domingo, 21 de novembro de 2010

QUEM NOS SEPARARÁ

Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?( ROMANOS 8:35)

O texto de Paulo em Romanos 8 é encorajador e desafiador. Encoraja ao nos convencer de que em CRISTO já somos tudo que DEUS sonhou para nós, nos garantindo que o caminho é traçado no coração do Pai e nosso trabalho é somente andar; não há méritos para quem caminha, visto que o caminho em CRISTO já foi cumprido, basta a convicção, o elo e a consciência de quem em DEUS tudo é !

Desafia ao nos perguntar  acerca da possibilidade de separação entre nós e Cristo. E, diferentemente do que muitos pensam, a pergunta de Paulo não é retórica, a despeito de , aparentemente, carregar uma resposta já formulada.

É fato que a separação entre Deus e nós é impossível, contudo, entre nós e Deus existe sim uma possibilidade. Não foi por acaso que Jesus disse:“Eu sou a videira, vós sois os ramos: Aquele que está em Mim e Eu nele, o mesmo produz muito fruto: Pois sem Mim nada podeis fazer” (João 15:5). Isso deixa claro que a minha conexão com DEUS é feita por uma via de mão  dupla, é simbiótica, conjunta, parceira, e portanto,  encerra em sí um mar de implicações.

Deus pode estar ligado em mim, e eu não estar ligado nele; quando a condição de DEUS estar ligado em nós e de nós nele está satisfeita, aí há muito fruto. É notório que o meu elo com o altíssimo pode evoluir, engrossar, mudar, sazonalizar e sofrer diversas alterações, isso acaba sendo percebido mais cedo ou mais tarde como o efeito “ montanha russa espiritual” .

A pergunta de Paulo ecoa até os dias de hoje e atinge bem em cheio nossos corações, dizendo, martelando, inquirindo diuturnamente: QUEM NOS SEPARARÁ ?

Bobo é quem tenta fugir de tal dilema, aliás, é condição de maturidade espiritual saber responder a essa pergunta, que muda de resposta ao longo do caminho da vida. Em um dado momento somos separados pelos cuidados da vida, dinheiro, cansaço, vaidade, projetos…num outro momento somos assolados pela falta de esperança, pela morte, pela saudade…

Mas, existe um agente separador que é universal !

Sim, universal, contrariando aos antropólogos de plantão, na medida que é ícone comum à todo ser humano; falo do passado.

O homem tem sérios problemas com a temporalidade, com o lidar com os eventos, com a evolução do tempo. Primeiro pelo apego ao passado, nós valorizamos as coisas que para traz ficaram, em vez de abandoná-las, nós fizemos do passado uma ciência e mesmo assim não aprendemos ainda a posicionar o passado no lugar certo, ou seja, no passado.

Muita gente vive de passado, ignoram  a dádiva da vida,  cada dia para tais pessoas é um dia morto, posto que o dia já nasce predestinado a tentar ressuscitar um outro dia que há muito morreu.

Interessante notar que os filhos do tempo acabam sendo pelo tempo devorados, basta lembrar do exemplo de Cronos que tomado de medo de perder o trono,devorava seus próprios filhos a medida em que eles iam nascendo. Quem não domina o passado é devorado por ele.

O passado é figura representativa, é mera nota de rodapé nas páginas de nossa vida, quando muito pode ser usado como índice remissivo, mas assim como um índice remissivo, não deveria carregar poderes, nem afirmações, nem conclusões,mas  apenas nos guiar ,de modo mais metódico, ao longo dos assuntos e capítulos pelos quais um dia passamos ou vivemos.

O passado me aliena, me desorienta, me mata no dia de hoje, me alija  de minhas capacidades e potencialidades de um modo tão profundo que pode ser comparado à sofrer de uma doença degenerativa em constante evolução. Quanto mais do passado vivo, mais o passado me mata.

Seja bom, seja ruim, seja como for, o passado não deveria ser capaz de nos privar de uma vida abundante, cheia de graça, verdade e paz.

Em Cristo tudo é !

O próprio DEUS se identifica como o : EU SOU.

Se nos afirmamos como sendo servos e filhos do DEUS que é, não podemos viver de modo mentiroso cultuando aquilo que já foi, o que passou.

O  amor, poder, paz, graça, libertação, perdão, salvação e tudo mais  de DEUS são para o hoje, dito isso.

Quem nos separará ?

2 comentários:

LEONARDO BRITO disse...

É realmente muita apaziguador saber que em Cristo, eu já sou!! Isso é fato, mas ainda pouco notório... =)
Excelente reflexão!!

Elilian Kelly disse...

- Incrivel como ainda outro dia me pus a pensar nesta passagem biblica, e relembrando dos tempos em q o medo me dominava, medo de pensar q algum dia eu poderia perder o amor por Deus e o abandonar, mas a maturidade espiritual vem chegando a mim de uma maneira maravilhosa e milagrosa, e hj posso dizer; q nada podera me separar do amor de Deus pois nEle: sou! Simples assim. Pois para eu me separar do amor de Deus, primeiramente eu teria q deixar de existir(simplismente me evaporar) ou voltar ao tempo e nunca ter nascido, e como isso nao é possivel, hj e sempre eu sou em Cristo!
Mto bom!