sábado, 27 de fevereiro de 2010

O PODER DO MEDO

 

 

15 Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.16 nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.17 ¶ Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo.18 No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.

O medo é uma das energias mais poderosas já conhecidas. É capaz de derrubar impérios, escravizar os livres, manipular mentes, criar fatos e desvirtuar a verdade.

O medo é um ácido capaz de separar as ligações moleculares mais sólidas, corroendo substâncias fortíssimas. O medo legitima a violência e dá razão à covardia.

A esmagadora de maioria de nós, mortais, vive sob a constante influência do medo; sentido a frenética melodia da perseguição sendo tocada bem próxima de nossos ouvidos.

O medo nasce nos lugares mais inesperados, e independentemente do substrato que acolha a sua semente, brota a se desenvolve viçoso.

Muitos acreditaram que o poderiam combater com pensamentos positivos do tipo: isso é só minha imaginação, vai dar tudo certo, calma,  nada de mau vai acontecer…

Estas soluções são como aspirina tentando curar câncer.

O medo é um erva-daninha que não se intimida frente a positividades, muito pelo contrário, ele as destrói e as torna argumentos aliados à sua causa. Quem dizia: tudo vai dar certo, passa a dizer o oposto, crendo muito mais na nova concepção do que na anterior.

A bem da verdade o medo só tem 3 predadores naturais.

O mais comum deles é a vida, sim, a vida ensina ao ser amedrontado que nem sempre suas desconfianças amedrontadas se confirmam no plano da realidade. É na colisão da realidade com a desconfiança que o medo acaba sendo erradicado na maioria das vezes. Sendo que em alguns casos, em que o medo já se fortificou demais, nem mesmo o choque brutal da realidade pode sarar do medo o coração por ele contaminado.

O segundo predador é a verdade. Sobre a verdade não há muito oque se dizer, visto que oque é verdade é, portanto, não necessita de agentes externos que a confirmem ou não. A verdade é um soro anti-ofídico contra o veneno do medo, e por muitas vezes, o paciente, até se ver curado, passa por um processo doloroso e longo de cura, é a verdade entrando em todos os cantinhos, veias, vasos capilares, tecidos e órgãos do corpo.

Muitos não resistem ao processo e abandonam o tratamento, preferindo a outrora doce escravidão do medo do a dura cura da verdade. A verdade é um choque anafilático poderosíssimo.

O terceiro e mais poderoso agente de cura é o amor. E no assunto do amor não cabe à razão fazer quaisquer comentários; o amor é a evolução da razão. O amor é capaz de curar, libertar e fazer tudo quanto seja próprio de sua natureza. Não conhece limites, não espera retornos, e muito além de qualquer outra arma, pacifica o ser amedrontado sem necessariamente destruir a causa do medo.

O amor é o estado de consciência que nos liberta para ver além do que se pode ser visto, e compreender sem palavras, sem razões, sem porquês, que tudo coopera, que as misericórdias se renovam a cada dia, que mesmo que tudo se perca ainda há esperança. O amor liberta sem violências, é uma revolução silenciosa e atômica.

O amor dá ao seu portador a capacidade de saber que os problemas existem e que deles não se pode fugir, mas muito além disso, habilita o seu discípulo a percorrer estes tormentos sabendo que nada é terno e que cada momento carrega o dom de um aprendizado único e necessário.

Viva em amor e viva sem medo.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE FRUTOS

Colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Do mesmo modo, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir maus frutos, nem a árvore má produzir frutos bons. Mateus 7:16-19

A imagem acima mostra frutos bons, e dá até vontade de comer alguns deles, exceto pelo limão.

De fato o fruto quando é bom fala por sí mesmo.

O duro é quando tenta-se tornar bom o fruto ruim.

Oque é bom, é bom e pronto, não é necessário que se advogue o óbvio. Ninguém em sã consciência diz que é a favor do câncer.

