quinta-feira, 4 de março de 2010

A ESCOLHA DO ARADO

 

 

A VIDA DE QUEM OLHA PARA FRENTE.


57¶ E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores.58 E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.59E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai.60Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e nuncia o reino de Deus.61Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa.62E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.Lucas 9: 57-62

No episódio bíblico acima narrado há uma estreita relação entre a escolha do seguir e consequência do deixar. Jesus fala sem rodeios, como lhe é próprio, sobre o evangelho ser uma decisão irretratável e proativa. Neste sentido, não há mesmo como um ser fazer a escolha e logo em seguida querer fazer pausas, desvios, ou qualquer outras escolhas que impliquem em mudança de direção ou de ritmo.

O arado não pode parar, assim como o arado não pode deixar o campo, aliás, quem quer sair do campo carregando o arado sofrerá sérias consequências, tais como: extrema fadiga, dor, desperdício de tempo e muitas outras mais.

O arado é vida de acampamento, é a eterna transformação daquilo que ficou para trás, o arado é a disposição de só ver oque ainda não está feito e deixar o já feito para os olhos da nuca.

Deste modo, é inegável que quem começa a arar e olha para trás desde já comete erro, primeiro pelo fato de perder a direção do corte, linha, desenho do arado, oque antes eram linhas retas, produzidas sob o constante olhar, fixo e regulador do sentido e direção do arado, torna-se uma emaranhado de linhas sem sentido, sem nexo, sem razão de ser na medida proporcional do desvio do meu olhar.

Jesus agiu com graça e misericórdia ao falar as duras palavras aos dois candidatos à discípulo.

Livrou-os de arrependimentos e perda de tempo.

O arado também não pode parar, pode até diminuir de ritmo, mas não parar. Sempre que o arado para, a força demandada para o re-início da sua utilização é tremenda, visto que o maior esforço é feito no começo, quando o arado está parado e o início de movimento o acorda da inércia.

Quem começa a arar começa cedo, quando o ânimo ainda é matinal, e o sol castiga menos, quem para e volta desiste, quem inicia e não para não desiste.

O arado é a lição valiosa de Jesus sobre a capacidade humana de fazer escolhas e delas não se desviar, é um emblema de persistência, tenacidade e resiliência que todos temos de ter.

O arado pode até parecer um pena, um esforço sem sentido, mas não é. O arado é antes de tudo a disposição do coração, sedento de frutos,  de usar da disposição e das energias próprias para mudar uma realidade inóspita, vazia e infrutífera em um campo preparado e pronto para receber a boa semente.

O arado é parceiro da boa terra.

Em nossas vidas o arado está sempre presente, arando nosso coração duro e cheio e pedras, arando nossos relacionamentos infrutíferos, arando nosso caminho de vida…O arado é a mochila do discípulo.

Entretanto há os que não querem papo com o arado, e eles têm todo o direito de assim viver, desde que cientes de que a negativa do arado é um convite para a escassez, ou seja, quem não produziu, não semeou, fica, evidentemente, sem meios para colher.

E este ensinamento, quando transportado para a vida, tem as mais sérias e diversas implicações, algumas delas:

Pais que nunca semearam o amor e querem colher respeito e carinho, filhos que nunca semearam a honra aos pais e querem colher paz e bem aventurança na vida, pessoas que nunca se esforçaram e querem ter sucesso e riquezas, pessoas iracundas e mal-educadas que querem colher educação e paciência, dentre uma infinidade de outros casos.

Portanto, e houver dentro de você uma disposição pelo arado, não espere o sol nascer. Desde que tenha brotado o desejo, o amor pelo campo da vida, tome o arado e siga em frente, não desista, não desacredite e não olhe para trás. Viva com a certeza de que por onde quer que você passe, as modificações estarão sendo feitas.

2 comentários:

Dani disse...

É isso aí mesmo cunhado! Vamos botar a mão no arado e seguir em frente nessa longa estrada da vida! rs Mto bom texto diegão!

Paula Fernanda Martins disse...

Inspirador para o início de qualquer semana!