sexta-feira, 30 de outubro de 2009

LIMPANDO A BARRA DE ADÃO

SERÁ ELE CULPADO ?

O pior deslize da história da criação do mundo é atribuído ao primeiro casal que nele viveu, sendo que todos os que acreditam no Gênesis bíblico, já sentiram uma raivinha de seus antepassados mais remotos, ADÃO e EVA.

O jardim do Éden e toda aquela vida mansa ainda poderiam ser nossos, não fosse o maldito marido de Eva ter comido aquele raio de fruto proibido.

Muitos pensam ou já pensaram assim, crendo que toda uma humanidade poderia ter sido salva, e, que até mesmo Cristo e a cruz seriam desnecessários caso Adão tivesse feito as escolhas certas.

Contudo, apesar de tais afirmativas aparentarem guardar certa lógica, não devem ser tomadas como verdades.

Adão sou eu no passado e eu sou Adão no futuro, com os mesmo poderes, mesmas potencialidades, e principalmente o mesmo talento nato para pecar. Desse modo, se fosse Adão seria Nikolai, José, Hans, Mohamad, Yahiko, Sun tzu,.,.

Qualquer um, como figura moderna de Adão, está propenso as escolhas erradas e as burradas que nosso pai genético esteve.

Eu confirmo Adão em minha natureza desejosa pelo pecado, e, Adão se confirma em mim na tradição da escolha consciente pelo pecado. Somos um do outro.

Cristo veio como o último Adão, entretanto, vale a pena lembrar que o sacrifício e os efeitos do sacrifício, não se limitaram ao momento histórico, nem mesmo aos contingentes geográfico da época.

O sangue de Cristo é conhecido desde antes da fundação do mundo !

Mais um fato que confirma, não só a onisciência de Deus, em prever e salvaguardar a humanidade do pecado, como também, mostra que Adão cumpriu seu trajeto, não obrigatório, mas, natural.

Adão não pode ser o eterno réu da humanidade, o babaca que no passado complicou a situação  de todo mundo, literalmente todo mundo.

Adão não é um Lúcifer em miniatura, não quis ofender ou tomar as prerrogativas de Deus.

Adão foi curioso, medroso e de certo modo quis ampliar a sua noção de mundo, provando a droga do momento, o fruto proibido.

Adão não foi nada mais do que: HUMANO.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

AINDA BEM QUE ELES MORRERAM

Capturar

OS PONTOS COMUNS ENTRE HITLER E CRISTO.

 

O bigodinho de escova de engraxate, o rosto confiante e a postura sempre firme de Adolf fizeram dele um ícone mundialmente famoso.Já as mortes que provocou, as loucas perseguições que patrocinou e o poder de levar uma nação inteira a acreditar em um idéia ridícula, catapultaram esta figura emblemática para a lista dos mais odiados seres humanos.

A bem da verdade, tem gente que nem devia ter nascido, seja pro bem ou pro mal.

Como assim ?

Ora, se a pessoa é má demais ,ela  não é necessária, visto que de maldade o mundo está repleto, contudo, se é boa demais não é necessário de venha a conviver entre os humanos, pelo fato de sua existência ser uma via de auto-castigos constantes,  pela iniqüidade mundana.

O bem de Cristo foi voluntário e o custo de sua vinda, foi das revoluções a mais barata, pois custou apenas seu próprio sangue; o nazismo como evento de revolução custou sangue de milhões.

Neste sentido, Hitler foi tão desnecessário quanto Jesus ?

Não, não foi !

Hitler fez um mal regional, temporal e étnico, já o Cristo fez um bem cósmico, atemporal e pan-étnico, logo, o mal de Hitler não pode ser colocado na mesma escala de Cristo.

Mesmo que o ditador houvesse vivido, desde a fundação do mundo até os dias de hoje, sua maldade não poderia ser contra-balanceada com a bondade de Jesus, sob o argumento de que os feitos da cruz de Cristo são conhecidos desde antes da fundação do mundo.

Hitler foi uma desgraça humana, Jesus a graça divina.

Hitler a condenação de uma raça, Jesus a salvação de todas as raças, povos e línguas.

Hitler foi um ditador regional ao longo de poucos anos, Jesus o rei de um reino invisível e eterno.