Usando de exemplos tão esdrúxulos, como câncer, guerra, fome e outros tantos, fica fácil perceber a verdade: de que o mal é mal, não importando os apelidos que eu dê a ele.

A coisa começa a ficar um pouco mais complicada quando se parte para as subjetividades – quando eu quero que algo seja bom ou ruim, independentemente da verdade- é no exato momento em que meu desejo, minha vontade, meu sonho, meu costume, meu direito, minha cosmovisão, minha qualquer coisa se choca contra a verdade, e não sobrevive à colisão.

Quando chamo minha preguiça de falta de vontade, e meu adultério de escapadinha, ou tanto outros exemplos que eu e você estamos cansados de saber e viver praticando.

O instinto humano por ver seus desejos sendo satisfeitos não conhece limites. Há uma tendência suicida na alma do homem que o leva a fazer as mais absurdas escolhas, mesmo quando delas tinha total noção dos conseqüentes desdobramentos.

Eu sabia que a urtiga não produzia morangos, mesmo assim eu planto, cultivo, rego e como o fruto venenoso, chamando-o, insistentemente, de morango…

Como quem tem alergia a algum alimento e mesmo assim insiste em consumi-lo.

Há muitas coisas nas nossas vidas assim.

Objetos da vida que no enfeiam, entristecem, iludem e  alheiam a tudo quanto nos seja benéfico.

É o relacionamento com uma pessoa que só me faz mal, é a permanência em certas circunstâncias ou ambiências que causam dor, hábitos adquiridos que se demonstram altamente prejudiciais, amizades baseadas em perversidade e interesse…

À semelhança da quantidade de frutos não comestíveis fisicamente, são os frutos não comestíveis no campo psicológico e espiritual.

E quem pode te dizer se algo é ruim ou bom ? E agora quem poderá nos socorrer ?

Nessas horas nem o destemido vermelhinho, o chapolim colorado, pode te ajudar. E a única pessoa que pode te dar o menu da morte é:

- Você mesmo !

Sim, apenas o próprio ser pode discernir oque lhe faz bem ou mal !

Por isso que quem vive de seguir orientações, cartilhas, receitas de bolo e coisas do tipo, feitas por terceiros, está fadado a descobrir que nada substitui os conhecimentos adquiridos pessoalmente sobre o bem e o mal.

Bebida é boa ?

Depende, se estiver gelada ?! (risos)

Bebida nunca foi boa e nem ruim, sempre foi bebida…foi boa para quem a consumiu de modo correto, e foi um grande mal para quem dela fez uso incorreto.

A mesma faca que corta o pão, mata um pai. Simples assim.

Então desista, hoje mesmo, de tentar colher frutos bons de árvores más.

Você sabe muito bem as dietas existenciais que precisa fazer, as substâncias da vida a que é alérgico,  e principalmente, sabe de que árvores elas vieram.

Corte a árvore fora, seja bom pra você mesmo, cuide-se bem.

Melhor é passar fome de veneno do que se banquetear de morte.

Afinal a vida deve ser plena e não pena. ( eu deveria ser rapper, risos)

Alimente-se do que é bom.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

DANDO O TOMBO EM SATANÁS

COMO FAZER TROPEÇAR AQUELE QUE NOS FAZ TROPEÇAR.

1 E depois disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir.2 E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara.3 Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos. 4 Não leveis bolsa, nem alforje, nem alparcas; e a ninguém saudeis pelo caminho.5 E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa.6 E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; e, se não, voltará para vós.7 E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa.(…)17 E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam. 18 disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.19 Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.20 Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.

Nesta narrativa do evangelho encontra-se Jesus enviando os seus seguidores aos lares.

O mais interessante é o modo como Cristo faz esse envio; como cordeiros ele envia os seus discípulos, e muito além disso, envia-os aos lobos.

Gente simples, amável e com a simplicidade do evangelho, de modo cordeiro, libertando, curando, pacificando, amando…fazendo o que os filhos de Deus devem fazer.

