terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

QUERO DAR FRUTO !

COMO, ONDE, QUANDO E COMO FRUTIFICAR.

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.(JOÃO 15:1-6)

Uma das coisas que eu mais ouvi ao longo da minha vida é :

- Quero dar frutos!

Ou qualquer coisa do gênero como: ser instrumento nas mãos de DEUS, ser ferramenta, ser útil…ou seja, qualquer coisa que implicasse produtividade, utilidade para DEUS.

E geralmente, quando eu ouço esse tipo de coisa, o interlocutor já possui alguma forma de resolução, algum remédio, plano, ou coisa do tipo. Tais soluções costumam ser geradas com um pouco de boa vontade misturada com falta de discernimento.

O mais rotineiro é o fulano querer entrar em algum grupo da igreja, ou ministério. Nada contra quem planeja realizar ou fazer algo dentro das instituições, isso é até de certo modo bom, contudo, algumas coisas devem ficar claras: 1) trabalhar pra DEUS não é o mesmo que trabalhar pra igreja; 2) o conceito de produtividade, para os humano, não se confunde com o divino; 3) o trabalhar para DEUS deve ser precedido por um trabalhar com  DEUS e em DEUS.

De modo que vejo , todos os dias, gente entrando em cada fria achando que está agradando a DEUS. É tanta gente inventando trabalhos inúteis, ministérios vazios, necessidades profanas e isso tudo sob a suposta unção divina…É tanto louvor, grupo, acampamento, teatrinho e baboseira do tipo que cansa..Enquanto isso os asilos continuam vazios, carentes e funcionando graças aos verdadeiros filhos de DEUS, os hospitais cheios de gente precisando de oração, ou mesmo de uma meia hora de conversa amiga; por aí vai…

Quem será chamado de bem aventurado e de ovelha no dia do juízo final, o frequentador de igreja cantor, ou o bicho grilo do green peace que lutou pelas baleias ?

Será o líder dos jovens da igreja ou a enfermeira budista que trabalhou como voluntária no Haiti ?

De fato muita gente se esquece que o reino de DEUS é feito de pessoas e de enxergar DEUS nas pessoas, e em assim sendo, quando sirvo pessoas, estou literalmente servindo DEUS.

É preciso que o ramo esteja ligado à videira, e a videira ao ramo, via de mão dupla, simbiose, beijo de língua entre nós e DEUS, sem separação, sem dicotomias, sem momentos, sem espaços pré-definidos. O galho de videira é galho de videira sempre, com todo mundo, em todo lugar, em toda condição, por que ele é o que é.

Não há como se departamentalizar a vida, pelo menos não segundo o evangelho, se sou de DEUS sirvo e frutifico segundo DEUS na vida, não só naquilo que se chama igreja, não só com os que chamo de irmãos, não só domingo de noite…

Enquanto escrevo esse longo post, meu coração se enche de indignação, e de certo modo de dor, pois, eu vejo que o povo de DEUS se transformou em grife, em grupo fechado, em clubinho dos idiotados em nome de CRISTO.

É hora de acordar e ser de CRISTO na vida, gerando frutos de amor, graça, perdão, reconciliação, indistintamente.

Que  o temor de DEUS nosso pai, o lavrados, nos faça redefinir nossa ligação com DEUS filho, a videira, e nos faça ser galho cheio de fruto. Que nosso coração, ligado nEle, e Ele em nós, possa dizer:

- Quero da fruto !

2 comentários:

LEONARDO BRITO disse...

Cara faço de suas palavras as minhas!!! incrível, traduz em palavras uma realidade pulsante, crescente e infeliz. Oxalá todos tivessem tal discernimento... parabens

Elilian Kelly disse...

- Incrivel texto. Estava precisando exatamente disto. Pois ultimamente meu coração estava se enchendo de um quase desespero por me achar estéreo diante de Deus, arvore sem frutos para o lavrador. Mas agora com paz no coração posso dizer que encontrei não a receita certa, não formula, mas sim o caminho, o caminhho certo para uma vida de frutificação, algo já tão claro na Palavra qndo Cristo diz: Amai-vos. Pois que me adianta louvar, pregar, me "aparecer" por assim dizer, se eu não o fizer com amor e não amar o meu proximo?!
Que Deus me encha desse fruto (o amor) para que eu possa cumprir o que Ele realmente quer de mim, frutos sinceros!