segunda-feira, 29 de março de 2010

COMEMORAR OQUE ?

O SENTIDO DA FESTA SEM SENTIDO.

Todos os anos o mesmo ritual: parabéns, muitos anos de vida, muitas felicidades..

E no ano seguinte o votos se renovam. Interessante que agente só insiste nas coisas enquanto elas não se realizam, afinal, ninguém fica torcendo pelo que já aconteceu, nem mesmo fica ansioso por fato passado. Aplicando essa verdade à nossa vida, quantos aniversários você realmente queria ter comemorado, e quantos desejaria ter festejado na singularidade da solidão e da auto-reflexão ?

Nem tudo é festa !

De que adianta viver uma vida baseada em votos, que não se aperfeiçoam ?

Não fosse só o peso da pessoa ter de viver recebendo os  parabéns ( pelo oque ?) e os votos de felicidades e prosperidade, existe certa maldade em se desejar à alguém que a vida marcada de não realizações se prolongue no tempo. É perverso o famoso: muito anos de vida, quando nem o sujeito que vive aquela vida assim deseja.

Você deve estar incomodado com o post morocoxô de hoje, e dizendo consigo mesmo: nem sempre é assim! De fato, os que diariamente andam com Cristo carregam em sí sentido de comemoração, mas  os parabéns lhe são propriedade ou merecimentos próprios, contudo, parabéns a Ele, a Cristo que verdadeiramente trouxe-nos sentido à vida.

Há também o fenômeno muito comum e perdoável daqueles que , apesar do amor, da consciência e da paz que procedem de Deus, acabam se desesperançando da vida. Foi o caso de João Batista, que mesmo sendo quem foi, A VOZ QUE CLAMA NO DESERTO, mandou perguntar a Jesus se Jesus era mesmo  o messias.

Cristo entendia a dor de João, de preso, condenado à morte, sentenciado sem direito, sem lei e sem ter cometido nada de errado; apenas foi vítima da devassidão de Herodes; ao passo que à pergunta de João, Cristo não responde: se era ou se ou não era o messias, apenas manda dizer que os cegos recuperam a visão, os surdos ouvem , os coxos andam e multidões são curadas.

Implicando num exercício de trazer ao coração de João as verdades enfraquecidas, as esperanças perdidas e as certezas relativizadas.

Mas oque tem isso a ver com aniversário ?

Tudo !

Ora se Cristo não nascer em nossas vidas, a ponto de ser uma âncora de certeza e confiança em Deus, se dia a dia não houver vida em nossas vidas, mediante o diuturno labor do evangelho em nós, então o relógio parou, ninguém viveu um ano, nem sequer um dia. Não há tempo !

Aniversário vazio e sem discernimento é a alegria de confeitarias e dos amantes de bolo, salgadinho e refrigerante grátis , só isso ! 

No entanto, se há sentido, se há entendimento, aí sim é festa, é comemoração.

Acima de tudo é ser possuído por um profundo e gracioso sentimento de não merecimento e gratidão profunda a Deus, pelo presente da vida, da paz , do amor e infinitos mais.

E você vai comemorar oque ?

2 comentários:

LEONARDO BRITO disse...

oncordo plenamente com cada palavra!!!! =)
Excelente reflexão Diegão!!!!

Anônimo disse...

BARBARIZOU!
Surpreendente texto, parabéns. depois vou voltar nesse texto, reler com mais carinho e postar um comentário pois merece maiores considerações.
Adriano