sábado, 20 de fevereiro de 2010

EVOLUIR É CUIDAR

O AMOR COMO EXPRESSÃO DE EVOLUÇÃO.

Um fato curioso que pode ser verificado na natureza é o da evolução. E uma das nuances da evolução está ligada ao fator de modificação da procriação e cuidado parental das crias. De modo bem simples e sumarizado: quanto mais evoluída um espécie mais ela tende a cuidar de seus descendentes.

O exemplo das imagens deste post é bem claro, de um lado uma tartaruga e de outro um macaco; a tartaruga bota os ovos e vai embora, apesar de botar dezenas ou centenas de ovos, pouco mais de 5 ou 10 tartaruguinhas chegarão à fase adulta.

Os primatas cuidam de suas crias de modo longo e contínuo, além disso, reproduzem de modo  a gerar menos filhos em cada fase de procriação, focando a criação de crias que apresentam um índice muito mais alto de chances de sobrevivência.

Como um pergaminho escrito na língua de DEUS, a natureza nos ensina muito e de um modo muito peculiar.

Quanta glória de DEUS existe nas coisas que Ele criou, quanta maravilha nas estruturas gigantescas do universo e quanto mistério nos entes mais minúsculos,..de uma supernova a um átomo,…de um tubarão baleia a um príon,..

Assim como o amor é sinal indicativo de evolução, a percepção das coisas pequenas também o é!

O maior salto da humanidade não foi observar a obviedade das coisas grandes, mas, foi a capacidade de olhar para as coisas que não são.

Assim como Jesus disse que dos pequeninos é o reino dos céus,..e que o amor é o maior mandamento,…Um sinal cósmico muito intrigante é o fato de que quanto mais nos entregamos à investigação das minúcias da vida e da existência, mais nos capacitamos para as coisas grandes e complexas,…

É moldando uma estrutura genética que seres inteiros são modificados, é com tijolos atômicos que se constroem as coisas mais surpreendentes e poderosas.

O amor e o olhar atencioso para os pequenos, dois temas muito presentes ao longo dos textos bíblicos. O evangelho em especial traz muitas lições sobre este tema.

Deus vestindo o lírio de modo muito superior do que Salomão jamais se vestiu,…Deus alimentando aos pardais e não os deixando perecer,..Deus cuidando de nós,..

E nós oque devemos fazer ?

Oras, aprender com o evangelho da natureza e aperfeiçoamos nossa vocação para o amor, haja vista que nossa espécie tem o poder, o dom, de amar não só visando ao fim da reprodução. Amamos de um modo mais profundo e mais evoluído, amamos a quem não deveríamos amar, amamos as crias dos outros, amamos o desconhecido,..

E desse modo, pode-se dizer que na humanidade existem os seres mais e menos evoluídos no critério do amor,…e Cristo veio a nos ensinar um caminho sobremodo evoluído: amar ao próximo com a  sí mesmo e a a Deus sobre todas as coisas.

De fato quem considera que amar aos que merecem ser amados é um sinal de bondade e evolução, de fato não conheceram o próximo estágio da espécie humana. O homo sapiens morreu com Caim.

No reino dos céus só entram os homo fraternos, uma sub-espécie dos humanos, que se diferencia por um comportamento anti-natural, anti-evolutivo e  não natural, o critério diferenciador desta espécie é o traço comportamental de poder amar aos seus inimigos.

Seja parte da pro atividade da espécie. Evoluir é cuidar.

2 comentários:

LEONARDO BRITO disse...

"homo fraternos" hauahuahuahuahuah Muito massa! adorei=)
Mas é isso aí mesmo, nas pequenas coisas o amor de Deus se mostra de forma grandiosa, é de abismar, definitivamente, o amor é um fator evolutivo.

Elilian Kelly disse...

- Gostei mto do texto primo ;)
Mto bom!