fica alterada e o custo da libertação também se torna gratuito.

Use o conhecimento que liberta e liberte outros, não seja egoísta e divida oque recebeu.

Tudo está em Cristo, somos um em Cristo.Deus fez tudo, logo, tudo está nele, (leia o absurdo de Jesus Cristo),  então, o preço pago por nós foi do sacrifício de tudo que é, foi e será. Deus em forma de homem era a condensação da existência e muito além.

De graça a graça nos visitou, e de graça podemos compartilhar graça com os que vivem na desgraça.

Seja um alquimista da vida. (hahaha)

Transmute a doença do pecado em cura da salvação, faça do chumbo do pecador o ouro do perdoado, mude o grafite da condenação para o diamante da libertação.

O preço já foi pago por você, basta que você divida com os outros o segredo da riqueza infinita. Jesus Cristo o Filho de Deus.

terça-feira, 23 de junho de 2009

O ABSURDO DE JESUS CRISTO

 

 

 

TUDO NÃO CABE  EM UMA IMAGEM, MAS CABE EM UMA PALAVRA: TUDO.

DEUS NÃO CABE NO TUDO, TUDO CABE EM DEUS.

Não é papo de bêbado, nem conversa de gente drogada, muito menos papo de filosófico de desocupados.

Deus pra lá e Deus pra cá, entretanto, o que de fato tanta gente chama de Deus não faz sentido, a palavra para designar o Altíssimo virou bala 7 belo, esta na boca de todo mundo. Deus me ajude a colocar um silicone, Deus ou um cirurgião ? se Deus quiser depois de ser livre eu ainda roubo um banco; Deus me ajude a vingar essa tragédia;  A voz do povo é a voz de Deus, Imagina o povo cantando Kalypso e Deus junto..

O que mais me chama atenção de todas as doideras, é a da teologia; estudo de Deus theos logos,  a coisa ficou tão sem controle e ridícula que Deus agora virou sapo, pronto a ser aberto e estudado,  virou amostra, virou experimento humano, virou objeto. Se reconheço que há uma ciência que estuda Deus, então coloco como objeto daquela ciência Deus.

Mais ou menos como quando o chapolim toma suas pílulas de nanicolina, encolhe e fica pequenino e dai pode se esconder em caixas e coisa semelhante, vivendo um dia de rato.

Deus deve ter tomado uma overdose brutal de nanicolina pra ter virado objeto de estudo da teologia.

Mas o absurdo maior não vem dos homens, vem sim do próprio Deus. Como assim ? Deus e absurdo, numa  frase só ?

Sim, o absurdo de Deus.

Deus não existe !

Se eu afirmo que algo existe, parto do princípio que essa coisa habita e se vincula ao espaço-tempo, ou seja, as leis da existência.

O ser que existe se limita a tempo, velocidade, massa, substancia, espaço e tudo mais.

Além disso tudo o ser existente , obrigatoriamente, veio de algo anterior ou foi chamado à existência do nada.

Em um exemplo bem bobo, ou o coelho veio da coelha, ou , veio da cartola mágica .

Deus não existe, e, ainda bem que não existe, se existisse seria qualquer coisa menos Deus. Seria um Inri Cristo.

A existência está em Deus, ela foi criada por Ele, foi gerada nEle.

isso tudo que disse até o presente momento não é algo novo, desde antes dos sacerdotes hebreus já se tinha esse conceito.

O conflito veio quando um jovem de judeu, nascido de mulher, carpinteiro e sem nada de pompa, de uma região discriminada e ainda por cima órfão aos 13 anos de seu “pai”.

A pegadinha cósmica que veio ao mundo com nome de Jesus Cristo.

Isso tudo na época equivaleria  hoje, exemplificando muito ralamente, a um jovem do Nordeste brasileiro, pobre, filho de mãe solteira e andarilho.

Daí chega esse jovem e diz :

-Eu sou o filho de Deus!( oque na cultura judaica equivale a dizer que se é Deus)

Os líderes religiosos e muita gente acharam isso ridículo , e de verdade, se eu e você usarmos o bom senso, formos racionais e lógicos, haveremos de concordar que certos estavam os líderes religiosos.

Além de se dizer filho de Deus, repito : oque na cultura judaica equivale a dizer que se é Deus. Esse mesmo jovem afirma:

-Eu sou: o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao pai senão por mim! (João 14)

Não é por acaso que Jesus diversas vezes, antes de ser crucificado, sofre atentados e ações terroristas contra sua vida.

Batendo na cara de todo o sistema religioso da época e fazendo de si,  de uma pessoa de carne e osso a verdade e o único caminho ao Deus pai.

Esse jovem andava pela Judéia e Samaria, (gente que se odiava), falava e festejava com cobradores de impostos, tocava coisas chamadas impuras, como doentes,  mortos e mulheres em período menstrual.

Fazia milagres, libertava endemoniados, curava e tudo que fazia era com muito amor. Agindo com muito respeito, sempre colocando a necessidade dos outros antes das suas próprias.

Tinha um bando de doidos que o seguiam, a quem ele ensinava com paciência e tratava como irmãos.

Esse homem é Deus, tudo oque foi , é e será. Bem ali na frente deles, comendo pão, juntando espigas, bebendo água, dormindo, sentido frio e cansaço físico.

Absurdo ! Realmente absurdo, contudo, a fé nem sempre é amparada pela ciência humana ou pela religiosidade, por isso que o evangelho chama Jesus de loucura para os gregos, (racionalidade) e escândalo para os judeus,(religiosidade).

Eu creio nesse homem absurdo, na verdade minha vida não faria sentido sem o absurdo de  Deus vivendo em mim, ainda bem que Deus não existe, ainda bem que quando existiu em forma de homem foi crucificado. Não fosse assim Jesus estaria fora de mim e não dentro de mim, seria amizade limitada e exterior.

O absurdo mais gostoso de se crer, a loucura mais deliciosa  a que podemos nos entregar, viver pelo ridículo, obedecer ao que não se vê, amar aquilo que mora dentro de mim e  do meu próxim. Ser assim,  ridículo como Jesus e dizer com toda tranqüilidade:

- Deus habita em mim, se eu olho pra dentro, não há dúvidas de que o Altíssimo está aqui.

Se você tem dúvidas se Deus habita ou não dentro de você, faça o seguinte:

Fale silenciosamente com Deus e diga:

Deus eu lia que você pode habitar corações humanos, mas eu tenho dúvidas sobre meu próprio coração. Por favor Deus eu te peço, venha com seu filho em espírito e habite em mim. O absurdo de seu filho Jesus ser Deus não é mais um problema para mim, eu creio na loucura do seu amor.

Deus te peço que me faça dia a dia afirmar mais, solidificar mais as verdades insanas de Deus dentro de mim, fazendo da minha vida ,eterna amizade contigo, andando pela peregrinação da vida sempre ao teu lado.

Não precisa nem dizer amém, (risos), diga se quiser.

Essa oração que escrevi não tem poder nenhum nela mesma, não é simpatia, nem mantra ou coisa do tipo.

Diga estas palavras, ou molde as à sua necessidade, mas ao dize-la, faça-o com seriedade e significado, não crendo que vai receber, mas sabendo que já recebeu , antes mesmo de orar.

A oração é mera confissão de você para Deus do que Ele já sabia.

Viva o absurdo a cada dia, conheça cada vez mais o abismo de amor que é Deus, ande despreocupado, até porque de agora em diante você pode dizer com toda verdade:

Quem está comigo está com Deus, porque eu e Deus nunca nos separamos.

Abração.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

ESPELHO OU PÔSTER ?!

 

 

QUANDO EU ME VEJO DE UM MODO, E O MUNDO DE OUTRO.

