segunda-feira, 29 de março de 2010

COMEMORAR OQUE ?

O SENTIDO DA FESTA SEM SENTIDO.

Todos os anos o mesmo ritual: parabéns, muitos anos de vida, muitas felicidades..

E no ano seguinte o votos se renovam. Interessante que agente só insiste nas coisas enquanto elas não se realizam, afinal, ninguém fica torcendo pelo que já aconteceu, nem mesmo fica ansioso por fato passado. Aplicando essa verdade à nossa vida, quantos aniversários você realmente queria ter comemorado, e quantos desejaria ter festejado na singularidade da solidão e da auto-reflexão ?

Nem tudo é festa !

De que adianta viver uma vida baseada em votos, que não se aperfeiçoam ?

Não fosse só o peso da pessoa ter de viver recebendo os  parabéns ( pelo oque ?) e os votos de felicidades e prosperidade, existe certa maldade em se desejar à alguém que a vida marcada de não realizações se prolongue no tempo. É perverso o famoso: muito anos de vida, quando nem o sujeito que vive aquela vida assim deseja.

Você deve estar incomodado com o post morocoxô de hoje, e dizendo consigo mesmo: nem sempre é assim! De fato, os que diariamente andam com Cristo carregam em sí sentido de comemoração, mas  os parabéns lhe são propriedade ou merecimentos próprios, contudo, parabéns a Ele, a Cristo que verdadeiramente trouxe-nos sentido à vida.

Há também o fenômeno muito comum e perdoável daqueles que , apesar do amor, da consciência e da paz que procedem de Deus, acabam se desesperançando da vida. Foi o caso de João Batista, que mesmo sendo quem foi, A VOZ QUE CLAMA NO DESERTO, mandou perguntar a Jesus se Jesus era mesmo  o messias.

Cristo entendia a dor de João, de preso, condenado à morte, sentenciado sem direito, sem lei e sem ter cometido nada de errado; apenas foi vítima da devassidão de Herodes; ao passo que à pergunta de João, Cristo não responde: se era ou se ou não era o messias, apenas manda dizer que os cegos recuperam a visão, os surdos ouvem , os coxos andam e multidões são curadas.

Implicando num exercício de trazer ao coração de João as verdades enfraquecidas, as esperanças perdidas e as certezas relativizadas.

Mas oque tem isso a ver com aniversário ?

Tudo !

Ora se Cristo não nascer em nossas vidas, a ponto de ser uma âncora de certeza e confiança em Deus, se dia a dia não houver vida em nossas vidas, mediante o diuturno labor do evangelho em nós, então o relógio parou, ninguém viveu um ano, nem sequer um dia. Não há tempo !

Aniversário vazio e sem discernimento é a alegria de confeitarias e dos amantes de bolo, salgadinho e refrigerante grátis , só isso ! 

No entanto, se há sentido, se há entendimento, aí sim é festa, é comemoração.

Acima de tudo é ser possuído por um profundo e gracioso sentimento de não merecimento e gratidão profunda a Deus, pelo presente da vida, da paz , do amor e infinitos mais.

E você vai comemorar oque ?

quarta-feira, 17 de março de 2010

A TIRANIA DA VAIDADE

A DIFERENÇA ENTRE O ESSENCIAL E O ACESSÓRIO.

“ Vanity is my favorite sin” ( vaidade é meu pecado favorito), é uma das falas do personagem interpretado por Al Paccino no filme Advogado do diabo.

De fato, antes que houvesse o diabo para tentar, já havia a vaidade para tentar aquele que se tornaria o diabo, ou seja, a vaidade é o diabo do diabo !

O duro é que nem sempre a vaidade é perceptível, na verdade quase nunca ela se apresenta caricata, clara ou facilmente identificável, a vaidade é uma moça de pés suaves e voz mansa. Cheia de esperteza e argúcia, aprisiona os corações incautos.

