terça-feira, 30 de novembro de 2010

AMOR, UMA QUESTÃO DE CAUSA E CONSEQUÊNCIA.

O CAMINHO DE AMA A CAUSA.

Hoje, pela noite, comendo em um restaurante com amigos, pude conversar com uma pessoa de muito sucesso profissional, alguém que se destacou em uma instituição gigantesca, sendo catapultado de funções simples e singelas à estratosfera dos escalões mais altos.

Ao longo da conversa meu amigo me disse que começou como um simples ajudante dentro da instituição, contudo, ele ia além em tudo que fazia, inclusive com atos singelos – oferecer um copo d´agua e coisa do tipo-  entretanto, a singeleza dos atos implicou em consequências muito positivas no campo profissional.

Além do carinho e da vontade, a pessoa com quem conversei me demonstrou, que o diferencial que lhe transportou ao sucesso, também estava ligado à boa vontade, iniciativa, coragem e um pouco de loucura misturada com sorte. Acima de tudo, um critério era o fator mais decisivo para o sucesso, falo do senso de comprometimento, o amor à causa, o apego de alma e coração, a crença de que ainda há com que se contribuir, que ainda há espaço para inovações e melhorias, ou seja, uma consciência de que o trabalho, por sí, já é alvo da paixão pela qual se luta.

Não importando salários, condições, tempo, influências…o amor pelo que se faz é um fator determinante que separa os bons dos maus em todos os campos da vida.

Na vida espiritual não pode ser diferente!

Quem ama o evangelho pelo evangelho, prospera, segundo o evangelho.

Quem ama por motivo escuso, estagna, segundo o evangelho.

Não há via, no evangelho, que não seja a de DEUS por DEUS, para DEUS e em DEUS…

Explico, se a motivação de cada pessoa em seguir a Cristo não for o próprio Cristo, então essa motivação não vingará, não lançará raízes profundas e muito menos frutificará. Será paixão de estação, paquera de carnaval, mas nunca um amor pra vida inteira.

Quem caminha no evangelho esperando receber algo, alcançar alguma coisa ou qualquer outro motivo que não seja o motivo de Cristo, ardendo dentro do coração, está fadado a fazer como fez o jovem rico, citado no evangelho, entristecer, decair o semblante e virar as costa para o mestre.

Quem está no evangelho por mero medo de ir para o inferno, para alcançar bênçãos, enriquecer, ser curado , urge por encontrar o sentido real do evangelho. Cristo.

Diferentemente do meu amigo que cresceu no seu local de trabalho, melhorou de vida e hoje ganha bem mais, no evangelho não existem planos de carreiras, metas, escalões…

Há o sucesso da paz, a conquista da vida, o privilégio do auto conhecimento e o salário da salvação diária…A meritocracia do evangelho é resumida em uma pessoa só: JESUS, pois foi dele todo o Trabalho, dele são todos os louros. E, tudo o que conquisto, conquisto por ele, nele e para ele, sem que para tanto o mérito seja meu.

Na carreira profissional tudo visa um fim. Uma promoção, um prêmio, um aumento, um sonho…

Na carreira espiritual nada é feito com vistas a conquistar, subir, gerar lucros, dividendos e nem vantagens para mim mesmo, antes sou devedor do amor e quando faço o bem cumpro para com o bem impagável o qual já recebi. A reconciliação.

O evangelho em desafia a amar por amar, a servir por amar, a perdoar por ama, a aceitar por amar….

Se há quem ame, ame pelo fato de ter sido amado, se há quem perdoe, faça isso por ter sido perdoado e cure por ter sido curado….

Siga o caminho de quem ama a causa, independentemente das consequências; pois no amor só existe uma causa, o resto é consequência.

4 comentários:

aline disse...

Belo texto amor!!!
é tão bom quando ouço falar de Deus com tanto amor! é de encher os olhos, e me sinto ainda mais devedora.
bjossss
love youuu

LEONARDO BRITO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LEONARDO BRITO disse...

não tem como negar, o amor nos leva a ir além, seus frutos são espetaculares!!! excelente texto. ;)

Anônimo disse...

Uma coisa interessante sobre o amor é a nossa necessidade intrínseca de sermos amados. Ansiamos por isso e na busca de alcançar o objetivo de sermos amados nos transvestimos das mais variadas formas possíveis, assumindo o nosso papel de atores, hipócritas, não sendo o que somos, mas tentando nos tornarmos mais palatáveis aos que estão em nosso redor. Dessa forma criamos um circulo vicioso dentro de nós e ao nosso redor, e transformamos o amor em uma coisa doentia, em uma relação de troca e de mascaras. Na maioria das vezes vivemos um amor troca, só amamos se determinadas condições forem cumpridas, se recebemos alguma coisa de volta. Esse negócio de amar o inimigo é uma coisa divina, só para Deus e companhia ltda. Então, nessa condição, a grande maioria esquece do amor incondicional que no máximo damos aos filhos, mas ai deles se pisarem na bola. Amor de fato e de verdade, sem esperar retorno, incondicional, que tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta esse tá cada dia mais raro. Em Jesus vemos esse amor de forma abundante, transbordante, ele olha para aqueles que o estão matando e diz " Pai, perdoa, eles não sabem o que fazem." Acolhe a prostituta, o ladrão, o safado, amando a todos da mesma forma, até o incrédulo Tomé.
Amor que ainda se manifesta me amando e me atraindo a cada dia, apesar daquilo que sou, das minhas maldades, da minha fraqueza, das minhas falhas e faltas. É o Deus que ama e não tem nenhuma espectativa comigo, pois Ele sabe quem sou de verdade, melhor que eu. Quando essa ficha cai, e me vejo alvo desse amor e dessa graça, ai a vida ganha sabor e podemos amar de verdade, perdoar de verdade, aceitar de verdade, pois entendemos que Ele nos amou por causa de sua decisão de amar, me perdoa por causa de sua decisão de perdoar, me aceita por causa de sua decisão de me aceitar. Se há uma causa no evangelho é a decisão de Deus de fazer isso, motivada por Ele mesmo, que é AMOR.
Abraço Diego. Adriano