Seja em uma ótica que vai além ou aquém, via de regra nos reconhecemos de um modo bem diverso e distorcido da realidade, muito raramente há entendimento e reciprocidade, entre aquilo que chamo de auto-imagem e o que realmente sou.

Longe de  um ataque de nerdice, mas o exemplo do filme MATRIX mostra esse conceito de um modo muito didático, quando frequentemente os personagens se transfiguram, de seres maltrapilhos e guerrilheiros em modelos que acabaram de sair da sabatina estética de um desfile.

O Neo,(keanu Reeves), da ilusão da matrix é uma pessoa e o da realidade outra.

Contudo se pensarmos bem, veremos que mesmo no caso exagerado do filme citado, há uma certa facilidade de contrapor oque penso e oque sou, fica fácil demais se enxergar em meio ao entra e sai da realidade e ficção dos dois mundos, os personagens nem sequer se assustam mais com as diferenças gritantes, depois do transcurso de certo tempo.

A visão do eu verdadeiro, para nós que inda não saímos da Matrix, é uma miragem desértica, cena de beduíno com  sol quente, areia e tudo mais. Mesmo nestes vislumbres raros e místicos, a qualidade da imagem fica muito comprometida e questionável, no máximo eu sou agraciado com uma noção muito rala e funkeira do que realmente sou.

Como lamber uma espiga  de milho com casca e tudo e depois descrever o gosto de uma pamonha.

O fato da distorção nossa de cada dia é incontestável, mas, mesmo nessa pandemia ocular, existem os mais adoentados dentre os adoentados, gente que se destaca na média da desgraça visual.

Fazendo de sua auto-descrição uma construção tão distante quanto alienada. Gente que se considera:

Justa, correta, santa, bela demais, sempre jovem, sempre viril, sempre reprodutora, sempre capaz, limpa, sábio, conhecedora,…Uma síndrome de Berlusconi.

Há também os que se dizem muito mais corroídos do que realmente são, gente que se vê no excesso da falta, gente que vê feiura na beleza, que vê burrice na erudição e que sempre se destrói, sempre se refere a si mesma na perspectiva suicida, vivendo essa vida de inseto.

Qual o pior caso ?

Os dois são igualmente danosos e perigosos, como toda distorção o é. A mentira do ser além, no entanto, apresenta um perigo a mais, apresenta o perigo de não se achar necessitado de ajuda, muito pelo contrário, você se acha capaz é de ajudar os vermezinhos humanóides que convivem com você.

O perigo do Plus de mim mesmo é causa geradora de déficit o tempo todo, sempre sou devedor dos outros e de mim mesmo; lógico, pois se vivo uma vida que vai além de quem sou, se sempre me vejo o nota 10, se sempre sou campeão, se sempre sou o tal,…oque falta na subtração entre a realidade e a minha verdade, é um saldo negativo. Vivo da agiotagem da mentira, pagando o juros do cheque especial de mim mesmo.

O cidadão que considera se pior do que de fato é, aceita que está doente, consegue até confirmar e concordar com suas mazelas, não vive de esconder as chagas e de olhar para os outros sempre com olhar de cima.

Aqueles tipos como Hitler, sempre penteados, bem vestidos, cheio de palanques e megafones, mas doentes até o talo, malditos em sua existência, danosos a si e ao mundo que os rodeia, gente que não mede custos, quando o esforço é a moeda do outro, mato, roubo, minto e faço tudo com sorriso no rosto, porque o meu fim justifica o meio assassino e covarde, minhas prerrogativas, meus sonhos, meu, meu , meu e eu , eu , eu , eu ,…

Hitler amava se cercar de deficientes e pessoas mutiladas, odiava dividir atenção. Certa vez ele mandou que sua esposa,(de aparência), Eva Braum, fosse retirada das listas de jantares em que ele fosse, o motivo é que ela era linda e sempre chamava mais atenção que o grande Adolf Hitler.

Esse tipo de gente nunca se viu de  verdade, nunca possuiu espelho ou sequer se fitou no reflexo da água do vaso, sempre viveu de pôster, fazendo edições e alterações em sua auto-imagem  no photoshop da arrogância.

O problema oftalmológico da alma humana é  a comparação, muito esporadicamente eu me olho de frente pro espelho, prefiro olhar em 45°, vendo o outro, notando nele oque me sobra ou oque me falta.

Sempre sobra ou falta, claro, são seres distintos, não há sequer um longínquo eco existencial. Sou mais forte ou mais fraco, mais inteligente ou menos inteligente, mais justo ou menos justo, tudo mais e tudo menos, sempre dependente da comparação, da curva do gráfico, da estatística de mim em relação aos outros.

Deixe de mais e menos, não seja mais ou menos isso ou aquilo, seja apenas isto e aquilo. Não mais ou menos feliz, apenas feliz, não mais ou menos bem sucedido, apenas bem sucedido. Se quiser fazer comparações faça com você mesmo, no sentido de se olhar e ver oque cortar e oque acrescentar, mas sempre de modo sadio,  tranquilo, profilático.

Mais aí vai uma, sempre que precisar olhar pro outro, olhe com os olhos dele. Faça essa mudança sensorial, mude a perspectiva, não faça leitura do outro com os seus próprios óculos, não, na medida do possível olhe com as lentes do outro.

Fazendo assim, de modo certeiro é possível afirme que um novo mundo se abre a sua frente, seres que você julgava de uma maneira assumem contornos totalmente novos, vocês entende melhor, vai além do simples: Oque ele é , e passa ao por que ele é. Você vê além.

O importante pra se viver melhor é não se tumultuar, não se sobrecarregar de pesos desnecessários e bugigangas. Seja apenas você mesmo, na caminhada da vida procure sempre olhar para dentro de si e discernir as coisas que deixaram de ser úteis.

Peregrinos não carregam mudança, apenas o extremamente necessário. Quer maior peregrinação que a vida ?

Cada vez que me olho com olhar saudável, vejo coisas a deixar e a melhorar, aceito como incentivo as conquistas e como desafio as derrotas.

Em suma: não faça de sua vida um passeio na casa dos espelhos,( aquela cheio de espelhos doidos e engraçados), não vá além ou fique aquém. A vida de quem vive pela imagem, é mais pálida e virtual que a vida de seu próprio reflexo.

Lembre-se de Jesus que não julgou ou repudiou a mulher adúltera, prestes a ser apedrejada, mas que sempre denunciou a falsa moral dos fariseus e saduceus.

Deus prefere a verdade do seu pecado do que a mentira da sua santidade.


VIVA A VERDADE! fora do terreno da verdade não há vida.

domingo, 21 de junho de 2009

SENDO O PRÓXIMO DO PRÓXIMO E MAIS PRÓXIMO

 

TANTA GENTE PERTO E MEU PRÓXIMO TÃO LONGE.

Melhor que ficasse no discurso, que me deixasse tranquilo e no meu canto.

Entendo um pouco sobre problemas ambientais, mas deixo o trabalho pras ONG´s e pros naturebas, acho importante que a fome seja erradicada e dou todo meu apoio, bem de longe,  da poltrona, mas dou. Sei que cada vez mais pessoas estão desabrigadas por eventos cataclísmicos naturais, que bonito ver esse povo da cruz vermelha ajudando essa gente miserável, onde está Deus ? Será que Deus não vê essas coisas acontecendo ?

O texto acima poderia ter saído de muitas bocas, inclusive da sua e da minha, argumentos como os que colocamos de modo exemplificativo acima, são comuns nas mentes de muita gente.

Gente que jura ser boa, misericordiosa e tudo mais; entretanto ao viverem uma situação em que precisem agir efetivamente e não só falar, tais seres corajosos de boca e covardes de coração, fogem e esperam que outros acudam o necessitado.

O cristianismo é muito bom nisso, dizer um monte de coisa sobre amor, amar o próximo e tudo o mais, parindo muitos seguidores que repetem a tabuada da bondade, mas dificilmente põe a prática o famigerado amar ao próximo.

