quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

PAI NOSSO

DE QUEM DEUS É PAI ?

A oração do PAI NOSSO carrega em sí significados muito profundos, contudo, a despeito de possuir uma riqueza indizível, acabou por tornar-se em vã repetição. Infelizmente, a maioria de nós não discerne no coração o teor das declarações que compõem  o Pai Nosso, de modo que tal oração, que é oração pra vida e pra todo momento, encontra em nós uma interpretação rala e superficial.

Antes de mais nada a oração que Cristo ensinou começa com um sonoro: PAI NOSSO, implicando que Deus não é propriedade minha, nem de meu grupo nem de religião nenhuma, pois, o pai é nosso, é de todos, é geral, logo, não se prende aos limites geográficos, temporais, culturais, religiosos nem de nada e nem de ninguém.

O pai é pai de meus amigos e de meus inimigo, portanto, não posso orar ao pai para que ele faça mal aos outros filhos, não posso desejar a falência de seus outros filhos, não posso desejar o que é dos seus filhos, visto que não há quem seja mais ou menos filho, então , cabe a mim filho me enxergar em minha igualdade para com os outros filhos. Em síntese: devo orar para os outros somente aquilo que oraria pra mim;"E tudo aquilo que quiserdes que os Homens vos façam, façais vos a Eles - Lucas 6.31" .

A vida deve ser vivida de modo a se consubstanciar em verdadeira existência familiar, e isso pode soar como poesia ou música dos Beatles, mas, apesar de ser bela, guarda desdobramentos tão densos e espinhosos em nossa vida. Devemos viver , respeitando os outros filhos de DEUS, mesmo que tais filhos não se pareçam com DEUS, não importa, pois, ainda assim são filhos.

É fácil amar e se irmanar aos filhos gentis, amorosos, simpáticos…difícil é se irmanar com o chefe que mais parece ser filho do diabo do que DEUS, difícil é se fazer família com quem te eu calote ou te gerou prejuízo…

Mesmo assim a oração da vida entoa clara e firmemente: PAI NOSSO !

Como se DEUS mesmo estivesse apitando, cutucando, nos lembrando a cada momento de que nossa vida é feita de outras vidas, que não há separação de pessoas, que não existem méritos ou filiações especiais, o pai é de todos, é meu é seu é nosso.

O pai não é da igreja, uma vez que não é o pai da igreja nossa, e sim , simplesmente: pai nosso, nada mais, aliás, quem acrescenta ou retira dessa afirmação, do pai nosso, qualquer coisa, está lançando sobre sí maldições indizíveis, pois comete pecado horrendo, desfiliando ou filiando DEUS com critérios e categorias que com DEUS não se comunicam.

Ainda bem que Jesus nos ensinou a oração do PAI NOSSO; ainda bem mesmo.

O pai nosso não é só meu, não só seu, não é só de nada, e ao mesmo tempo é, e só é, de quem DEUS é pai.

2 comentários:

Unknown disse...

Grande texto brother.!!! Imensuráveis palavras a expor o significado singelo da oração. Bem objetivo e claro como as águas da Chapada. Abraço.

Unknown disse...

O triste disso tudo é que na igreja católica ele é apenas repetido e na evangélica ele é subestimado...Mas independente disso..a notícia BOA é que ele é o nosso pai..meu,seu,do meu inimigo,do meu chefe etc..e por mais óbvio que isso possa parecer ainda tem gente pedindo pra alguém morrer,falir,separar,etc!
PERDOA ESSAS PESSOAS PAI NOSO ,QUE SÃO MEUS IRMÃOS!