Oque fica entre os dois de semelhança é a alegria na morte de cada um deles.

Hitler de uma alegria de alívio, como quem diz:  “ Foi tarde ! ”.

Jesus uma alegria pacificadora , que   não acaba e não se prende a motivos, posto que Ele é todo e qualquer motivo da alegria dos que o conhecem.

Ainda bem que eles morreram.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

EM DEUS JÁ SOU TUDO

O remédio contra agonia do querer ser.

O mundo do século XX aprofundou nos seres humanos uma tendência catastrófica,  a tendência do querer ser. A vida já era concorrida e exaustiva por sí só, mas, agregou-se a ela o fator de desespero, de cada ser humano, por tornar-se algo.

A insatisfação com a existência é um mal que assola quase todos, aliás, mesmo quando crianças, a pergunta que não cessa de ser repetida é : Oque você quer ser quando crescer ?

As pobres vidas, mal se iniciaram e já têm de mergulhar nos questionamentos que nem os adultos souberam responder,criando uma agonia dupla, a primeira: quanto a se fazer a escolha certa, afinal, oque você quer ser, implica decisão, escolha. A segunda: a agonia  do futuro, quer ser QUANDO crescer,..

O fator do querer ser infectou tanta gente, que muitos foram, nunca sendo.

A existência não precisa de linha de partida e de chegada. Quem é, é !

Muitas pessoas sofrem de crises de des-identidade espiritual, quando vivem a constante correria de ansiarem ser algo ou alguém para Deus. Eu toco na igreja mas não sou nada, eu prego mas não sou nada, eu quero ser, ser ,ser ,…

Num engano primitivo de confundir o fazer com o ser, ora, as máquinas podem fazer, mas nunca poderão ser.

Não importa oque você faça ou deixe de fazer,  o ser não depende de ações para sua comprovação. Lembre-se: tudo está consumado!

Descanse, em DEUS você já é tudo que poderia, deveria e conseguiria ser !

Você já é alguém, e sempre foi esse alguém, e na eternidade continuará a ser.

Deus não se frustra com seus erros, nem mesmo tem planos de metas para você. Tudo é paz e tranqüilidade em DEUS; eu me canso de ver tanta gente cansada com DEUS e com religião, verdadeiras multidões de escravos celestiais.

Gente que arruinou filhos, casamentos, empregos, finanças e vida pessoal em nome de um ministério ou de alguma bandeira de igreja.

A síndrome do querer ser está ligada aos valores do mundo, do império das trevas, e, infelizmente esses valores contaminaram muita gente de DEUS.

O Reino de DEUS nunca foi correria, agonia, pressa e exaustão, muito pelo contrário, tudo deve ser feito na tranqüilidade de CRISTO e na paz de DEUS com a comunhão do ESPÍRITO SANTO.

A trindade antes de tudo é lugar de sossego.

Você já é em DEUS, então, sossega e viva mais em vez de sonhar com viver mais.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

PRA QUE SERVE DEUS ?

TUDO TEM SUA SERVENTIA.

Muitas pessoas já se perguntaram, querendo ou não, sobre a serventia de Deus, e infelizmente não acharam nenhuma resposta.

Tudo parece funcionar por conta própria; dos tufões às mares lunares e até fora da terra, todo o universo conspira por independência divina. Parece que o criador tirou férias eternas depois da criação e foi para algum resort cósmico.

Há os que chegaram a uma resposta, concluindo que DEUS serve para punir os pecadores e abençoar os seus filhos não pecadores.

Outros dizem que DEUS serve para viver brigando com o diabo, num jiu-jitsu etéreo e universal, onde cada um tem seus amigos de pancadaria, numa cena que lembra o encontro de gangues rivais; anjos se contorcendo, agarrados com demônios, capetas dando golpes baixos nos anjos e assim por diante.

Uma terceira classe acha que DEUS serve para servir, sim, há o grupo dos que acreditam num mordomo que governa o universo e que tudo quanto ocorre, serve pra servir esse micro-lúcifer.

Um carrasco, um líder de gangue e um mordomo,….

Quantas outras classificações poderiam ser dadas ?

No momento em que eu atribuo cargos a DEUS, ou transfiro para ele os meus anseios e prerrogativas, (logo, faço de DEUS oque eu queria ser), ou limito DEUS em uma caixinha chamada possibilidade,     ( coloco um crachá no todo poderoso e transformo-o num gerente cósmico).