Afinal todo mendigo é vagabundo, todo bêbado é filho do diabo, todo drogado não passa de um pilantra e pobre é pobre porque não sabe cuidar de dinheiro mesmo. Todo acidente foi burrada, toda tragédia foi pagamento pelo descuido,…

Tudo muito bem explicadinho e com tabelas cartesianas de ação e reação.

Parece que Deus elegeu os cristãos como investigadores dos eventos alheios, catalogando e explicando tudo, tentando ao máximo mostrar que Deus não foi o culpado, nem ninguém mais além das vítimas foram culpados.

Na hora da necessidade ninguém quer estudar causa e consequência. Quer ajuda e ajuda o mais rápido possível.

Seria como se um médico, vendo um paciente recém esfaqueado ,começasse a perguntar-lo sobre os motivos da briga e de detalhes do ocorrido, depois disso começaria explicar o porque da facada e como a faca entrou e quais os danos da facada  naquela parte do corpo, passaria por explanações fisiológicas e químico-físicas e por final faria, uma bela e triste análise social da violência no Brasil.

O paciente morto, reproduziria o discurso do médico no céu ou inferno.

Quem esta na lama não quer saber das biologias ou reações de substâncias daquele material, quer sim sair da lama.

Contar sobre teorias econômicas e processos históricos de pobreza no  Brasil para um miserável, retirante nordestino não o fará saciar a fome e sede, ou sequer se sentir melhor.

Como quem ao atender um pedinte no portão, nega-lhe comida e água, mas diz um Jesus te ama, pro miserável faminto e aleluia, louvado seja Deus, falei algo de Deus para aquele pecador, talvez se ele se converter e se tornar como eu me tornei, Deus o abençoe. Alguns mais ousados até emendariam um versículo no estilo de Deus me chamou para se cabeça e não cauda.

Cômico e real.

Miserável, mentiroso, nunca conheceu a Deus! e quem afirma isso não sou eu, é João em sua primeira epístola capítulo 3, quando faz ali um parâmetro do que é realmente ser filho de Deus.  LEIA MAIS.

O meu próximo vive em noticiários de lugares onde nunca irei, meu próximo é narrativa, foto, vídeo, testemunho e nunca é real, meu próximo nunca está por perto, nunca estou próximo ao meu próximo. Sempre atribuo minha misericórdia e piedade a fatos muito absurdos, chocantes e principalmente distantes de mim.

Esqueço das necessidades mais distraídas, como a do copo de água, da companhia, do respeito, da visita ao enfermo, de ouvir o aflito, de lembrar em oração dos outros, pedindo pelas lutas e dores  do meu semelhante.

O próximo fica próximo quando : visto, sacio, mato sua sede, visito, curo, assisto, dou suporte, transporte, empresto, dou, carrego, limpo, abraço,…

É na pequenez do copo de água, do abraço, do ceder meu assento no ônibus, do ajudar quem derruba coisas no chão, do ensinar o destino ao perdido, e por aí vai. O próximo vai ficando cada vez mais próximo e próximo de outros.

Meu próximo é de carne e osso.

Fazendo pelos outros sem esperar receber nada em troca, vendo naquele ser humano um dos  pequeninos de Deus.

Faço o bem por que dentro de mim há uma fonte de bondade, eu sou nascido e gerado do bem.Fazer o bem é oque eu sou , seja na igreja ou em casa, na rua e no trabalho eu sou alguém que faz o bem e que ama o semblante desconhecido, que chama de irmão a quem nunca se viu, que trata como amigo a quem fede  pinga.

O complicado é que muita gente jura ser de Deus, mesmo sendo um verdadeiro filho do diabo na vida dos outros,.

Tratando a todos com inferioridade e se achando santo, separado, cidadão do reino dos céus, mas esta enganado coitado, não importa em quantos cultos ele vá, quantas celebrações religiosas participe, pode ser batizado, ter cargos na sua religião ou viver uma vida mentirosa, santificada pela aparência e salva pelo engano.

Gente assim é como palha, uma hora acaba sendo levado pelo vento e ninguém se lembra delas, alguns até agradecem sua ida, viver de mentira é fazer castelos de cartas, é apostar em cavalo manco, colocar a esperança  em sombras.

Todos somos o próximo, todos somos capazes de oferecer e de pedir ajuda. Irmanando-nos a quem nunca vimos.

Quem faz o bem espalha esperança, semear bondade e com certeza colhe aquilo que plantou, muito além de colher para si, deixa sem perceber um trieiro de frutos, que germinam nos terrenos mais variados, o bem sempre é abundante, sempre frutifica para além de quem o semeou.

O fazer o bem não tem nome, cor, idade , povo ou placa de templo; faz o bem anonimamente e sempre tranquilo, consciente de que a bondade que dele flui, não é dele, nem para ele, reconhece o dom de Deus. Nunca toma pra si os louros de seus atos.

Deus vê sim todas as calamidades, sabe de cada moléstia, dor, pranto, desespero,..

Deus está sempre pronto a atender, o duro é que nem sempre nós aceitamos a ajuda de Deus, queremos algo diferente ou espetacular, muitas vezes não há mesmo oque se fazer além de derramar lágrimas e seguir em frente, pois, quem conhece a Deus sabe que Deus é Deus de alegria e tristeza, de ganho e de perda, de nascimento e de morte, de tempestade e de calmaria, de seca e de chuva. O duro é que o cronograma ade Deus dificilmente se encaixa nos meus planos.

Contudo, sempre que possível, seja o veículo de Deus na vida das pessoas, torne-se o próxima de quem mora ao lado e prove aos que te cercam, sem palavras, que a bondade ainda existe e que Deus mora dentro dos corações.

Próximo de Deus, me torno o próximo do meu  próximo e o ciclo vicioso de proximidade, se estreita cada vez mais, até que eu não veja distinção do que chamo é meu e do que é de Deus e do que é do próximo. Tudo é meu, veio de Deus e serve ao próximo.

Um forte abraço em você que mesmo de longe, lendo esse texto se sentiu mais próxima.

sábado, 20 de junho de 2009

SENHOR JESUS LIXEIRO.

 

 

 

QUEM DEUS PODE E NÃO PODE SER.

 

Eu estava em uma certa ocasião observando uma aula para crianças em um culto cristão, eu deveria ter em torno de 13 anos de idade e estava por ali, fugindo da reunião principal, tentando me disfarçar objetivando poder permanecer ali, com as crianças.

A professora uma senhora casada mãe de dois filhos, ensinava sobre Jesus, dizendo que ele é filho de Deus, que veio para nos perdoar e para nos limpar do pecado, contou em uma narrativa bem simples e primitiva sobre a sujeira que era o pecado e como, Jesus Cristo poderia limpar o pecado de cada um de nós, retirar o lixo , a sujeira que existe nos corações humanos.

Entre as crianças a quem a professora ensinava, estava seu próprio filho, um garoto de 10 anos ou pouco mais, muito boa criança, obediente e sempre atento as coisas de Deus, um garoto gente boa e que conhecia Deus. Esse menino achou o máximo a coisa toda de Jesus nos limpar e retirar o lixo de nossos corações.

Esse menino então disse com um sorriso no rosto:

- Mãe, então o Sr. Jesus é como nosso lixeiro ?!

Dizendo isso com muita naturalidade, perguntando como quem já sabe a resposta.

A mãe/professora do garoto, mudou de semblante na hora e o repreendeu, duramente, dizendo:

- Não diga uma  coisa dessas ! que coisa é essa de Jesus lixeiro,que você disse? Agente tem de respeitar o Senhor Jesus.

