terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

SEM MEDO DE MORRER

O ÂNIMO DE QUEM VIVE COM OS PÉS NA TERRA E O CÉUS NO CORAÇÃO.

Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.( Filipenses 1:21)

A declaração de Paulo acerca da morte e da vida soa como suicida, contudo, apesar do apóstolo externar seu desejo de modo impactante, não estava ele se referindo à sedução pela morte, e sim estava desejoso por uma vida que vai além daquilo que o mundo chama de vida.

E diferentemente do que seja a morte para Paulo, para a esmagadora maioria é um dos maiores medos. Não foram e não são poucos os esforços para vencê-la, enganá-la, retardá-la ou mesmo ter a sensação de que de algum modo a morte foi feita de tola, condicionamos chamar isso de medicina (risos).

Estranho ver que quem mais teme a morte são justamente os que não aproveitam a vida, de modo que pessoas bem resolvidas, alegres, pacíficas e amorosas são mais hábeis na arte de morrer, aliás, a morte é um medo para quem confunde a vida com outras coisas, principalmente para quem chama de sucesso o acúmulo de coisas, títulos, honras, méritos e regalias terrenas ou mesmo que de modo mais ou menos tolo, troque os pés pelas mãos quando analisa e valora a vida.

De fato o nosso coração se apega àquilo que teme, sendo assim, quem teme a morte se faz vítima da morte 2 vezes. Pois morre a morte durante a vida, uma vez que vive sob o signo do medo de morrer e claro, quando morre.

Eu amo a vida, amo minha família, minha mulher, meu emprego, meus amigos, meus prazeres e acima de tudo isso, sem arrogância ou coisa do tipo, afirmo, com muito temor no coração que amo a Deus, mesmo que seja um amor ambíguo, controverso e cheio de surpresas pelo caminho.

E por assim tanto amar a vida, não chamo pela morte, entretanto, sei, e sei com o conhecimento do coração, que a vida é como uma longa fila, em que as pessoas possuem cada uma, uma senha, sem que no entanto possam saber o número e a ordem em que serão chamados . Uns vão antes, outros depois e dessa feita todos acabam sendo atendidos. Tolo quem pensa que pode alongar seus dias na Terra.

E sábio é quem celebra a vida enquanto há vida e dessa forma se capacita a rir da morte.

Pessoas assim são seres eternos, aprenderam que a vida, em seu lapso  terreno, é momento absurdo da existência, vislumbraram o mistério da natureza beduína da qual é feita o viver. Gente assim sabe que dentro desse invólucro de carne, sangue, ossos e tecidos existe algo real, presente, forte, determinante e profundo de essência. Sabem também, que há realidades além, muito além e mais complexas, do que aquilo que nós hoje chamamos de realidade.

E lido com os olhos corretos, a máxima de Paulo: “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho !”, perde a aparente substância suicida, passando a ser cheia das razões, segundo o evangelho.

Enquanto escrevo esse texto uma saudade fina e gostosa enche meu peito, pois, apesar de eu não crer que a morte me espere para tão logo, creio, que quando ela vier, virá na hora certa e será muito bem vinda, ademais, eu conheço para onde vou; fecharei os olhos do meu corpo de morte, limitado, fraco, temporário e logo abro os olhos de um corpo de glória, ilimitado, sem medos, necessidades, contingências, temporalidades ...

Sou como as tamareiras do deserto, cujas raízes tocam a areia quente escaldante, mas as folhas tocam o céu, vivo com os pés na terra e com o céu no coração. Sem medo de morrer !

3 comentários:

Unknown disse...

Mais uma vez, pra variar, um ótimo texto meu caro amigo. Com certeza não deve ser lido uma vez só, mas de leitura frequente, assim como os demais. Abraço. Já espero ansioso pelo próximo.

Rah disse...

"(..) mas o justo até na sua morte tem esperança." Pv 14:32

Celebrar a vida aqui enquanto aguardamos voltar à verdadeira pátria!=D

Missionario Willian Ezequiel disse...

caro amigo escritor vc com certeza esta mudando muitos mundos
com estas perolas da palavra
siga assim meu irmao