Pouca gente vê que DEUS  tudo é; que tudo sempre foi trabalho gratuito das mãos de DEUS, que nada podemos dar em troca, nem mesmo nada podemos pedir em troca.

Cada movimento de pulmão, cada poeira que flutua, cada luar, cada bolha das ondas ,…

Cada qualquer outra coisa,…

Subsiste por poder divino.

Deus serve pra ser DEUS !

E nós ? !

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O DIABO CHEGOU TARDE

O DIABO ESTÁ FICANDO VELHO !!!!

Circulou pela internet há um tempo atrás uma carta de um “ satanista” , contando sobre as vitórias do diabo ; em tal carta, o dito seguidor do capeta contava sobre ministérios destruídos, líderes que caíram em desgraça e coisas do tipo.

Numa linguajem infantil e cheia de termos religiosos próprios do meio evangélico, o escritor da carta fez uma verdadeira apologia à guerra entre a igreja e o inferno.

A resposta das igrejas foi mais ridícula do que a carta. Os crentes se vangloriaram e acharam muito bom que o diabo estivesse irado, ( não sei se DEUS estava contente, mas, um diabo irado já vale o esforço). Nós estamos afrontando o inimigo ! Somos  uma pedra no sapato do tinhoso !

Esta carta é ridícula sob no mínimo 2 pontos de vista: I) O diabo não perde seu tempo com memorandos ou planilhas, relatórios e coisas de conselho de igreja, ele ,diferentemente de muita gente, tem o que fazer e é bem ocupado gerindo o inferno,  de maneira que as cartinhas e recadinhos de colegiais que a igreja adora ler, o diabo sequer perdeu o tempo escrevendo.

II) O verdadeiro mal, opera de modo silencioso e contínuo, é imaterial, oculto, progressivo e pode atacar a qualquer um, inclusive os da igreja, dos modos mais sutis. Pode vir como um pastor que começou a ficar orgulhoso de seu ministério, ou de uma moça que vai aos cultos para provocar intencionalmente os demais, pode ser um homem de negócios que tenta comprar DEUS com só dízimos, e, até mesmo aquela velhinha com cara santa e que canta no coral, pode ter um coração negro como óleo diesel queimado.

Implicando que não só é ridículo querer fazer do diabo um blogueiro contra a igreja, como também é ridículo que a igreja caia nesses contos do capetinha.

O mal está em todo canto, dentro e fora das igrejas, contudo, sempre está dentro de corações !

Não adianta ficar nessa neura de ungir tudo, gritar pro nada, pisar, marchar, dizer que tá amarrado e coisa e tal; o bicho está no coração.

Se o diabo fosse esse carinha besta que passa as tardes escrevendo cartas enciumadas, o mundo seria um ligar muito melhor, e apenas alguns grupos é que perderiam seu tempo lendo e respondendo as cartas do diabo. O demônio não tem orkut pra ficar enviando e recebendo recadinho.

O diabo está nos pastores nigerianos que amaldiçoam crianças à morte, está nas campanhas de igrejas que arrecadam dinheiro e depois o desviam para fins outros,  está nas casas cristãs em que o pai é um dentro da igreja e outro fora.

Ninguém chega pra um pastor e diz: sai  pastor desse diabo  ! Sim, nesse casos o demônio não possui, ele é possuído.

A igreja sempre procurou as guerras que queria lutar, primeiro foram os romanos, depois os pagãos, depois os hereges, depois os habitantes do oriente médio, depois os negros, depois os índios, depois foi a igreja contra a igreja reformada,…e os inimigos se acabaram,..

Hoje, para reavivar a boa e velha chama beligerante , a igreja inventa cartas, cria novas cruzadas e parte para o mundo espiritual, visto que o novo mundo os seus antepassados já desgraçaram.

Não caia na onda de amizade por correspondência com o capeta.

Não caia na onda da guerrilha contra o satanás.

Combata os diabos que encontrar pelo caminho, e cuidado para não se tornar um deles.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

POEIRA PELO CAMINHO

DE PÓ EM PÓ É QUE A SUJEIRA ENCHE UM SACO.

