sexta-feira, 28 de agosto de 2009

NÃO ESTOU ME RECONHCENDO

 

FRIDA KAHLO EM AUTO RETRATO.

 

O ESTRANO NO ESPELHO ME ENCARA,E, EU NÃO O RECONHEÇO.

Quantas vezes a dubiedade de quem sou e de quem aparece no meu reflexo causa comoções profundas, como em uma trama desenvolvida por mim, contra mim e a favor de mim,…Algo como uma existência Edward Norton, do filme FIGHT CLUB.

A angústia de se ter desviado de si mesmo é imensa e não há quem resista.

A atitude mais costumeira é a da fuga, a pessoa inicia um processo de auto-reinvenção, tratando do mal e matando o eu verdadeiro. Como quando somos machucados pela perda de alguém querido, o fim de um grande amor, um sonho não realizado,….

O mecanismo imunológico existencial entra em parafuso e começa a proteger o meu assassino.

Isso ocorre muito costumeiramente, não é de hoje que a os seqüestros do ser ocorrem em plena luz do dia.

Onde levaram minha identidade ?

Cadê a pessoa amável que habitava em mim ?

Onde foi que perdi o senso do ridículo ?

Perguntas e mais perguntas, nada de respostas e mais nada de respostas, um ciclo de teses insolucionáveis e dores indizíveis começam a se revolver no estômago.

Meses, anos ou nunca mais,..a pessoa se re-encontra. Enxerga ao longe no horizonte um semblante conhecido, um sorriso singelo no rosto do eu que há muito se perdera. O filho pródigo retornou.

Que filho pródigo ?

A figura amiga estava parada, quem estava andando era eu.

Ele sempre esteve lá,…Nós é que andamos longe demais, preocupados demais, comprando demais, pagando demais, investindo demais, fazendo demais, sendo demais,…

Ele ficou esperando, ele o nosso verdadeiro eu,  nunca moveu um centímetro sequer de dentro de nós, contudo, o esquecemos em algum estacionamento de shopping, ou o deixamos sem querer sentado no ônibus.

Se você se identifica com o texto de hoje, não se apavore, mas,  não desista de si mesmo e acredite: você não morreu, só está em coma induzido.

Leia os seus cadernos antigos, veja os desenhos que fez na infância, leia os gibis de que mais gosta, assista vídeos antigos, veja fotos de antigos amigos e parentes, das férias que você se esqueceu que um dia teve,…

Essas coisas são migalhas de pão, que salvam da florestas a João e Maria da existência, fazendo trilhas que podem se seguidas, levando de modo mais rápido e seguro você ao encontro de si mesmo.

Abrace com carinho e saudade esse velho amigo que você esqueceu.

A alma não tem mapa, mas tem bússola.

Um comentário:

LEONARDO BRITO disse...

Diegão, simplesmente: FABULOSO o seu texto, amei a parte que vc disse que a alma não tem mapa, mas tem bússola. Magnífico.