A vaidade é tudo aquilo que eu tenho certeza de que preciso e que na verdade não me é nenhum pouco essencial. Vaidade é a maquiagem da existência, é a árvore de natal do ser, cheia de penduricalhos e coisas do tipo. Lindamente vazia e desnecessária.

A vaidade é a grife mais antiga da história do universo !

Num outro aspecto, a  vaidade quase sempre é ligada ao seu aspecto físico, deixando a imagem mental de seres que cultuam sua existência física, pessoas que se escravizam em nome de corpos, marcas, formatos, odores e tudo quanto seja aprazível aos sentidos mais primitivos do homem; no entanto, existem bilhões de outras formas com que a vaidade possa se apresentar. Por exemplo:

A vaidade santa, aquela coceirinha angelical que muitos sentem e acham que é DEUS fazendo-lhes cafuné na alma. Gente que menospreza a tudo quanto fuja das suas noções de DEUS e de santidade, e que se considera pura, perfeita, santa…Como foi no caso de lúcifer.

Existe a vaidade da humildade, sim, o sujeito sente orgulho de ser humilde, sempre quieto, rosto meio abobado, tentando projetar certa simplicidade, um franciscano da existência, e que diferentemente de sua fase e de sua conduta exterior, o seu coração é cheio de podridão e luxúria.

Há a vaidade intelectual, essa é poderosíssima. A vaidade intelectual é uma droga pra vida toda, e que faz da vida toda uma droga. Ela vai empurrando seus escravos cada mais fundo na espiral da vaidade do saber, vai isolando-o dos outros seres humanos, separando a suas escolhas, determinando com quem ele pode e não pode falar,… Aí surgem as sombras de seres que já foram humanos, mas que agora são enciclopédias ambulantes.

Não importa que o gênero ou espécie de vaidade, o fato é que todo ser humano que já pisou por sobre a terra, exceto Jesus, sofre, sofreu ou sofrerá de alguma sorte de vaidade. Não há escapatória !

Oque existe como antídoto é a palavra de DEUS e a oração, um constante orar e vigiar que se transforma em consciência e  me ajuda a identificar de modo mais rápido a vaidade.

Só a luz de DEUS em nossos corações consegue nos mostrar  onde está nossa vaidade. E quando a encontramos sempre existem duas constatações a serem feitas:

1) A minha vaidade onde está onde eu já esperava que estivesse, e com ela existem muitas outras vaidades em áreas que eu jamais suspeitaria.

2) A minha vaidade é sempre muito maior do que eu jamais pudesse imaginar, além de ser grande ela lança raízes profundas em todo meu ser, raízes que só o poder de Deus agindo dentro em mim pode tirar.

Portanto, não perca tempo e comece a observar sua vida com o olhar atento e vigilante do amor de DEUS, descubra por meio da voz do Pai Celeste: onde, em que, quão grande e até onde sua vaidade vai.

Não permita que a sombra tirana da vaidade reine em sua vida. 

quarta-feira, 10 de março de 2010

GRAÇA POR TODOS OS LADOS

OS LADOS DA GRAÇA, E A GRAÇA DOS LADOS.

Me lembro do tempo em que os jogos de vídeo-game eram todos 2D, tudo achatado, só com altura e largura, nada de profundidade, passados alguns anos, a coisa toda evoluiu e as imagens ganharam profundidade.

Quem dera a vida de todos seguisse o mesmo tino evolutivo.

Tanta gente que só vê em 1, ou 2 dimensões; principalmente quanto aos olhos espirituais.

O fenômeno da visão limitada é muito fácil de ser constatado, basta verificar se existe alguma circunstancialidade que permite ou proíbe a um dado tipo de percepção.

Por exemplo: quem só ouve DEUS pela voz de alguém líder, quem só crê que DEUS haja em um ou outro ambiente ou situação, quem só vive aquilo que crê dentro dos espaços religiosos…por aí vai.

