quarta-feira, 22 de setembro de 2010

DESVENTURADO BEM-AVENTURADO QUE SOU !!!

SALMOS 1 -Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Eu sempre achei legal ler esse trecho da Bíblia, principalmente, pelo fato de que na minha visão: eu era o homem bem-aventurado, e que portando não me deixava levar pelos ímpios, nem me orientava pelos pecadores , muito menos era alvo dos escarnecedores. Eu era o filho, bem aventurado, de Deus .

Muito tempo depois, a graça divina começou a temperar minha vida e então pude ver, mais claramente, o quanto eu me fizera um fariseu em nome de Deus.

Consegui vislumbrar que não existiam fronteiras de santidade a serem confrontadas fora de mim. Ainda mais quando esta comparação fosse feita tendo o meu próximo como paradigma.

A bem aventurança, antes de tudo, é uma consciência, um espírito, um ânimo e uma declaração de guerra à minha zona de conforto criada pela minha noção de pseudo santidade.

Implicando no fato de que não sou melhor e nem pior do que ninguém; e provém, dessa inviabilidade de me comparar com os outros, a capacidade de realizar as comparações, em graça, o velho com o novo homem, logo, é exercício íntimo entre eu, mim mesmo e DEUS.

É safra de arrependimento, hora de metanóia, e para os que pensam que isso deságua num oceano de angustias e inaceitações; não poderiam estar mais distantes da verdade. O fruto é paz, profunda e singela paz, sono tranquilo, amor imotivado, ilimitado e sem causa e efeito...hinos que agora ressoam e entoam no coração uma linda e única adoração espontânea.

Sede de se tornar um ser melhor, vontade mudar, alegria em ver o bem e tristeza em ver o mal, o coração se amolece e chega quase a evaporar com uma nova habilidade chamada: misericórdia e perdão. Quanto mais agente entra no turbilhão de se sentir perdoado, mais agente ama quem nos perdoou e mais podemos perdoar os outros. Num ciclo virtuoso e cheio de graça, verdade e glória.

A bem aventurança nunca foi uma postura, uma seqüência de comportamentos ou uma moral religiosa; graças a DEUS. Bem-aventurança não é coisa a ser conquistada muscularmente, ou forçosamente pela mente humana, pois fazer isso é coisa vazia, mas a bem aventurança é o desejo de cura, a vontade latente de abandonar vícios e uma série de outras decisões que me impulsionam para a verdade e a vida.

Quem se acha um bem aventurado, por ocasião de seus méritos próprios, é um doente que se considera são !

A bem aventurança de Salmos é uma porta aberta a todos, indiscriminadamente, desde que o ser seja capaz de reconhecer, pela graça, sua condição de carência.

O evangelho é colírio para os desventurados que querem ser bem aventurados no caminho da vida.

Um comentário:

Elilian Kelly disse...

- Nossa primo gostei mto desse texto.
Realmente se espelhar nos outros não nos faz nem melhor, nem pior do que eles.
O verdadeiro cristão deve estar em busca da mudança e melhora de si mesmo e ter como Espelho a Cristo e não a homens!