O menino perdido e confuso e até mesmo um pouco amedrontado ousou dizer:

- Mas, mãe, se Jesus leva embora o lixo de nosso coração e o lixeiro faz o mesmo com o lixo de nossa casa, o Senhor Jesus não é como um lixeiro.

A mãe não deixou por menos, num ataque vociferante que misturava, suposta fé e chilique bradou com o garoto, ordenando-o para um castigo e para pedir perdão a Deus,  e ficar pensando no que havia dito.

O menino saiu já bem abatido e com início de choro, obedeceu e foi ao quarto, nunca mais se ouviu falar do Senhor Jesus lixeiro.

Curioso notar que ser lixeiro é coisa muito nobre e honrada, serviço duro, cansativo, difícil e que é feito por pessoas que sem mostrar o rosto, sem aparecer, fazem desaparecer de nossas casas e das nossas memórias, o lixo, o indesejado e o que não nos serve.

Lixeiro é profissão séria, feita por muita gente boa, gente de Deus, muito simples, muito pobre, mas muito trabalhadora e digna; lixeiro retira o lixo, mas nunca foi lixo e nem se misturou com o lixo, sempre tiveram nome, origem, coração, sonhos, relacionamentos, nunca foram coisa, nunca se tornaram o objeto de seu trabalho. O lixeiro e o lixo não se confundem.

Mas que diabo é isso de chamar Deus de lixeiro ?

Assinar a carteira de trabalho do Altíssimo como profissional do serviço de limpeza pública, impensável, ridículo, blasfêmia e por aí vai, na mente adoentada de tanta gente, inclusive da mãe do menino de nossa narrativa.

Deus nunca se importou com o RG dele na terra, nunca deu bola pras grifes humanas, pros status sociais, Jesus nunca  teve templo, nunca foi bispo ou apóstolo, não tinha equipe de segurança e assessoria de imprensa.

Era oque tivesse de ser aos que precisavam de seu socorro, aos doentes era cura, aos cativos de espíritos demoníacos era libertador, aos aflitos era consolo, aos rejeitados era acolhimento e tudo mais que se necessitasse ser , Ele era.

Cozinhou para os discípulos, lavou-lhes os pés, colheu espigas, pescou, foi carpinteiro, foi professor e foi de tudo, sem problemas com oque viessem a pensar, sem crises com opiniões alheias, sem o menor medo de se sentir menor ou menos importante.

Mas se fosse pra dizer a ultima profissão do meu mestre, eu diria como disse o menino:

-Senhor Jesus foi lixeiro !

Enquanto andou na terra, ensinou, curou, falou, libertou e tudo mais, entretanto foi na última hora, no sacrifício da cruz, que Ele muito amorosamente limpou todo o lixo que apodrecia nos corações humanos, foi nesse esforço de ultimo fôlego que ele de braços estendidos, lançou fora, no caminhão do esquecimento os sacos do  lixo do pecado, foi nessa hora cheia de suor, sangue, lágrimas e fedor. que nos limpou.

Todo nosso lixo foi colocado naquele caminhão do esquecimento, pra ser lançado no aterro sanitário da graça divina.

Daí Jesus, sabendo que havia terminado seu trabalho de limpeza, olha pra cima e declara:

- Está consumado.

Terminei essa limpeza, custou minha própria vida, mas esta limpo, esta aí ó, limpinho, novo e restaurado.

Ainda bem que Ele foi lixeiro, que nos livrou do peso acumulado de uma vida de entulhos, nos fez lembrar que podemos ser limpes e vivermos limpos. Se nos sujarmos, Ele continua a nos limpar.

Deus que sempre foi cercado de glória, por você e por mim, desceu ao lixo e nos salvou de vivermos como lixo e no lixo.

E  Senhor Jesus lixeiro,..

Se você já O conhecia, se já havia sido limpo, não seja egoísta, conte a outros sobre a sua limpeza, espalhe a narrativa do dia que você viu os sacos de lixo irem embora e o caminhão partir.

Não viva mais agoniado com o lixo, calma, o caminhão vive estacionado na porta da casa do seu coração, sempre que precisar apenas peça e o lixo é retirado. Não importa quão sujo, nojento ou asqueroso seja o lixo, Ele leva tudo embora com muito prazer, com muito amor e carinho.

Deus é: rei, senhor, medico, advogado, juiz, general,… e tanta coisa que agente julga importante. Também é marceneiro, viajante, simples, pescador, cozinheiro e lixeiro.

Ele não é só isso. Tudo que existe, existiu e existirá está nele, veio dEle  e não existiria sem Ele.

EU SOU!

Diz Deus a Moisés ao ser perguntado qual seria  seu nome.

Não diga a Deus oque Ele pode ou não pode ser na sua vida, viva pra Deus e consciente de que Ele é tudo que você venha a precisar e muito mais.

Não ponha de castigo e cale a voz sincera e infantil de seu interior. Não rotule de apócrifo ou blasfemo aquilo que soa estranho aos ouvidos. Muitas vezes a verdade se veste de absurdo e ridículo.

Cristo mesmo foi loucura aos gregos e escândalo para os judeus.

Viva cada dia grato e em paz, sabendo que se você existe, isso é dom e graça do Pai celestial.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

VIDA DE AQUÁRIO

 

VIDRO POR TODO LADO.

Compartilhar as coisas da vida, dividir fatos, relatar sentimentos e contar idéias. Atitudes que são normais s e comuns ao ser humano, seja num nível maior ou menor, fazer passar adiante a produção da existência humana.

O problema surge com as disfunções que isso pode acarretar, gerando um indivíduo que se expõe demais ou um que nada expõe. Tudo em exagero faz mal, o exagero é o desequilíbrio positivo ou negativo.

Antes da internet ter se tornado uma realidade bastante franqueada e acessível, já existiam os meios de aparecer e de compartilhar, claro que muito mais restritos e primitivos, contudo, o sentimento era de expor ao máximo de minhas possibilidades tudo que se referisse a mim. Haviam os disque amizade, as revistas de amizade por correspondência, os clubes disso e daquilo.

A vitrine era menor e menos nítida do que hoje e mesmo assim já fazia sucesso.

Com a internet bem no início, haviam uns sites bem mal produzidos de um ou outro fulaninho, haviam os canais de mirc por onde circulavam as cocotas e os playboys de cada canal, haviam os famigerados chats e a coisa ainda caminhava no neolítico virtual.  Ao saltos tecnológicos os habitantes das cavernas virtuais foram, adquirindo mais e mais ferramentas e chegamos ao período de descobrir vida fora da tribo.

Foi o tempo dos ICQ´s, e dos programas de FTP, trocar arquivos  e conversar por mensagens instantâneas, logo depois surgiram os fotologs e o aquário foi aumentando e o vidro melhorando de qualidade, cada vez mais olhos cercando o recipiente transparente.

Dos dinossauros que citei acima, vieram mais tarde os programas de troca de arquivo como napster, audio galaxy, ares, emule e muitos outros, do fotolog veio o Orkut e o ICQ foi quase todo engolido pelo MSN, e as paginas pessoais toscas, bem estas continuaram toscas, entretanto com mais luz e coisas de coisas de camelô, (tipo estas do meu blog hahah), a grande mudança das páginas pessoais foram a inserção e a divulgação de informação de qualidade e extremamente útil.

De modo que para quem sempre gostou de informação e desejava oferecer informação a outros, a internet se tornou uma ferramenta que supera um canivete suíço, dados tantos recursos e utilidades  justapostos.

O PERIGO.

A coisa toda da facilitação do acesso e da expansão das ferramentas, fez as pessoas irem mais à internet do que a internet às pessoas. Como por exemplo o fato de alguns usuários acessarem muito mais conteúdo pessoal, seja seu ou de amigos, conhecidos, do que propriamente a informação, a noticia ou qualquer que seja a data de natureza mais impessoal.