Um dia corrido; um ataque de nervos no trânsito. Uma palavra dura do chefe, seguida por um pensamento mais duro ainda. Insatisfação, vontades não saciadas e sonhos rebeldes de realização; pecados remidos e pecados retidos. Poeira que se acumula pelo caminho.

Cristo alertou seus discípulos sobre a necessidade de lavar os pés, e, lavar os pés mesmo que o resto do corpo estivesse limpo. Isso significa que a sujeira que acumulamos ao andar, não se mistura com a impureza do ser.

Os lavados de corpo, (essência), devem ser limpos apenas da sujeira da caminhada (dia-a-dia), implicando que não importa quem ande ou por onde ande, o simples ato de caminhar pela vida por si já gera a necessidade de limpar os pés ao longo do caminho.

A vida não conhece asfalto, tudo é feito de chão e chão de terra batida, se chove é lama, se está seco é poeira.

A caminhada não para !

E mesmo os que se acham parados estão em movimento, de modo que todos acabam sujos, pelo menos os pés, ao transitar.

A poeira que paira nos corações áridos, a lama que atola os corações encharcados,…

Quem não se limpa, acaba perdendo a noção de limpeza; cria critérios cada vez mais baixos de higiene do ser, aceita cada vez mais a impureza como elemento da vida.

Pare um pouco, nem que seja por minutos, e faça a limpeza dos pés; contemple as coisas que você andou pisando, limpe-se de todas elas e muito mais, aprenda quais os caminhos que te sujam mais e os que te sujam menos, e prefira os que não te sujam.

Repare que a limpeza do corpo causa prazer, imagine a limpeza da alma; sonhe com a limpeza da vida. Tudo isso é possível.

Coisa boa é viver limpinho.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

AFINAL, EU MEREÇO!

Sou bondoso, faço o bem, não tenho preconceitos e  não julgo as pessoas.

O coração que se acha bondoso, geralmente, tem boas razões para assim pensar; seja pelo fato de ter vivido uma vida exemplar, ou , de ter sido alguém que contribui com a sociedade. A sensação de merecimento é um perigo constante.

Mais do que um caminho para a arrogância, o ser que se acha merecedor  corre o risco de se meter em todo tipo de encrenca, talvez pelo fato de se pensar em condição de merecimento, a pessoa começa a agir de acordo com este conceito, nas mais variadas áreas da vida.

Menti, mas eu sou sempre tão verdadeiro, logo, mereço uma mentira vez por outra.

Traí, mas eu sou tão bom para a pessoa que digo amar, e ela é muito chata as vezes, então, mereço de vez em quando poder escapar.

Para essa gente, o famoso versículo do : NÃO SEJAIS DEMASIADAMENTE JUSTOS, se confunde, e, o injusto se torna demasiado.

De outra feita há os que se acham com créditos cósmicos.

Deus me protege porque pago o dízimo, Deus me abençoa porque vou à igreja, Deus me livra porque sou dessa ou daquela religião,…

Deus fica na posição sempre devedora, e, quando algo ruim ocorre com este tipo de gente, Deus logo é chamado à pagar a conta, afinal, eu não merecia isso, foi Deus quem cochilou e deixou a desgraça ocorrer.

O deus da relação se torna esse ser auto merecedor, tão maravilhoso e cheio de condecorações que até mesmo DEUS se recolhe a condição de devedor dele.

Deus faz chover sobre justos e injustos. Ainda bem que é assim, pois, se assim não fosse a casa dos que se acham justos nunca receberiam uma gota de água.

Ninguém merece nada, tudo é dado por graça e misericórdia; ademais, nem mesmo o pecado eu mereço, afinal, tudo que faço de mal, repercute em mim ou nos outros, e, eu não posso me fazer mal, nem mesmo ser o diabo do meu próximo.

De graça a graça de DEUS tudo nos presenteou.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

SÍNDROME DE INVERNO

TUDO TÃO FRIO; SONO, FOGO E COBERTOR.

Apesar de querer muito, hoje não posso escrever. Estou letárgico e as verdades de meu coração, apesar de presentes, pedem silêncio. Aparentemente eu estou hibernando o coração, se é sono que o coração pede, tudo quanto não seja descanso e aconchego, não serve como remédio.

Sede com água.

Fome com comida.

Sono com descanso.