quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

CERTEZA




VIVENDO NA CERTEZA DE QUEM SOMOS

Hoje, dia 30 de dezembro de 2010, retornei de minha viagem ao Peru, aliás, país muito bonito e cheio de maravilhas a serem descobertas e riquezas a serem conquistadas.
Fiquei vários dias sem postar, mas, não foi como se eu estivesse esquecido do blog, muito pelo contrário, conforme viajava, ria, conversava, contemplava, Deus e eu escrevemos vários textos; quem sabe, serão postados neste blog ao longo de 2011.

Muitas coisas aconteceram na viagem, a esmagadora maioria foi ótima, contudo, alguns eventos negativos ocorreram e vou, resumidamente, narrá-los.

O primeiro evento negativo foi a chegada em Lima, que apesar de linda, me causou estranheza pelo trânsito caótico, barulhento e pelo fato de nosso hotel, não ser o que imaginávamos,( um hotel, perto do litoral cheio de fotos lindas na internet)e sim, termos nos hospedado num outro, situado em um bairro mais residencial e exclusivo.

O segundo evento foi nosso embarque para Cusco, ocasião em que as empresas aéreas se confundiram e nos deram informação errada, que nos causou uma correria desnecessária, nos dizendo que estávamos atrasados, fazendo-nos cruzar o saguão do aeroporto de Lima como corredores de uma maratona. Felizmente ao chegarmos para o embarque, descobrimos que estávamos adiantados e que o embarque se iniciaria em vinte minutos e duraria quase uma hora a mais.

Em Cusco, durante o passeio do vale sagrado, um peruano residente nos EUA fez um escândalo no ônibus, gritando feito um louco, comigo e com meu irmão, surpreendetemente, a cena foi feita pelo fato de nos, supostamente, termos lhe roubado o assento que pertencia a ele e a sua mulher.

Em Aguas Calientes e Machu Picchu ficamos sem água e eletricidade, além de que nossa guia nos abandonou no tour e quase perdemos o trem de regresso, por causa da mesma guia que quase não nos entrega os ticketes de embarque a tempo.

O ultimo episódio negativo foi o regresso ao Brasil, pois, ao chegarmos, fui contemplado com a notícia de que minha bagagem, fora minha bagagem de mão, não fora despachada de Lima. O mais triste é que fiquei sem roupa, sem os artesanatos que comprei, sem meu celular e minha carteira...ademais, minha bagagem não foi extraviada, a compahia aérea, simplesmente decidiu que algumas bagagens seriam enviadas em outro voo e esse voo chegaria ao Brasil no dia 1 de janeiro de 2011.

Apesar disso tudo, estou em paz!
Conversei de modo amistoso com a empresa, sai rindo do aeroporto, chegando em casa dormi como um bebê, acordei, caminhei, almocei as 3 da tarde, caminhei por um bosque de eucaliptos, sentei-me debaixo de uma árvore e orei.

durante a oração Deus me falou sobre como as coisas passam, sobre como a ansiedade é perigosa, principalmente quando se torna fenômeno constante no coração e na vida da gente.

E a despeito da centena de assuntos que eu e Deus conversamos, um se mostrou mais do que relevante: a natureza efêmera das coisas e dos fatos.

Tudo passa; inclusive a alegria e a tristeza. Quem aprende a viver com essa verdade não se apega a posições, posses, direitos, ideologias e vive mais liberto, mais alegre, mais tranqüilo e de modo muito mais proveitoso vive a vida.

Eu narrei alguns eventos negativos, porém, para cada evento negativo que narrei poderia narrar pelo menos 100 eventos positivos e mesmo a despeito da abismal superioridade de coisas boas que me ocorreram na viagem, mesmo que elas não tivessem ocorrido, meu coração se recuperaria, minha alegria brotaria denovo e minha alma retornaria a homeostasia de sua habitual paz.

Eu não uso roupas alaranjadas, nem tenho a cabeça raspada, quem me conhece sabe o quanto sou ativo, divertido e cheio de energia, entretanto, o evangelho; e só o evangelho, me capacitaram a viver assim, como o vento, como os pardais, como os lírios...

Pelo fato de que hoje habita em mim uma certeza que prospera, cresce, evolui e conquista terrenos em minha vida, tal certeza é como musgo que avança silencioso sobre pedras pontudas e escala as mais altas árvores e montanhas, tal certeza é combustível para a chama da paz e do amor em meu coração.

Mas que certeza é essa ?

A certeza de que:
Nada me separa de Cristo,logo, não preciso conquistar seu amor, nem com ele barganhar, sendo assim, paz inefável pode achar ninho em mim, e liberdades indizíveis se fazem possíveis.

De que tudo passará, logo, não há alegria nem tristezas perpétuas, portanto, posso e devo viver a verdade do momento, seja ela qual for, tendo meu coração ancorado na graça de Cristo e sabendo que nele tudo já foi , tudo é; não é necessário que eu me torne nada, visto de que nele eu tudo sou, tudo venci, tudo possuo e tudo posso.

De que se eu morrer acordo beijando Deus, e em assim sendo, a morte não me é problema, a vida nunca é curta nem longa demais, muito além disso meu coração repousa sobre o signo de que hoje vivo limitado pelas fisicalidades e demais contingências da atual fase de minha existência, mas, tenho a certeza de aquilo que hoje é parcial, limitado, percentual e por nascer, um dia se fará total, ilimitado, pleno e parido, então minha existência será outra, logo, vivo como quem acampa em barracas, mas sabe que possue, depois do breve dias de acampamento, um lar, uma mansão, ilimitados.

Sei que se tudo der errado, minha vida, meu trabalho, meus plano, nada disso é confirmação ou sequer indício de meu insucesso, tendo em vista de que Nele eu sou um total sucesso, tudo me é favorável e tudo coopera comigo, mesmo que eu assim não perceba, leia ou entenda..

Nele tenho certezas que não são pedantes, impositivas ou politicamente corretas, contudo, tais certezas, que não são minhas, mas em mim foram germinadas, me conduzem pelo caminho, cada vez mais leve, mais amigo, mais próximo, mais filho, mais amoroso, mais com a cara que Deus me deu...

E o post de hoje, extensamente cheio do evangelho, é um chamado para que olhemos os anos passados, atual e vindouros com os olhos do evangelho, sabendo que nossos erros e acertos foram apenas momentos, que em nada impedem nosso avanço ou determinam nosso retrocesso. Que podemos, em Deus, morrer e nascer todos os dias, anulando as moléstias e deficiências de "vidas passadas', sem deixar passar a vida.

Que assim seja com os nossos corações: um campo fértil onde germinem de Deus, para Deus e em Deus CERTEZAS.

7 comentários:

aline disse...

Excelente texto e bem adequado nessa época em que paramos pra refletir e planejar o proximo ano.
Que todos tenhamos a CERTEZA que DEUS é quem rege em nossas vidas.
Feliz ano novo!!!!

. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

é preciso um coração forte e destemido para dizer aceitar que tudo passa, parabéns pela caminhada...

Raíssa disse...

“(...)a certeza de aquilo que hoje é parcial, limitado, percentual e por nascer, um dia se fará total, ilimitado, pleno e parido, então minha existência será outra(...)”

Que linda certeza essa que nós temos, ein?

“Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem” -Hebreus 11:1
Um dos seus melhores textos!
Parabéns Diego!

Fontana Jr. disse...

Reconfortante...

Fontana Jr. disse...

Reconfortante...

Fontana Jr. disse...

Reconfortante...