É o caso de quem vive no: Orkut, msn, myspace, face book ou sites de relacionamento. Estes usuários preferem mais o acesso a conteúdo de pessoas.

Isso costuma ocorrer muito fortemente em países de cultura miscigenada, dificilmente você vê esse comportamento entre europeus ou asiáticos, seja pelo fato de desses povos viveram mais comedida e reclusamente, seja por sua cultura ser de muita inibição. Tanto é verdade que sites como orkut fizeram pouco ou nenhum sucesso nestes ambientes.

O fato é que cada vez mais as pessoas estão vivendo a sedução de exporem suas vidas a Deus e o mundo; tudo muito de repente se tornou interessante e necessário, todo mundo tem algo a dizer, todas as fotos tem de ser colocadas a disposição de todos, meus relacionamentos, meus amigos, minhas conversas e tudo meu agora tem de ser seu, dele, deles, dela e assim vai.

Tem muita gente que o perfil de orkut é mais profundo, humano e significativo que a própria pessoa, a vida deixa de ser o motivo da interação e a interação passa a ser o motivo da vida.

Tudo que sou e mais ainda tudo que não sou, vive, respira e existe pra adorar e servir o meu status virtual. O cara muitas vezes é um feioso, cheio de espinhas e covarde, mas no world of warcraft ele comanda exércitos, destrói bestas e é lindo de morrer; a garota vazia superficial, bonitinha, mas extremamente pálida de alma; pega um trecho de poema aqui, outra frase de caminhoneiro ali e pronto, está feito.

Agora ela é um misto de Joelma do calypso com Jô Soares, algo tão deformado quanto inviável de existir.

Eu tenho que mostrar, tenho de falar, de aparecer, tenho de ser isso que não sou, tenho de alimentar esse monstro todo dia com tudo que eu puder ser ou fabricar.

Eu dou de comer e como, visito todos, faço amizades profundas em poucos minutos, amo fotos e me apaixono por páginas pessoais, leio tudo que alguém recebeu de mensagem, vejo quem esta namorando quem, quem largou quem ,…

O indivíduo tá ali, de quatro pra esse parasita, preso nesse aquário existencial, amando tantos olhos virados pra ele, achando que aquilo tudo é bom demais, fazendo da vida um comercial de si mesmo. Comendo vento.

Não há nada de errado em se comunicar, interagir ou seja lá qual for o contato humano. O erro é fazer do contato o motivo.

É como quem deixa de usar o telefone para conversar e passa a ligar pra meio mundo, falando do que não sabe ou entende, declarando amores para o disk pizza, tirando fotos com a drogaria e todo tipo de cena ridícula.

Sai dessa !

Se tudo que você tem a oferecer hoje está hospedado na internet, desista dessa vida e comece outra.

Todo ser humano é capaz das mais belas existências, toda e qualquer pessoa é portadora da possibilidade de uma vida incrível, cheia de significado e profunda. Não deixe que escravizem, que te façam ser oque os outros querem de você.

A vida é pra se celebrada e ser guardada, ser dividida com cuidado e valor, quem sai por aí se dando e se distribuindo , como portfólio, está lançando pérola aos porcos, está dando oque é precioso demais, para seres que não entendem essa preciosidade.

Não faça da vida uma revista Caras, não encare o dom da existência como material pra site.

Tudo é bom e nada é bom. Domine e não seja dominado, lance fora oque te faz mal.

Corte na carne, aperte a ferida e pule fora desse aquário. Você é gente, (eu espero risos).

Quem vive da virtualidade está fadado ao fracasso, tão claramente quanto quem vive submerso, somos seres da terra, da realidade, sensoriais em várias formas que sobrepujam somente a visualidade e a sonoridade.

Veja, ouça e também toque, prove,  aperte e faça da vida um espetáculo de vida.

A vida não espera ninguém.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

FILHO DE QUEM ?

(Muito lindinhos)

Paternidade é um tema de muita sensibilidade e complexidade,  carregamos marcas de nossa relação com os pais, sejam traços bons ou ruins, sempre há de existir uma conexão.

Ser filho nem sempre é agradável, muitos filhos desejam outros pais e muitos pais não desejam seus filhos; muitos episódios envolvendo essa trama complicada, desenrolam-se nos processos de investigação de paternidade, geralmente usando o exame de DNA, meio muito eficiente de se determinar com aproximadamente 99% de acerto a paternidade ou não entre dois seres humanos.

Caso interessante ocorreu nos EUA, quando uma mãe deu a luz por 3 vezes e ao se proceder o exame de DNA, 2 dos seus 3 filhos foram apontados como não sendo seus filhos, mais curioso ainda é que os médicos confirmaram terem feito o parto das 3 crianças, confirmando que a mãe era realmente aquela que o exame havia apontado; haviam até fitas de vídeo com cenas do parto, contudo, a promotoria com base nos resultados científicos, entendeu ser tudo uma fraude e separou as crianças da mãe e além de acusar e prender a suposta criminosa.

Os exames se repetiram por mais 3 tentativas, todos com o mesmo resultado, a negativa da maternidade; foi então que resolveram colher material genético de outras partes do corpo da senhora que jurava ser a mãe, fazendo assim uma bateria de testes e dano uma última chance de verificação do elo genético.

Os resultados foram tanto raros quanto assustadores, os laudos mostraram uma cena nunca antes vista, a mulher possuía 2 códigos de DNA distintos em seu corpo, de modo que se um mesmo exame fosse feito com partes distintas de seu corpo, havia grande chance de se encontrarem material genético de 2 pessoas completamente diferentes. Fato raríssimo e assustador.

O desfecho do caso foi a comprovação da mãe acusada de criminosa, ser realmente a mãe, contudo uma mãe que carregava em seu corpo o mistério de 2 DNA´s diferentes.

QUEM QUISER LER MAIS SOBRE

 

O problema no entanto ocorre quando a pessoa afirma ser filho ou não de Deus, pra isso não existem testes laboratoriais que possam comprovar ou  não uma afirmação de filiação.

Muita gente diz que ser filho é uma questão de religião, mas desta idéia apenas pode-se dizer que a pessoa seria filha da religião; outros afirmam serem filhos de Deus pelo seu traço genético mesmo, povo, nação e juram carregar a filiação divina no próprio sangue, curioso é que na certidão de nascimento não consta o nome de Deus. Outros ainda juram serrem filhos de Deus porque foram gerados num lar de filhos de Deus, educados e a vida toda ensinados neste ambiente, entretanto nesse caso Deus seria avô e não pai.

Deus é imaterial, transcultural, metafisico e vai muito além de traços sociais ou genéticos, logo, todas as afirmações acima não passam de balela, purpurina e não carregam em si qualquer significado verdadeiro de filiação.

Deus não limitaria sua paternidade, ou mesmo a outorgaria. Quem quiser ser filho seja bem vindo, quem não quiser fique muito tranquilo, não precisa ser. Simples assim.

A máxima de ter parentesco com Deus, não pode ser orgulhosa, vexatória, humilhante, separatista, rebelde ou clerical ; o divino não é assim, não coloca fronteiras, línguas, especificações, raças, épocas, classes sociais ou qualquer outro fator de divisão humano. Quem quiser que venha.

Perigoso no entanto é dizer ser e não o ser de verdade, viver de falsidade sobre si mesmo, contando aos quatro ventos ser gerado pelo celestial, e no fundo saber que tudo é mentira.

Pra não dizer que não flores, ou melhor de Bíblia, quem quiser leia 1 João: 3, veja lá por si mesmo as formas de se verificar a paternidade  ou não dos ditos filhos de Deus.

Ser ou não ser filho, não há o estar ou não estar filho, a coisa é visceral mesmo. Não há maquiagem para a verdade do ser filho de Deus, posso até me vestir, portar, viver exteriormente como filho de Deus, mas se a verdade de fora não for espelho da verdade de dentro, estou vivendo de modo adestrado.

