quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

CAMINHOS DO PERIGO

 

OS CUIDADOS NECESSÁRIOS NOS CAMINHOS DA VIDA.

“Me diga com quem tu andas que eu te direi quem és”. Uma máxima que soa e ressoa na sabedoria popular, e que meu irmão Ney parafraseando ,( me diga com quem tu andas que eu te direi se eu vou) , acabou criando uma versão tão sábia quanto a frase original.

A palavra de DEUS fala algo semelhante no texto do versículo 1 do capítulo primeiro de Salmos:”Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”

E apesar da palavra de DEUS, insistentemente, nos alertar sobre os cuidados que devemos ter com o nosso andar, assim como com o nosso caminho e as rodas nas quais nos assentamos. Infelizmente, o ser humano tem a triste e antiga prática de não levar com seriedade as advertências e conselhos divinos; vide Eva e o fruto proibido.

Não há como negar que muito do que somos, pensamos, consideramos, praticamos e vivemos é subproduto de uma série de construções mentais e comportamentais que desenvolvemos e adquirimos ao longo da vida. Tão importante quanto os livros que lemos, os filmes que assistimos e o conteúdos , em geral, que consumimos com nossa alma, são os relacionamentos que cultivamos.

É evidente que o evangelho e o amor repudiam a discriminação ou marginalização de qualquer tipo de pessoa, aliás, há a via contrária, o comando do amor, do não julgamento e da misericórdia, contudo, isso não deve e não pode ser confundido com “relacionalidade” íntima.

Se de um lado o evangelho me ensina a amar o pecador, de outro me adverte a não amar a prática do pecado, ou seja, não é pelo fato de Jesus ter acolhido gente de todo tipo que Ele tenha, de algum modo, feito sociedade com as práticas de tais pessoas. Jesus acolheu fariseus, prostitutas, possessos e por aí vai, mas mesmo assim, não há nEle prostituição, farisaísmo ou parceria com demônios.

Isso implica que nossa vida deve ser levada de modo sereno, livre, cheio de graça e liberdade, entretanto, tais bênçãos devem ser vislumbradas com carinho, cuidado, afeto, precaução, levando à termo aquilo que Paulo preferiu chamar de: “ todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.” Colocando, de modo muito claro, como deve ser encarada nossa liberdade, e com quais cuidados devemos manusear nossa vida.

Que DEUS nos conceda a graça do: LIVRAI-NOS DO MAL todos os dias de nossas vidas, que sejamos também cuidadosos com o tipo de comportamentos, pensamentos e círculos de convívio que escolhemos para nossas vidas, visto que basta estar andando, parando pelo caminho ou simplesmente se assentando nas rodas erradas, para que processos de perversão e perdição sejam instaurados em nossos corações.

Graças a DEUS pelo evangelho, que nos salva e nos ensina: OS CUIDADOS NECESSÁRIOS NOS CAMINHOS DA VIDA.

4 comentários:

LEONARDO BRITO disse...

É com toda certeza um ensino de muito valor! Tal reflexão nos faz andar com mais zelo e nos acorda para hábitos que muitas vezes emprestamos, enquanto devíamos reprova-los. Excelente texto, muito pratico e edificante!! =DD

Unknown disse...

Muito bom ensinamento. Lembrou-me outra máxima da sapiência popular de que "Quem com porcos vive, deita-se na lama". Não se trata de uma relação de aversão ou distanciamento dos escarnecedores, mas assim como o próprio Jesus, aproximando-se dos mesmos, buscou-lhes tirar do lamaçal em que se encontravam. Muito boa a reflexão brother.!

Rah disse...

eiiitaaa!!!
justamente a palavra que eu estava precisandooo!!
não pare de escrever por favor!
obrigada! obrigada! obrigada!=)

Elilian Kelly disse...

Excelente texto primo. O que realmente a igreja de hj esta precisando saber, saber ser como Jesus, que andou com pessoas de todos os tipos, mas sempre foi diferente de todas elas.
Que possamos seguir seu exemplo adotar pessoas falidas de espirito e doar um pouco da vida e a Paz que Deus nos dá, e não apenas repudia-las por não serem como nós.
Gostei mtoo.. e como disse a Rayo.. não pare de escrever ;)