Deus fez a vida para ser vivida plenamente, cheia de graça, de bondade, misericórdia, amor e tudo quanto tenha o DNA  do evangelho. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância, disse Cristo.

De fato há abundancia em tudo, basta que eu tenha os olhos, ou melhor , o olhar correto.

Quem vive com o corpo na terra e o espírito no céu  se vê cercado de graça – é graça na natureza, graça nos relacionamentos, graça no auto-conhecimento, graça na vida- e tudo quanto o rodeie, seja oque for, assume linhas de graça divina.

Basta que eu em desafie a conhecer a DEUS de modo pessoal, basta que eu permita ser descoberto e invadido pelo amor de DEUS. Vivendo a alegria de saber que eu nunca terei fim, que o máximo que me pode ocorrer é perder o corpo físico, contudo, meu ser espiritual pra sempre vive.

É acordar de manha e sentir-se feliz sem motivo aparente, é  perdoar os idiotas do trânsito, é  entender a dor do outro, é não julgar o mendigo, ou seja, é viver como estrangeiro, vendo tudo  e sendo visto por tudo como um ser que não pertence e não se permite pertencer ao mundo.

É ficar em paz se o líder tal deixar de liderar, é não depender da oração do outros, no sentido de atribuir aos outros poderes especiais de oração e privilégios para com DEUS.

É discernir que nada desse mundo pode me separar ou unir a DEUS.

Se você ainda percebe certas limitações de visão, peça a DEUS colírio. Não viva uma vida monocromática, ou menos real.

Veja e viva a graça por todos os lados.

terça-feira, 9 de março de 2010

O EVANGELHO DO SORRISO

O TESTEMUNHO FACIAL DO ESPÍRITO SANTO.

Durante muito tempo, muito, muito tempo mesmo, a tristeza e a seriedade eram sinônimos de santidade; graças a DEUS esse tempo se foi.

Especialmente nos tempos dos sacerdotes hebreus e depois no vaticano, o rosto sisudo, a postura envergada e os olhos densos como berilo eram verdadeiras credenciais de santidade. Quanta bobeira !

Eu ouço histórias e estórias, toda semana, de gente entristecida em nome de DEUS, e o mais triste sobre essa tristeza espiritual é que as pessoas por ela infectadas ficam incapazes de percebê-la.

Gente que dançava e que agora não dança mais, que gostava de musica e agora só ouve musica religiosa, que bebia moderadamente e hoje encara a bebida como um demônio engarrafado, gente que deixou de ser gente. O sorriso foi ficando mais e mais raro, o brilho vívido nos se tornou um vidro embaçado, e por aí vai.

Eu vivo pensando e argüindo cá com meus botões: será mesmo que DEUS está nos projetos que enegrecem o coração e amarelam o sorriso ?

Nada que frutifique tristeza pode ter suas origens na terra celestial, DEUS não semeia tais coisas !

É muito perigoso entregar-se aos comandos de uma religião, ou de qualquer outra coisa, que te faz mal, no dia de hoje, prometendo o bem amanhã. Não condiz com a verdade do evangelho que o sofrimento seja a moeda em circulação nos portões do céu.

A felicidade, a paz, o sorriso, a respiração leve e destravada…são todos sinais de uma alma de bem com DEUS. A paz que excede todo entendimento, excede o entendimento inclusive dos religiosos, gente que não compreende que uma boa cerveja, amigos, bom papo e boa comida, boa musica e boa vida podem sim se tornar um hino de louvor a DEUS.

É  preciso saber cultuar a vida como um eterno O CULTO OCULTO.

Se a tristeza em você se instalou em nome de DEUS pense bem sobre ela, procure discernir entre o bem e mal envolvidos nesse processo, faça uma análise sincera de sí mesmo em nome da verdade e pelo bem da saúde da sua existência.

Sorria, viva a vida com alegria, não seja escravo de culpas, metas, ritos, pensamentos…Aprenda com quem se sentava na praia e ia assar peixes para comer com os amigos, aprenda com quem fez água virar  vinho e não o vinho virar água.