Deus é amor, não estou falando da igreja evangélica não, tão falando do fato da constituição de Deus, do material de sua pessoa de quem Ele é. Sendo amor, se digo que sou filho do amor, tem haver em mim material de amor, existência, essência, verdade de amor na minha vida. Amor que é natural, não me esforço pra amar, fui gerado do amor, meu pai é amor.

Assim como o limoeiro não se esforça pra dar limões, faz isso muito tranquilamente e sem pressões,  é da natureza dos filhos de Deus o amor, o amar.

Diferentemente da mulher de nossa narrativa, Deus não carrega dubiedade ou duplicidade em sua constituição, portanto, não há sequer a desculpa de que sou filho do gêmeo siamês de Deus, ou que sou a outra metade da quimera divina.

Não há como viver a mentira de si mesmo, sou ou não sou .

Alguns traços fortes do DNA de Deus:

Bondade, inclusão, piedade, misericórdia, não julgar, amor, liberdade, singeleza, pureza, alegria, paz, reconciliação,…

O filho de Deus não quer se fechar, antes quer fazer do mundo inteiro seus irmãos. Não deseja tudo pra si ou se considera melhor, não se alegra com o inferno, mas espera encontrar até seus inimigos no céu, divide o que tem, ama sem querer nada em troca, abraço o mendigo, conversa e consola a prostituta, se compadece da viúva e olha pra humanidade com ar de saudade.

Não precisa se vestir, portar, comer, andar, falar ou filiar-se aos que dizem ser filhos do altíssimo, seja humilde e olhe pra dentro de si mesmo, se encontrar Deus, então fique em paz, você é filho, se não encontrar, peça a Deus em oração.

Ore pedindo pra nascer dEle, peça com a certeza de já ter recebido, diga aos céus que você quer ser cidadão de lá, descanse e se alegre depois disso, Deus não rejeita os sinceros de coração. Depois de se tornar filho, converse mais com seu pai, no íntimo fale com Ele, se quiser ler mais sobre Ele, leia os 4 evangelhos, aconselho a começar  por João.

Viva em paz e seja pacificador, deixe o amor e os perfumes de Deus saírem de você todos os dias, faça da sua vida diária uma certidão de nascimento celestial.

FIQUE  NA PAZ MANINHO.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

STRIP TEASE

 

 

 

STRIP TEASE,  o desejo de  ver o escondido.

Nada contra os adeptos do strip tease, até imagino que deve ser legal, divertido, excitante,..contudo, me pergunto sobre a verdadeira empolgação, qual o estímulo que leva homens e mulheres ao delírio ?

O ser humano sempre viveu fascinado pelo oculto, desde o princípio teve gosto pelo que não sabia e mais gosto ainda pelo que era proibido saber. O obscuro, sinistro, anti-natural, desafiador da normalidade e das leis naturais, ou seja, qualquer que fosse o mistério lá estava um curioso, rastejando para tentar decifra-lo.

Foi assim com os gregos, hebreus, egípcios, maias, celtas e com toda a humanidade até os dias de hoje.

O interessante é que com o tempo o fascínio é a própria obscuridade, o interesse se torna um fim em sí mesmo, a descoberta é algo que revela, mas acaba com a graça do mistério; não se quer realmente saber as respostas, o gostoso é ficar com o sabor de proibido e duvidoso na boca. Como quem bebe café e adora o gostinho que fica.

Quem vive de mistérios se aliena, nada que é verdade revelada, nada que está na luz, nada de comum e sabido o atrai mais, agora tudo que se quer é viver de trevas, sair da casa com janelas e viver em cavernas, abandonar tudo que me cerca e vagar errante pela vereda do desconhecido.

Isso pode soar como filme de Indiana Jones ou qualquer outro do gênero, entretanto o culto do mistério é um potencial de todo homem, do aventureiro ao bibliotecário, do médico ao açougueiro, da santa e da prostituta. Todos tem nos recônditos da alma um altar erigido ao oculto.

Uns chamam de hobby, outros de estilo de vida, outros de curiosidade, outros de religião,…mas todo mundo quer ler oque não foi escrito e achar significados sem signos. Isso se manifesta nos mexeriqueiros de Orkut, nos aventureiros de sites pornográficos, nos ávidos por conteúdo de misticismo, nos sedentos de teorias da conspiração e nos que buscam ouvir aquilo que Deus não disse.

O culto ao oculto é tão grande que o seguidor desta estrada, vive a engolir tudo e a consumir tudo que se relacione ao seu objeto de interesse, como um cachorro que engole sem mastigar, devora alucinadamente, consome e é consumido por seu vício, nada lhe basta, mais, mais,mais e mais ,…

Quantas vezes você e eu já não encontramos pessoas que só falavam de um assunto, geralmente com olhos meio aguçados, expressão inquieta, só falam de um assunto e dele sabem tudo, leram tudo, viram tudo e  investiram tudo; a pessoa acometida por esse devaneio julga as outras ignorantes, insensíveis, idiotas e miseráveis simplesmente pelo fato de não compartilharem dos mesmos interesses dele.

Gente assim vive sozinha, mesmo que encontre sua tribo, serão por essência ermitões e viverão para oque não vive, amarão ao que não ama e se agarrarão naquilo que é mais leve que o vento. Solidão, tristeza, arrogância, agonia e constante inquietação.

Muitos chamaram de paixão, filosofia, estilo, movimento e tanta coisa. Mas a paixão por arte nunca se apaixonou pelo apaixonado por arte; a filosofia nunca pensou no filósofo; o estilo nunca praticou o seu praticante; o movimento nunca deu a vida por seus integrantes e por aí vai.

No fundo sabemos que nosso desejo pelo oculto é fruto do meio vazio, do meu espaço infinito interior que eu desconheço, estudo outros abismos, porque o meu é profundo demais pra mim mesmo, vivo de grandes questões exteriores pelo fato de que as minhas questões interiores me metem medo.

Sei tudo sobre ritos do antigo Egito e nada sobre minha carência afetiva.

Dou palestras sobre filosofia estóica e no mesmo dia fujo de encontrar comigo mesmo.

Sou PhD em parapsicologia e não ouso olhar para os fenômenos dentro de mim.

Vazio que cobre vazio, dívida que não paga dívida, medo que não afasta medo,…

Mas hoje agente esta conversando sobre strip tease,…

Aliás durante um show de strip tease, será mesmo que a multidão quer ver a nudez ? ou será que quer saciar apenas a tara ?

A vida e nossas grandes paixões são como strip tease, agente fica doido pra ver oque já conhece.

Muita coisa e muita firula, muito rebolado, bocas e faces pro indivíduo atestar o óbvio. Que debaixo do pano tem pela e carne.

E você ? oque está debaixo desse pano que te fascina ? qual a substância que faz de você o bobo que se baba de vontade de saber oque já sabia ?

Todo mundo tem seu palco de strip tease na alma !

Qual o seu ?

terça-feira, 16 de junho de 2009

ORAÇÃO DE CRIANÇA

 

 

 

 

PAI DE CÉU OBRIGADO PELA MINHA MAMADEIRA.

Quantas vezes você já presenciou uma criança fazer uma prece ? Ouviu a comunicação entre esse filhote de ser humano e Deus ?

O homem inicia sua vida de modo simples, singelo, sincero e vivendo cada dia de uma vez, ama de uma maneira mais livre e aceita o novo com muito interesse, prefere brincar de tudo e se envolve na realidade e na ficção sem grandes dúvidas, o terreno e o espiritual são coisas muito próximas.

A consequência da ótica infantil sobre o mundo é  a de vivenciar as facetas da espiritualidade sem dicotomização com o material, a criança ora por seus  brinquedos e pede a deus por todos que conhece, agradece a mamadeira e coloca o divino em tanta coisa que para um adulto chega a ser engraçado.

