terça-feira, 19 de julho de 2011

O SUOR NOSSO DE CADA DIA

O CAMINHO DE QUEM MOLHA A TERRA COM A ÁGUA DO ROSTO.

E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.(GEN 3:17-19)…………………………………………………………………………………………………………………………

O texto acima sempre me chamou  atenção, principalmente a parte do suor e do pão. Desde pequeno que me intriga o trabalho como postulado divino, ordenança; princípio de que tudo quanto se recebe no chão da vida deve seguir o dogma do esforço e do labor como requisito prévio.

E DEUS é enfático no texto:  com o suor do teu rosto!

Não há outro meio ! Não se pode comer, gozar, investir, tomar, locupletar-se do esforço alheio, chega o momento na vida em que o jardim é fechado, anjos trancam todas as entradas do paraíso terrestre e é tempo de laborar, lavrar e adubar a terra com lágrimas. Molhar as colheitas com a sudorese da dignidade do trabalho pessoal.

Adão não é diferente de mim, nem de você, tinha que ralar, fazer acontecer, não podia mais viver das lembranças do dias folgados no éden, aquilo tudo era passado, e de passado ninguém vive, nem planta, nem colhe…quem vive de  passado está fadado à inanição, é promessa de já passou, esperança que já se foi.

O sustento é tarefa individual, é chamado exclusivo, e qualquer que seja a conquista, o produto, a riqueza que por ventura venha de modo diverso ao preconizado por DEUS no gênesis não pode ser encarada como benção, nem mesmo se jactar de ser digna, justa ou sequer ética.

As loterias são fortunas malditas, as grandes riquezas, conseguidas de modo escuso, são armadilhas elaboradas para destruir quem as possui- verdadeiras desgraças- de modo que não vale a pena, é perigo, é falta de sabedoria e loucura, quem se apressa no processo do enriquecimento, se entrega de corpo e alma à Mamom e chama de benção as conquistas que não vieram da parte de Deus e com Ele nada tem haver.

Melhor é comer a quentinha adquirida com honra, do que se banquetear da rapina…

Que o Senhor Deus, o eterno, nos livre de tudo isso, que seja a singeleza de nosso coração o gozo da vida, que seja o nosso arroz com feijão de cada dia comido com ações de graça, sem cobiçar os finos manjares, sabendo que a simplicidade da comida rudimentar esconde tesouros de paz, de tranquilidade e faz bem não só ao corpo mas também à alma.

Bom é beber tubaína como quem bebe o mais caro dos vinhos, bom é comer pão com manteiga como quem se farta com as mais exóticas confeitarias, bom é achar a sua mulher a mais linda do mundo, considerar seu emprego o mais prazeroso, e se sentir o mais feliz dos homens..

Vivendo conforme o evangelho: tudo tendo e nada possuindo. Nosso chamado é pra ser, não ter, nossos sonhos devem ser eternos e não terrenos, nossos anseios devem ser direcionados ao Pai. Quem assim aprende a viver entendeu a sabedoria, é maior do que Salomão pois discerniu o caminho de quem molha a terra com a agua do rosto.

5 comentários:

aline disse...

Que texto maravilhoso!!!! muito bom amor! Texto inspirado por Deus. Seu blog está cada dia melhor. Gracas a Deus pelo trabalho e suor de cada dia.

Dani disse...

Lindooo seu texto cunhado!
que Deus continue te dando sabedoria e graça para falar a respeito da Sua palavra! Abçs! fik na paz!

Anônimo disse...

Eis o desafio, ser e não ter. Somos bombardeados diuturnamente com os "simbolos" daquilo que deveríamos ter, o modelo a ser seguido o padrão do fieis, então queremos "ser" o que não somos, invejamos o outro, o trabalho, a fama, a remuneração, a glória dele e perseguimos o projeto daquilo que não sou. Mas esse estado é por que não caímos em nós mesmos e não nos percebemos. Como disse o pregador, o melhor que eu posso ser é a versão melhorada de mim mesmo. Esse é o projeto, não de ego centrismo, mas de um ego que sabe de si mesmo, sabe de onde vem e para onde vai, sabe os seus valores e fraquezas. Jó teve tudo e teve nada, gozou e sofreu, riu e chorou e percebeu que tudo era graça de Deus, sem saber o que se passava nos bastidores celestiais, mas ele era Jó e nós somos nós. Quando percebermos isso seremos mais felizes realmente, pois felizes são os ..., felicidade essa sob a perspectiva de Deus, mais realizados, mais satisfeitos com aquilo que temos.
Interessante como algumas coisas na vida nos ensinam isso, durante um tempo a minha esposa trabalhou atendendo crianças com cancer, e as vezes quando ia pegar ela eu ficava um pouco vendo eles, alguns enfrentando o seu final de vida, outros com deformidades e dores, e a singeleza, a alegria, a satisfação que demonstravam e me faziam pensar e agradecer a Deus pela graça, pelo amor, pela misericórdia que são as coisas que realmente tem valor.
Quando essas coisas se tornam verdade para vc, ai não dá mais para explorar os outros, ser parasita, aproveitador, mas se quer somente ser nEle.
Um abraço querido.

Anônimo disse...

Fico a imaginar os ricços com sua riquezas mal adquiridas, no dia do juízo. E esse dia virá. Veremos...GJB

Anônimo disse...

Que texto genuíno Diego, tenho certeza que você estava tomado pelo Espírito de Deus. Gratidão Deus meu pela oportunidade de poder ouvir a tua voz lendo esse texto.