E nisso uma batalha espiritual ferrenha ocorrendo.

E os discípulos acharam o máximo o poder de expulsar os demônios. Era a fragilidade esbofeteando a grosseria, a luz sufocando a escuridão, a misericórdia dando armlocks nas trevas. Demônios tomando uma peia de meros mortais, tal é o poder do amor.

Ninguém gritou, nem derramou óleo, nem usou de violência, nem nada.Agindo conforme o espírito do evangelho, em amor, em graça, em boa vontade e nisso é que habita o poder estrondoso de DEUS. E enquanto esse povo espalhava as boas novas, Jesus vê satanás caindo dos céus como um raio.

Implicando que o poder que habita os filhos de DEUS é tremendamente inexplicável ao olhos terrenos, porém é capaz de desdobramentos inimagináveis no mundo invisível. Os cordeiros em meio aos lobos viam gente sendo curada, sendo liberta, sendo confortada, sendo perdoada…Jesus via o diabo arremetendo-se à terra como um raio.

Nossas vidas devem seguir o exemplo dos cordeiros, seres singelos, sem força própria, presas, humildes, mansos e sobretudo indefesos. Quem se faz forte aos próprios olhos desde já perdeu a apólice da ternura.

O amor lança fora todo medo, o amor expulsa qualquer casta demoníaca, o amor pode todas as coisas, visto que DEUS é amor. A força está em ser fraco, a grandeza em se fazer pequeno, o reino dos céus em ser como os pequeninos. Acredite no Deus do evangelho, viva o evangelho,  assim, de modo muito natural, faz-se cair satanás

sábado, 20 de fevereiro de 2010

EVOLUIR É CUIDAR

O AMOR COMO EXPRESSÃO DE EVOLUÇÃO.

Um fato curioso que pode ser verificado na natureza é o da evolução. E uma das nuances da evolução está ligada ao fator de modificação da procriação e cuidado parental das crias. De modo bem simples e sumarizado: quanto mais evoluída um espécie mais ela tende a cuidar de seus descendentes.

O exemplo das imagens deste post é bem claro, de um lado uma tartaruga e de outro um macaco; a tartaruga bota os ovos e vai embora, apesar de botar dezenas ou centenas de ovos, pouco mais de 5 ou 10 tartaruguinhas chegarão à fase adulta.

Os primatas cuidam de suas crias de modo longo e contínuo, além disso, reproduzem de modo  a gerar menos filhos em cada fase de procriação, focando a criação de crias que apresentam um índice muito mais alto de chances de sobrevivência.

Como um pergaminho escrito na língua de DEUS, a natureza nos ensina muito e de um modo muito peculiar.

Quanta glória de DEUS existe nas coisas que Ele criou, quanta maravilha nas estruturas gigantescas do universo e quanto mistério nos entes mais minúsculos,..de uma supernova a um átomo,…de um tubarão baleia a um príon,..

Assim como o amor é sinal indicativo de evolução, a percepção das coisas pequenas também o é!

O maior salto da humanidade não foi observar a obviedade das coisas grandes, mas, foi a capacidade de olhar para as coisas que não são.

Assim como Jesus disse que dos pequeninos é o reino dos céus,..e que o amor é o maior mandamento,…Um sinal cósmico muito intrigante é o fato de que quanto mais nos entregamos à investigação das minúcias da vida e da existência, mais nos capacitamos para as coisas grandes e complexas,…

É moldando uma estrutura genética que seres inteiros são modificados, é com tijolos atômicos que se constroem as coisas mais surpreendentes e poderosas.

O amor e o olhar atencioso para os pequenos, dois temas muito presentes ao longo dos textos bíblicos. O evangelho em especial traz muitas lições sobre este tema.

Deus vestindo o lírio de modo muito superior do que Salomão jamais se vestiu,…Deus alimentando aos pardais e não os deixando perecer,..Deus cuidando de nós,..

E nós oque devemos fazer ?