Qual será a maneira correta ? Viver como criança ou como adulto ?

Oração é uma coisa que sempre intrigou o homem, causando lhe muita insegurança face ao seu ente divino; oque dizer, como dizer, quando dizer, onde e muitas outras questões parecidas com as citadas, perturbam o coração humano. O que chama nossa atenção é que nem sempre aquela pessoa viveu em tais dúvidas; a demanda começou quando ele ouviu que haviam ritos a serem seguidos, coisas e palavras específicas que criam uma força maior na oração.

Aprende também que não podemos dizer certas coisas ao nosso deus, aliás, muito pouco permite-se comunicar. Questões embaraçosas, sanitárias, sexuais e tudo quanto é “imundo”não pode ser assunto de oração, muito mais que isso, deve-se aniquilar totalmente citações de : poetas, musicas, livros não santos, ditos populares, linguajem cotidiana, sentimentos profundos e tudo quanto possa te fazer esquecer de deus.

A oração começa a se parecer com formulário. Oro 3 vezes ao dia e nos parâmetros da ABNT celestial ,(ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS), sempre entrego os formulários em 4 vias,(3 para a trindade e 1 para mim), como também respeito os horários e atribuições de cada repartição.

Eu mesmo conheci uma pessoa que literalmente orou exatamente a mesma coisa durante 6 meses, sempre do mesmo modo, horário, temas e até entonação de voz. Era engraçado e triste.

A pessoa acredita fortemente que pode ganhar de Deus na paciência, aposta suas forças na encheção de saco, em azucrinar o Altíssimo e espera que Ele escute suas chorumelas, até porque se não escutar eu continuo e continuo e continuo até que seus ouvidos divinos não suportem e eu vença Deus.

Deus não se irrita com os filhos chatos e birrentos, mas, como todo pai inteligente deixa a criança entender que , com birra e falta de educação não se chega a lugar nenhum. Deus não age assim por raiva ou retaliação, mas por amor e didática, tentando libertar esse adulto abestado.

Outra categoria de oração de adulto é a oração do escambo, da troca ou até mesmo da chantagem e seqüestro de Deus, o individuo ora querendo comprar benção: Se me abençoar com isso eu dou tanto pra tal templo/religião, ou, se me der tal bem material eu faço muitos jejuns, até que eu te agrade com minha fome, eu vou orar muito e vou fazer coisas que me contaram que Tu gostas muito.

A alienação é tão grande que o  cara confunde Deus com homens, vive o espiritual e o considera sujo e corrupto como o mundano, usa da oração como forma de coagir ou extorquir Deus. Como se o todo poderoso pudesse sentir medo.

A oração fica tão desfigurada, tão fora de sua proposta, que orar desse modo erado chega a ser pecado. Melhor nem mesmo orar se for desse modo.

Adulto ora pra um deus chefe, rico, poderoso e influente,..( um homem mais poderoso do que ele mesmo).

Criança ora pra um deus simples, legal, amigo e que entende de tudo,… ( um pai que ele não vê).

Orar deve ser um momento no mínimo gostoso, de ficar calado, deixar as vozes agoniadas do interior se aquietarem, de conversar educadamente e gentilmente com Deus. Falar como quem conversa com o melhor amigo, sem pudores, sem modos, sem formulas e rituais. Oração é momento de banho de cachoeira, é olhar e ver luz e água, limpando, refrescando e te mostrando muita vida.

Falar com Deus é momento de derramamento, seja pra riso ou choro, mas sempre com a certeza de que Ele está nos ouvindo, aceitando que Ele é Deus e sabe infinitamente mais do que preciso e oque quero, podendo eu receber ou não.

Minha motivação, meu amor e meu coração não podem estar condicionados  a receber coisas a ser atendido ou até mesmo a me fazer um humano poderoso, oração não gera nenhum x-mem. O poder nunca esteve em quem ora.

Orar deve ser momento de lembrar menos de si mesmo e mais do meu próximo, é hora de pedir pelas dores dos outros e agir com coração que compadece, é pedir pelos que me magoam e abençoar os que me amaldiçoam.

Oração nunca mata, deforma, destrói ou faz qualquer coisa vingativa, oração não é pedido ao mafioso que mate, roube, destroce aquele que me fez mal. Quem assim ora dirige suas orações a outra coisa que não Deus.

Orar deve ser espelho da vida, orando quem você é. Oração com máscara não tem razão de ser, Deus não abençoa maquiagem, não perdoa peruca e disfarces, na oração não existem agentes secretos, existe necessidade, desejo de conversar com Deus, porque Ele é Deus, porque O amo, minha esperança está Nele, estou submerso nisso tudo e não quero sair.

Criança é  pura, simples e acredita em tudo sem nem mesmo ficar pensando na lógica ou na possibilidade, para uma criança um milagre é coisa do dia a dia, o mundo dela é habitado de muitos milagres.

Cada mamadeira é um milagre, cada dia é um milagre, o sol nascer e se por é milagre, o trovão é um milagre que assusta, a chuva é um milagre divertido, o arco-íris é Deus brincando com gizes de cera. Cada coisa linda e misteriosa é motivo de espanto e de admiração profunda.

Adulto não, só vale o milagre se de alguma forma a ciência, a lógica ou qualquer outro dogma for desafiado, se o cego não voltar a ver isso não é milagre, se eu não ficar rico não é milagre, se meu carro sem gasolina não andar não é milagre e por assim vai,..

Deus, que está tão perto e cheio de milagres expostos para todos verem, não serve. Tem que ser feito com material da dor, da agonia, da ganância, do medo,…não que seja errado curar ou operar milagres para público adulto; errado é o olhar de quem não vê milagre nas coisas ao seu redor e na sua própria vida.

Milagre não é frango de padaria, que agente vê rodar e parece delicioso, mas nunca come ou se lembra se já comeu.

Seja uma pessoa que vive o milagre, faça milagres na sua vida mesmo e na dos outros. Acolha a quem precisa, ame a quem te odeia, ajude os necessitados, divida oque tem com quem tem menos, seja paciente, perdoador , abra os olhos para a vida e celebre cada dia de uma vez.

Seja um milagre.

Criança vive assim, adulto não.

Seja adulto: responsável, decidido, consciente, maduro e cheio das coisas boas de se ser adulto.

Seja criança: amiga, simples, singela, curiosa, sem medos ou receios e veja a vida.

Ore agradecendo por cada dia, cada pessoa, cada prato de comida,…

Viva como quem olha pra chuva e vê mais do que água caindo do céu.

Ore não olhando pra cima, mas pra dentro, ore sem palavras, ore na sua existência, removendo os muros que demarcam o meu terreno e o de Deus.

Ore e viva como criança.

domingo, 14 de junho de 2009

FIREWALL MENTAL

 

brainFire2

 

NÃO SEI , NÃO QUERO SABER E TENHO RAIVA DE QUEM SABE.

Quando a verdade é barrada nos ouvidos e desviada  da mente pelos filtros de “ segurança” do cérebro.

A verdade nem sempre é o problema em sí, muitas vezes as barreiras que criamos contra a verdade é que são o verdadeiro perigo, coisas que chamamos de preconceito, jeito de ser, filosofia de vida , tradição e muitas outras alcunhas .

O interessante, sobre o indivíduo com o cérebro coberto de peneira, é que ele jura que tudo que vai contra, além  ou aquém das coisas que se acostumou chamar de verdade é mentira, tudo que causa nele o menor desconforto existencial é motivo de ser vedado e esquecido. Como no regime militar de 60, o cérebro cria um esquadrão especial que tem por missão identificar e prender possíveis ameaças ao sistema e à ordem.