Jesus é pró alegria, pró sorriso, pró paz e tudo mais quanto seja fruto do espírito.

Viva e pregue o evangelho do sorriso.

quinta-feira, 4 de março de 2010

A ESCOLHA DO ARADO

 

 

A VIDA DE QUEM OLHA PARA FRENTE.


57¶ E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores.58 E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.59E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai.60Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e nuncia o reino de Deus.61Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa.62E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.Lucas 9: 57-62

No episódio bíblico acima narrado há uma estreita relação entre a escolha do seguir e consequência do deixar. Jesus fala sem rodeios, como lhe é próprio, sobre o evangelho ser uma decisão irretratável e proativa. Neste sentido, não há mesmo como um ser fazer a escolha e logo em seguida querer fazer pausas, desvios, ou qualquer outras escolhas que impliquem em mudança de direção ou de ritmo.

O arado não pode parar, assim como o arado não pode deixar o campo, aliás, quem quer sair do campo carregando o arado sofrerá sérias consequências, tais como: extrema fadiga, dor, desperdício de tempo e muitas outras mais.

O arado é vida de acampamento, é a eterna transformação daquilo que ficou para trás, o arado é a disposição de só ver oque ainda não está feito e deixar o já feito para os olhos da nuca.

Deste modo, é inegável que quem começa a arar e olha para trás desde já comete erro, primeiro pelo fato de perder a direção do corte, linha, desenho do arado, oque antes eram linhas retas, produzidas sob o constante olhar, fixo e regulador do sentido e direção do arado, torna-se uma emaranhado de linhas sem sentido, sem nexo, sem razão de ser na medida proporcional do desvio do meu olhar.

Jesus agiu com graça e misericórdia ao falar as duras palavras aos dois candidatos à discípulo.

Livrou-os de arrependimentos e perda de tempo.

O arado também não pode parar, pode até diminuir de ritmo, mas não parar. Sempre que o arado para, a força demandada para o re-início da sua utilização é tremenda, visto que o maior esforço é feito no começo, quando o arado está parado e o início de movimento o acorda da inércia.

Quem começa a arar começa cedo, quando o ânimo ainda é matinal, e o sol castiga menos, quem para e volta desiste, quem inicia e não para não desiste.

O arado é a lição valiosa de Jesus sobre a capacidade humana de fazer escolhas e delas não se desviar, é um emblema de persistência, tenacidade e resiliência que todos temos de ter.

O arado pode até parecer um pena, um esforço sem sentido, mas não é. O arado é antes de tudo a disposição do coração, sedento de frutos,  de usar da disposição e das energias próprias para mudar uma realidade inóspita, vazia e infrutífera em um campo preparado e pronto para receber a boa semente.

O arado é parceiro da boa terra.

Em nossas vidas o arado está sempre presente, arando nosso coração duro e cheio e pedras, arando nossos relacionamentos infrutíferos, arando nosso caminho de vida…O arado é a mochila do discípulo.

Entretanto há os que não querem papo com o arado, e eles têm todo o direito de assim viver, desde que cientes de que a negativa do arado é um convite para a escassez, ou seja, quem não produziu, não semeou, fica, evidentemente, sem meios para colher.

E este ensinamento, quando transportado para a vida, tem as mais sérias e diversas implicações, algumas delas:

Pais que nunca semearam o amor e querem colher respeito e carinho, filhos que nunca semearam a honra aos pais e querem colher paz e bem aventurança na vida, pessoas que nunca se esforçaram e querem ter sucesso e riquezas, pessoas iracundas e mal-educadas que querem colher educação e paciência, dentre uma infinidade de outros casos.

