quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

DE QUEM É A VODKA ?

OS DILEMAS DA RELIGIÃO E A LIBERDADE DO CORAÇÃO.

Final de ano é época de muita legria, comemoração, festa e claro: bebida !

Inicialmente, quero dizer que não sou contra quem se abstém  de beber ou qualquer coisa, afinal, o evangelho é liberdade de consciência, logo, a decisão é individual e deve ser tomada com toda a cautela e sabedoria no coração.

Dito isso, vamos a mais um episódio das trapalhadas deste blogueiro que vos fala.

Estava eu  no DF, por ocasião da formatura do meu cunhado, aliás, parabéns cara, bom, depois da cerimônia de colação de grau, nos dirigimos a um restaurante de comida oriental. Até aí nada de sobrenatural ou interessante.

Entrando no restaurante fomos recepcionados com um mesa farta, cheia de comidas deliciosas, mas, nenhuma  bebida, os donos do restaurante se aproximaram e começaram a anotar os pedidos de bebida de cada um dos presentes.

Eu não ouvi quando o “paitrocinador” da festa disse aos convidados: “ nada de bebida alcóolica”.

E , em minha ignorância, pedi uma dose de vodca e uma coca cola ao garçom; pra começar bem a noite.

Quando o garçom voltou com o pedido, havia se esquecido de quem era a bebida russa, sendo assim, de modo muito alto, claro, notável e com o auxílio de uma acústica formidável, exclamou:

- De quem é a vodca ?

Todos os presentes, num gesto simbiótico, sincronizado e constrangedoramente ensaiado  olharam em direção ao garçom, sedentos de uma resposta que elucidasse o enigma: de quem seria a bebida ? Que  pecador,  insano, entre outras coisas,  teve a audácia de pedir uma bebida, do diabo, estando sentando em uma mesa cheia de santos ?

Eu, humildemente, ergui a mão e afirmei:

-É minha !

Para minha surpresa, o garçom disse bem alto:

- Ainda bem, eu achei estranho ninguém estar bebendo, afinal, agente comemora é com bebida e não com água.

Nesse momento eu ouvi evangelho saindo da boca daquele garçom. Eu praticamente revivi o momento do casamento em Caná, primeiro milagre de Cristo; transformar água em vinho.

Verdade,  o mestre nos ensinou e o garçom ,de modo simples repetiu:  Não se comemora com água, a despeito de quão pura, santa e cheia de virtudes ela seja.

Jesus iniciou o ministério com alegria, com festa, com vinho e vinho que custou e custa muito aos teólogos da santarisse explicar o pôrque de Jesus bebê-lo, multiplica-lo e dele tanto falar, tentaram inclusive dizer que a tradução estava equivocada, que se trataria na verdade de suco de uva. Quanta loucura.

Na noite da vodca  eu me alegrei por poder me alegrar bebendo, liberto, cheio de graça, sem culpa. Uma pena que muitos quiseram comigo compartilhar uns tragos, mas, voltaram de garganta seca pra casa, santamente sedentos.

E foi justo na noite da vodca que encontrei uma de minhas leitoras, com quem conversei muito tempo, aprendi muito e me alegrei muito. E ela comigo, com ou sem vodca !

O evangelho, algumas vezes, nos rende momentos engraçados e inusitados, entretanto, mesmo quando há riso, o evangelho não perde seu caráter de vida, e vida em abundância, muito pelo contrário, o evangelho nos  aprofunda a visão da vida, da existência e nos concede, por pura graça, a oportunidade de contemplar mundos novos, fazer leituras antes bloqueadas ao coração…

Nos forma de modo novo, mais leves, mais sorridentes, mais corajosos, mais simples, mais fáceis de viver e de conviver. Nos enche de coragens politicamente incorretas e cheias de verdade, de modo que vamos nos tornando, paulatinamente, em nome de Jesus, uma frustração crescente e evolutiva para todo um sistema maligno, chamado religião.

É uma pena que só eu tenha tomado a vodca, pois foi de mim que veio a resposta para a pergunta:

- DE QUEM É A VODKA ?

4 comentários:

Rah disse...

“Nos enche de coragens politicamente incorretas e cheias de verdade, de modo que vamos nos tornando, paulatinamente, em nome de Jesus, uma frustração crescente e evolutiva para todo um sistema maligno, chamado religião.”

Como sou eu a leitora daquele dia...não poderia deixar de comentar!=D
Tomei humildemente suas palavras para expressar os acontecimentos relacionados à vodka, evangelho e tals...rss..

Você tem razão, aprendi demais com você naquele dia e experimentei a deliciosa presença de Jesus na nossa conversa, tenho que confessar...parece que a chegada daquela vodka despertou a sede do meu espírito em relação às coisas lá do alto...pra mim foi algo incrível perceber como o evangelho naquele momento não perdeu de forma nenhuma seu caráter de vida - como vc mesmo falou - , na verdade, fui inundada pela vida de Jesus.
E como se não fosse suficiente, fui surpreendida pelos dias que se seguiram...
Dias de paz, sem fardo...dias de expandir a visão de quem eu sou, do que sou feita, da minha existência aqui...dias de receber o evangelho como ele deve ser recebido...de forma leve, sem pressões ou imposições. Por isso, agradeço mais uma vez a você e sua família por me proporcionarem a possibilidade de fazer leitura de verdades antes fechadas ao meu coração. ;)
Abraços,
Rah

Anônimo disse...

É MINHA TAMBÉM, DIEGÃO!!!!
BJOS
CAROL BLASZAK

Unknown disse...

A VODKA É MINHAAAAAAAA!!!
=)

Anônimo disse...

Diego, a vodka é nossa tambem!!!!!
Ontem, aqui em casa com seus pais, não tomamos vodka, mas um bom vinho e pizza. Tio Nivaldo e Tia Denise