Oras, aprender com o evangelho da natureza e aperfeiçoamos nossa vocação para o amor, haja vista que nossa espécie tem o poder, o dom, de amar não só visando ao fim da reprodução. Amamos de um modo mais profundo e mais evoluído, amamos a quem não deveríamos amar, amamos as crias dos outros, amamos o desconhecido,..

E desse modo, pode-se dizer que na humanidade existem os seres mais e menos evoluídos no critério do amor,…e Cristo veio a nos ensinar um caminho sobremodo evoluído: amar ao próximo com a  sí mesmo e a a Deus sobre todas as coisas.

De fato quem considera que amar aos que merecem ser amados é um sinal de bondade e evolução, de fato não conheceram o próximo estágio da espécie humana. O homo sapiens morreu com Caim.

No reino dos céus só entram os homo fraternos, uma sub-espécie dos humanos, que se diferencia por um comportamento anti-natural, anti-evolutivo e  não natural, o critério diferenciador desta espécie é o traço comportamental de poder amar aos seus inimigos.

Seja parte da pro atividade da espécie. Evoluir é cuidar.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

CARNAVAL, BOLHAS DE SABÃO , TEOLOGIA E DISTRAÇÃO

bolhas-de-sabao

O FOCO DE QUEM PERDEU O FOCO. A IMPORTÂNCIA DA DESIMPORTÂNCIA.

   Primeiramente, cabe dizer que independentemente do que preguem e do que digam sobre festas, comemorações, tradições e demais manifestações humanas, não há sentido em que o julgar das coisas como más ou boas, seja o objetivo de qualquer ser humano.

   Não há bem nem mal nas coisas, oque há é o enfrentamento da alma e do espírito frente aos eventos da vida, ou seja, quem de coração puro e com boa vontade abre os olhos, há de contemplar e discernir todas as coisas segundo a pureza e a boa vontade, logo, quem om maldade e impureza abre os olhos, só poderá discernir impureza e maldade.

   Quem está ancorado em DEUS não fragmenta, mitiga, fragiliza ou mesmo relativiza sua comunhão e sua santidade, meramente por evitar ou privilegiar ambientes ditos santos ou profanos. De modo que quem vive a verdade da vida não se curva aos momentos de “santidade” ou “ profanidade “ , aliás, sequer consegue dicotomizar a sua existência em limpo e contaminado.

   Nesse aspecto, o dano ou o benefício de algo na vida não se mede pelo: ambiente, origem, cor, forma, linguajem, entretanto, se mede sim pelo fruto que foi gerado. Como assim ?  

   Explico.

   Se o resultado é bom, se condiz com os frutos do espírito, se dele se pode extrair: paz, amor, verdade, comunhão, perdão,..Então, pouco importa como, quando, em que meios tenha ocorrido, posto que tudo se torna detalhe quando o fruto, a consequência é vida. Mais vale um grito profano pela vida, do que uma oração santa pela morte, seria a síntese.

   Então qual o problema das bolhas de sabão, da teologia e do carnaval ?

   O problema é a consequência !

   Todos esses 3 elementos são distrações perigosas.

   A teologia, tentando explicar DEUS, como se pudesse ser explicado, distrai de DEUS os que estudando DEUS crêem poder compreende-lo, sistematiza-lo. Ou seja, a teologia é um álbum de figurinhas bem feio e mal feito que nos rouba a atenção da glória eterna. A teologia é como o ditado popular que diz: “ quando um sábio aponta uma estrela, o tolo olha o dedo”.

   O carnaval nos distrai da vida - e como distrai-, multidões inteiras parecem esquecer que o mundo continua a girar, que a  vida não tira feriado, que a existência não é samba-enredo. Enchentes, mortes, nascimentos, lucros, prejuízos, escândalos, arrependimentos, vitórias, glórias e todos os contingentes da vida continuam a ocorrer, quer, os foliões enclausurados no autismo carnavalesco, queiram ou não.