A pessoa esta afundada na lama, presa por todos os membros e ainda assim insiste em afirmar-se livre, ou está morrendo e sabe disso muito bem, contudo, bate no peito e declara estar na mais perfeita saúde. Isto parece ridículo, mas acontece todos os dias e toda parte. O sujeito quando se encontra perdido em suas verdades e as vê caírem por terra ,começa a agir como o caçador que caindo num poço de areia movediça, tenta se salvar puxando com as próprias mãos , os cabelos de sua cabeça.

A solidão de quem vive pra sí mesmo é tamanha que muitos já padeceram as doenças mais terríveis do corpo e da alma, simplesmente porque decidiu seguir até o fim, ileso na sua postura intelectiva.

Hitler ,segundo contam pesquisadores, era de extrema solidão e de hábitos de esquisitíssimos, vivia cercado por pessoas com deformações, acordava de noite gritando e depois ficava na janela falando pro nada por horas e pronunciando palavras de uma língua que não entendiam, abusou a vida toda de sua sobrinha e fez a pobre moça de tanto medo, saltar de cabeça na varanda da casa onde vivia. Uma pessoa que professava ensinos que levaram uma nação quase toda ao frenesi social.

Tudo que contrariasse o III Reich deveria ser eliminado, assim também muitos governos, religiões, grupos, familias e seitas agiram e ainda o fazem.

Ensinam besteiras sobre Deus, que Ele escolheu roupas adequadas, formas adequadas de falar, dias adequados para ser adorado, pessoas selecionadas para a adoração, musicas certas e erradas, pessoas dignas e indignas, cortes de cabelo, cor de unha, modelo arquitetônico de templos, dietas certas e erradas,…tudo no estilo HEAVEN.COM.

A verdade quando chega não invade a vida de ninguém, no máximo deixa a pessoa atordoada, zonza e em crise interior .

Dar o passo adiante é decisão individual. Simples assim.

Quando não se quer aprender, não importa quem seja o professor. A cegueira voluntária é terrível.

Já se perguntou do porquê da sua escolha automática diante de muitas situações ?

Já parou e reparou em padrões na sua vida ? De onde eles nascem ?

Qual a razão das suas escolhas e em que essas razões tem raízes ?

A vida não espera ninguém. Geralmente agente fica velho cedo demais e sábio tarde demais.

Como na letra da musica, é cedo ou tarde demais,…

Viva livre, inclusive livre de sí mesmo se você anda se atrapalhando (risos). Seja consciente da sua verdadeira natureza, quebre os espelhos que distorcem você pra você mesmo, seja aberto ao novo quando esse novo vier pro bem.

Não faça das suas verdades armas que venham a ferir, afastar ou  causar medo em quem está ao seu redor. Se for mesmo verdade aquilo que você crê, a verdade libertará; libertará a quem quiser liberto, libertará sem peso.

As marcas da verdade são a paz e a mudança pra melhor, se a sua verdade condena ou te faz pior, se te prende,… sinto muito, mas não é verdade. Chega de mentiras cômodas ou de meias verdades, seja livre e liberte com amor, cuidado,carinho e pureza.

Você até pode ter defeitos e falhas, mas a verdade não pode se confundir com você, não pode carregar a responsabilidade de suas atitudes. Não culpe a verdade de suas mentiras e covardias. seja verdadeiro consigo mesmo e assuma que você é quem tem chagas.

Apague o incêndio da sua mente, remova os filtros desnecessários e aceite ser livre.

A verdade diz:

-Sei, quero saber mais ainda e amo aos que ainda não sabem.

Pense nisso e se é a verdade que vive em você, perdoe os que vivem na mentira, conte a eles da verdade e faça isso com amor.

Tudo pode ser dito com respeito e cuidado.

Deseja saber, viva como quem não sabe e ajude os que sabem menos ainda.

sábado, 13 de junho de 2009

A PAZ QUE EU NÃO QUERO

 

 

 

Hoje pensei em postar um texto sobre quem se parece se e quem se é verdadeiramente. Mas não senti que fosse esse o objetivo do dia e também os últimos textos dão uma boa noção sobre o tema do ser.

Acordei inquieto e pensando oque escrever, sobre que tema tratar e fiquei nisso durante o tempo do banho e entendi depois de conversar comigo mesmo que hoje era dia de paz. Sábado é dia de paz ? 

Não, todo dia é dia de paz ! Hoje é dia de paz !

Paz não anda com documentos, guarda-chuva, calendário e relógio; paz é musica baixinha que pouca gente ouve, paz é cheiro de terra molhada, cheiro de chuva que o vento trouxe de longe. Paz é amizade comigo mesmo e com todos. Paz não sabe geografia, não tem cep ou ideologia. Paz é o binóculo que vê através do problema, é alçar vôo e ver de cima todas as coisas.

Como muita coisa boa e gratuita a paz acabou sendo de apelidada e taxada.

Há os que digam que ela está numa cena paradisíaca, uma bela praia, campos de florestas, lagos serenos ou coisa do tipo.

Há os que crêem que ela é conforto, um sofá muito aconchegante, belas moradias, carros de luxo, roupas, títulos, jóias, coisas de todo tipo que vão se ajuntando e soterrando o individuo que se vende por elas.

Há os que juram ser a paz uma terapia qualquer, um banho com sais, massagens e todo tipo de opções oferecidas por resort´se e spa´se.

E assim cada um chama paz como quer, vivendo em virtude da mentira da paz que não é paz.

Muita gente mata em nome da paz, se esforça trabalhando muito pra comprar a paz, vive relacionamentos difíceis em nome de paz, se muda de lugar em lugar por causa da paz. Tudo engano.

Tudo que for paz e for  exterior, físico, sensorial e assim por diante não é paz é devaneio. Medicamento podem produzir calmaria, sono, lerdeza, letargia mas nunca  paz.

A minha paz deve ser minha e pronto, deve me habitar e ir comigo onde vou, viver comigo oque quer que eu venha a experiência, trocar figurinha comigo, ser minha coberta no dia frio da solidão e na tristeza, não haver custo ou especificação.

A paz verdadeira ignora locais e momentos, se esconde de gente que a procura em materiais, não olha classes e divisões de nenhuma espécie e anda sempre junto do amor, misericórdia, amizade, auto-controle, esperança, solidariedade,…

O vídeo que postei hoje fala muito bem disso, a singeleza de quem nada tem e vive em paz e a agonia o desassossego de quem tem alguma coisa e a neurose da segurança. Paz agente vive no hoje,  só vale se for hoje  e tudo que tem data programada de início ou fim não é paz, é trégua. Paz se relaciona com vida, paz habita corações, paz não fala língua alguma contudo, se comunica pela luz dos olhos de um ser pacificado.

Paz é chorar sem medo é abraçar o mendigo, paz é se deliciar com pãozinho quente, é viver das mais sinceras gratidões, é olhar quem sofre e não perguntar oque ele fez para estar sofrendo, mas perguntar qual seu sofrimento e muito além de perguntar estender a mão.

Paz é acordar cada dia como quem acaba de nascer, é se maravilhar com coisas pequenas e simples; é rir de si mesmo. Paz não é estilo de vida ou filosofia, paz é vida. Quem não vive em paz, não vive !

Paz é inveja do poderoso, é a riqueza dos pobres de espírito é força que destrói e envergonha a iniqüidade. Paz é spray de pimenta no rosto dos perversos, paz é perdoar o mundo todo e a si mesmo.

Eu vivo em paz.

Paz que não chamo de minha, mas de amiga. Paz que vem de Deus.

“DEIXO-VOS A PAZ, A MINHA PAZ VOS DOU NÃO A DOU COMO O MUNDO A DÁ”. O próprio Jesus disse isso. João 14:23

Tudo que não for a paz verdadeira eu não quero.

A paz que eu não quero e a  que quero dividir com você.

Paz para você.