Portanto, e houver dentro de você uma disposição pelo arado, não espere o sol nascer. Desde que tenha brotado o desejo, o amor pelo campo da vida, tome o arado e siga em frente, não desista, não desacredite e não olhe para trás. Viva com a certeza de que por onde quer que você passe, as modificações estarão sendo feitas.

quarta-feira, 3 de março de 2010

MINTO MAS NÃO MITO

AS CRENDICES SOBRE DEUS.

Eu sempre fui fascinado por mitos, inclusive já acreditei em vários deles, e de um modo geral os mitos servem para explicar, popularescamente, verdades e lições de vida. Os mitos tem seu valor.

O perigo do mito é quando ele serve como elemento de relativização da verdade, ou alienação da realidade fática. explico:

- Eu posso entender o mito da cegonha trazendo bebês como um modo de dar certa explicação sobre a procriação, a origem do homem, salvaguardando o ouvinte da realidade sexual que envolve a reprodução.

Mas não posso creditar verdade à cegonha, nem mesmo testificar que já a tenha visto entregando bebês.

Coisas do tipo: político honesto não existe, comer manga com leite pode matar, quem azeda o leite é o saci…São compreensíveis dentro dos núcleos sociais que aparecem. Um país descrente de sua condição política pode dar como verdadeira a questão da total corrupção, um patrão querendo livrar suas mangueiras e suas vacas de utilização por subalternos pode usar de artifícios mentirosos, e assim por diante.

Nada contra a cultura e a criação humana, muito pelo contrário , admiro, leio e defendo muito as representações culturais.

O perigo está quando a crendice se transporta sob a verdade e a domina, como se a verdade fosse passível de modernização,ou auto-superação. Entretanto, é inegável que o mundo sempre foi seduzido pelo mito.

E algumas pessoas, que dizem conhecer a DEUS,  tecem mitologias acerca do Altíssimo de fazer inveja ao panteão grego.

Entre elas:

Deus escrevo certo por linhas tortas : como se DEUS fosse um calígrafo que compensa as circunstâncias negativas com adaptações que fazem o todo valer a pena. Um malabarista cósmico.

Quem não dá dízimo é atacado pelo devorador: nesse caso todo mundo que não contribui com dinheiro em favor de alguma iniciativa feita em nome de DEUS, estaria condenado a uma visita de um gafanhoto abissal, um godzila em forma de inseto, que devoraria tudo em nome de DEUS. Esse mito causa arrepios a quase todo mundo, menos nos que nada tem, mas a tudo possuem.

Oração boa é oração violenta : Tem gente que acredita que se a oração não for feita com gritos, suor, sangue e lágrimas, então DEUS não deu a menor importância ao conteúdo da oração. Na verdade a oração faz efeito pra quem crê no DEUS que ouve a oração, e não na oração pela oração, pois, quem crê na oração como fim em sí mesma, auto-referente, torna-a um amuleto, um mito.

Mais recentemente, e a exemplo dos acontecimentos no DF, ocorre o fenômeno da criação mítica da crença de que Deus santifica os ganhos criminosos, indevidos. É de embasbacar, mas, existe quem creia que pode colocar DEUS como integrante da própria máfia; causando nojo as orações que pedem para DEUS santificar o dinheiro roubado…

Muitos outros mitos poderiam ser tratados aqui, porém este não é o objetivo.

O fato realmente importante é a aplicação deste conceito nas nossas vidas, ou seja, quais mitos sobre mim e sobre DEUS eu criei. Quais as verdades do evangelho eu acabei adaptando, tornando-os verdadeiros mitos bíblicos ?

Agente mitifica o amor, a graça, o perdão, a misericórdia e tantas outras coisas.

O pecado não pode ser pintado com cores alegres, nem a verdade vestida com roupas cafonas, sob pena de mitos intransponíveis estarem se erigindo dentro de cada de nós.

Em síntese: viva oque é, não aceite a substituição, não troque pérolas por semi-jóias.

Eu minto, mas não mito.

segunda-feira, 1 de março de 2010

MAIS DO MEDO

O COMBUSTÍVEL DO AZAR.

