sexta-feira, 10 de setembro de 2010

NÃO PODE !!!

O DILEMA DO PERMITIDO E DO PROIBIDO.

Constantemente eu me vejo em situações, discussões, e-mails e fóruns em que a temática é a do permitido e proibido. Quando esse tipo de argumentação passa para o lado da religiosidade aí sim o tema se torna: exaustivo, belicoso e partidário. A tal ponto que, até hoje, poucas foram as pessoas que conheci ao longo da vida que tinham uma idéia mais ou menos clara sobre o assunto.

A começar pelo fato de que um grande contingente de pessoas se situa na faixa das opiniões extremas. Sim, um número absurdo de seres humanos crê: na radicalidade da proibição ou na da permissão.

Se é verdade que a virtude se situa no meio, então, uma segunda pergunta emerge: onde fica o meio ?

Ou seja, onde posso localizar a faixa de segurança entre o permitido e o proibido e seus respectivos extremos ?

A medida de cada pessoa é única. Não há como um grupo, líder, religião, opinião ou qualquer coisa do tipo servir de base e medida para todo o resto do planeta. Basta observar que as realidades, culturas e necessidades mudam tanto quanto se pode mudar, logo, não há como se estabelecer uma régua universal.

Nesse ponto, o evangelho é de uma beleza tremenda; Ele não me dá tudo pronto, não codifica, lista ou faz planilhas do que eu devo ou não fazer, diferentemente, do  que muitos prosseguem ensinando e pregando, o evangelho me chama ao desafio diário de pensar e balizar todo o meu ser, num exercício infinito de reflexão, comparação e decisão das atitudes, pensamentos, sentimentos e modos de se enxergar a vida.

O evangelho não empurra goela abaixo uma legislação pronta e universal, muito longe disso, o evangelho é uma forma de interpretar tudo a minha volta, e principalmente, uma nova maneira de organizar e administrar tudo dentro de mim mesmo.

E o juiz, medida, guia, mapa, gps, google earth do caminho em que se deve andar é o coração. Portanto, a minha escolha deve ser feita iluminada pela minha consciência renovada pelo evangelho; e feita de um modo onde todo pecado, engodo ,erro é antes de mais nada tudo aquilo que me faça mal como ser humano. Seja um tipo de comportamento, opinião, história…

Quantas coisas em nós precisam ser mudadas, quanta escuridão ainda existe dentro de nós…

Que chega a ser hilária a preocupação de muitos com coisas pequenas, exteriores e sem implicação prática para a vida. Falo de modo genérico sobre as tantas pessoinhas que vivem cativas de: modo de vestir, músicas que podem ouvir, comidas que podem comer, lugares que podem freqüentar e tudo mais.

E em meio a esse panorama de dominação, culpa e afastamento de Deus há os coraçõezinhos aflitos dos dominados, dos simples, dos pequenos escravizados. Gente que perde o sono porque ouviu a sua música preferida( e por coincidência ou não a tal música não era religiosa), ou mesmo o casal que passa meses em austero jejum de carícias e intimidades pelo fato de acharem culpados perante DEUS. Os exemplos são vastos.

Não foi por acaso que desde o início da igreja na terra o tema da permissibilidade tenha sido acalorado, e daí o motivo de Paulo ter deixado em Romanos 14 a seguinte lição: “Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.” Mais do que claro.

Em síntese: Quanto mais próximo de DEUS e confiante for o coração, quanto mais fé e amor, quanto maior a paz e a consciência em DEUS de quem se é, mais liberdade há. Quem vive preso a dietas religiosas desse tipo se encaixa perfeitamente no texto de Colossenses 2:16-23 .
16 Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados,
17 porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.
18 Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal,
19 e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus.
20 Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças:
21 não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquilo outro,
22 segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem.
23 Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.

Não se sinta coagido a viver: ouvindo, comendo, vestindo e existindo somente para as ditas coisas santas. Aproveite a vida e viva!

Ouça as músicas de que goste, come oque te der vontade, vista oque quiser….

Pois o evangelho é um caminho novo a todo dia, é um espelho que me mostra, em graça, tudo que em mim destoa de Jesus Cristo, não havendo motivos para que eu tenha de me guiar por vãs doutrinas ou pela palavra de terceiros. A despeito do que digam o evangelho é coisa para homens e mulheres responsáveis, que assumem seus erros e que decidem mudar.

Da dureza de coração para a ternura, da vingança para o perdão, da inércia para a ação, da falta de amor para o amor incondicional, da falta de esperança para a esperança eterna e muito, muito mais…

De fato, o evangelho é o : PODE !

A religiosidade é o : NÃO PODE

3 comentários:

LEONARDO BRITO disse...

tem um texto que diz ainda: "seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração". Realmente não ha uma medida universal, mas sim uma consciência em Cristo, no evangelho que nos dá o caminho das escolhas de vida! ;D

Adriano Curvo disse...

É interessante tentar analisar esse texto sob a perspectiva de Jesus, meu caro amigo, e ver como era isso para ele.
A religião dizia, não coma e ele comia, não se ajunte com esse tipo de gente e ele se ajuntava, não toque nesse tipo de pessoa e ele tocava, não se relacione com certas mulheres e ele se relacionava, parece que Jesus é o que nos chamamos nas "Igrejas" de rebelde, não se enquadra. O cara vai e ainda escolhe um bando de discípulos que nínguem escolheria, nenhum lider de nenhuma comunidade que conheço pelo menos escolheria. Quebra paradigmas diversos, faz o bem àqueles que a religião fecha a cara, transforma vilões da religião em protagonistas em uma de suas mais famosas histórias, a do bom SAMARITANO. E os seus ditos seguidores hoje ficam como os fariseus, querendo coar o mosquito e engolindo o camelo o tempo todo, chafurdado até o pescoço no fermento dos fariseus, não pode nem fazer ondinha que cobre a cabeça do indíviduo. Viva a liberdade que Cristo me dá, onde todas as coisas são lícitas, algumas não convém, mas foi para a liberdade que Cristo me libertou, não para que eu me coloque novamente sob o julgo da escravidão imposta pela religião, que tenta anular a graça de Deus através de suas trocas e barganhas. Graças a Deus por Aquele que me amou e se entregou por nós. Um grande abraço.

*LeJu* disse...

Depois de sermos convertidos e regenerados, de termos nosso velho homem crucificado e nossos pecados perdoados, o Sr instala em nós um "software" muito mais avançado através da Nova Aliança. Desse modo, o que pode e o que não pode cabe apenas em nosso coração e não há mais a necessidade de sermos alertados por outros homens, quem nos alerta é o Espírito. Hebreus 8:10 "Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo" ou Jeremias 31:34, é o mesmo texto.