   As bolhas de sabão são a corporificação da perda de tempo e da ilusão.,…   Agente assopra sabendo que vai estourar, fica maravilhado pelas cores e formas que são refletidas na película da bolha, perde a noção de que aquilo é uma bolha, e , surpreende-se quando ela estoura.

   E o processo de: conhecimento, deslumbramento, ludismo, decepção se reinicia em cada bolha.

  Não viva preso às bolhas, nem aos carnavais muito menos às teologias, no fim tudo é distração.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

OQUE DEUS TEM PRA MIM

 

A PERGUNTA QUE TODOS FAZEM E POUCOS ENTENDEM A RESPOSTA

 

O ser humano é uma das obras mais intrigantes criadas por DEUS,  principalmente pelo fato de sua constante noção de dúvida e insegurança em relação ao futuro. De certo modo nós somos menos evoluídos dos que as árvores, afinal, elas conseguem vivenciar as 4 estações do ano sem maiores conflitos; coisa que a nossa espécie ainda não aprendeu a fazer.Na escala evolutiva da paz o homem é o último colocado.

Desde muito cedo absorvemos de nossa sociedade a noção perversa de que o futuro é pernicioso, não somente isso, como também aprendemos, forçosamente, que a vida nos prepara surpresas, sejam boas ou ruins, e que feliz do homem que consegue agir com previdência em relação aos seus passos futuros.

E nessa agonia por conhecer a trilha do destino, colocamos DEUS como um de nossos serviçais cósmicos, DEUS vira uma mãe-Diná universal, um Walter Mercado, algo assim entre o sublime e o agoureiro.

Oque DEUS tem pra mim ?

Quando ? Como? Onde ?,…

Perguntas que esperam ouvir dos lábios divinos a confirmação de desejos já conhecidos. Usa-se da voz do Todo-Poderoso, para dar voz aos ecos que de dentro de cada um ululam sem parar. Deus fica numa sinuca-de-bico.

Deus, oque você tem para mim ?

Eu estudei, eu me esforcei, eu ajudei  o meu próximo, eu perdoei, eu sacrifiquei, eu até dei dízimo,.. eae Deus, dá pra ser ou tá difícil ? Eu fui aos cultos, eu servi eu me doei, eu acreditei, eu fiz de tudo e você nem pra me dar uma mísera benção ?

Bobo o ser que acredita que consegue colocar DEUS  no corner e nocautear o Altíssimo com argumentos, a ponto do próprio ser soberano, criador de terras e céus, parar e dizer:

- esse cara tá certo, nossa, como eu fui burro e errei !

Tolinho !

Não desperdice seus neurônios tramando cheque-mate contra DEUS, até pelo fato de que DEUS não faz joguinhos, isso é coisa de criatura embasbacada,..

Tente vencer um político numa discussão, se vencer, tente vencer um filósofo, se vencer, tente vencer um gênio, se vencer, tente vencer o diabo,..mas vença sabendo que um abismo intransponível separa você, daquele que tudo é.

A bem da verdade DEUS tem sim um futuro para cada um, mas esse futuro em mim é a consciência de que eu cumpro um papel espiritual, vital, indelegável, sublime e particular na Terra. Quem vive com tal consciência não tem questões sobre o futuro, pois sabe que o futuro é mera continuação do caminho em que ele já se encontra.

O futuro é uma bússola que sempre aponta para o peito de quem a consulta, seu futuro é você mesmo, seu futuro é quem você é hoje!

Quanto mais cedo for possível a compreensão do ensinamento divino de que, em DEUS eu já fui, já sou, já serei tudo que podia e devia ter sido, melhor a vida, mais pacificada a alma, mais tenro o coração.

Oque Deus tem para você é a oportunidade da existência, é o chão da vida, a poeira do envelhecimento, as lembranças da estrada e os encontros no caminho, se você considera isso pouco, acredite, você se perdeu do seu caminho…