Dando seqüência ao assunto do medo, importa ressaltar a capacidade do medo - como força, energia, sistema- de realizar-se no plano da realidade.

É fato que as criações da mente e as circunstancialidades da alma podem criam o céu e inaugurar o inferno, podem muito além da sua acepção irreal, imaterial, irem ao plano da realidade, ou seja, as coisas que não são, são factíveis de virem a ser.

Não é de causar assombro que pesquisas recentes, feitas por vários países e organismos, estimam que pelo menos 80% das doenças e males de saúde advêm de moléstias psicológicas. O câncer em especial, grande inimigo da ciência desde o século XIX, demonstra vários casos de pacientes que o desenvolveram por meio de processos de stress, ansiedade e outros eventos psicológicos.

Até mesmo a palavra somatização, que antes era própria de círculos especializados, torna-se cada vez mais popular.

O medo é o carro chefe dos sentimentos que acarretam doenças, seja abaixando a imunidade, criando visões, sons, sensações….

Eu mesmo acompanhei um caso de um rapaz que quando se integrou a uma comunidade religiosa de alto teor de fanatismo, tornou-se uma pessoa totalmente diferente e começou a ver, ouvir e sentir coisas que só ele mesmo via, ouvia e sentia. Chegou a ponto de não ficar em ambientes que tivessem um aparelho de tv, dizendo que via os demônios entrando e saindo do televisor. E num estágio mais avançado, se negava a consumir o mel que estava acondicionado em uma garrafa que antes havia sido usada como vasilhame de cachaça.

O medo colocou aquele jovem numa bolha de irrealidades, modificou seus laços mais primitivos de sociabilidade e lhe custou sérias consequências, familiares, pessoais, profissionais e em muitas outras áreas.

O medo cria doenças e enfraquece fortalezas, o medo aumenta o tamanho dos inimigos e torna os obstáculos intransponíveis, o medo encarcera o seu portador. O medo atrai entidades espirituais maléficas. Sim, o medo atrai entidades espirituais maléficas, visto que é uma declaração do ser amedrontado a todo o cosmos de que está desprotegido e com a imunidade baixa. Muitas pessoas que sofrem de possessões espirituais são vítimas do medo e são possuídas pelo medo.

Tudo bem, o medo é uma espécie de fé nas trevas é o amor satânico é a misericórdia da maldade.

Como se livrar deste troço ?

O caminho não é fácil ! Primeiro cabe ao ser medroso encarar seu medo, olhos no olhos, quero ver oque você faz ( risos). Segundo dialogar com seu medo, trazendo à luz as reais razões e motivos para que o medo exista. Medo de que ? Por que ? Desde quando ?

Feito isso, a maioria dos medos tende a cessar, visto que o mero exercício de diálogo consigo mesmo causa a verificação da infantilidade e falta de sentido lógico do medo.

Existem contudo medos que se instalam de tal forma que somente um exercício da graça de DEUS em nós pode nos libertar deles. Somente conhecendo, se conscientizando, vivendo e ampliando a compreensão de DEUS e do seu cuidado para com cada um de nós; assim  é que se abre o caminho da libertação real e profunda de cada um.

A bem da verdade, quem vai conhecendo a DEUS nos átomos e nos multiversos, nas bactérias e nos elefantes, nos cometas e nas ondas, vai percebendo que não importa qual o ser, qual a criação, qual o fenômeno, tudo é dEle, vem dEle e é pra Ele.

Quem começa a discernir DEUS desse modo recebe uma visão privilegiada, de quem não somente vê, mas discerne tudo quanto vê.Aí o diabo deixa de ser o antagonismo de Deus e passa a ser apenas um anjo narcisista.Deus não possui paralelos.

Creia nEle que é maior que tudo, inclusive do que o medo,  entregue-se a Ele em amor deixando-se ser cuidado pela graça que nos amou antes da formação do mundo.