terça-feira, 17 de agosto de 2010

LAMBENDO O FRUTO PROIBIDO

AS PROIBIÇÕES E O JEITINHOS DE FAZER TUDO MENOS PROIBIDO

Olhe, mas não toque.Toque,mas não prove. Prove, mas não engula.

A vida é cheia de oportunidades e momentos, e se é verdade que: “ quem sabe faz a hora”, então o segredo para viver de modo sábio é, antes de tudo,  poder  discernir o tempo e o modo.

No éden não havia perigo que não fosse a árvore proibida, não havia tentação que não fosse a árvore, não havia limite que não fosse a  árvore, tudo era a árvore e a árvore não era nada…

E na cabeça de Eva e de Adão só havia a árvore.

Interessante que eles tinham a missão de cultivar e zelar pelo jardim do éden, mas e da árvore ?

O contato com o objeto dos seus desejos foi, sem dúvida alguma, um ponto de partida para que a mente do primeiro casal começasse a se encher com  “ E SE …” e a curiosidade somada a um comportamento de “fazer-se de besta” acabou tendo como consequência o fim das férias eternas no resort de DEUS na Terra.

Saber diferenciar, entender o tempo, o modo, obrigatoriamente, passa pelo exercício de auto- conhecimento. Não há como se entender as manifestações externas se antes não se compreende os impulsos externos; é como quem quer saber do movimento de um carro sem antes olhar o motor.

Discernir o modo e o tempo é a tarefa humana mais necessária a uma boa vida, entrementes seja a mais ignorada de todas, é sem dúvida alguma um divisor de águas na vida de uma pessoa. É oque diferencia o sábio do tolo, o bem sucedido do fracassado, o calmo do afobado, o manso do raivoso e a lista continua.

O perigo, no entanto, mora nas produções mentais e pensamentos que se tem nos momentos de decisão, ou seja, oque passa pela mente quando se tem que discernir o tempo e o modo. Nesses momentos somos levados a considerar e conceder: pequenos carinhos, leves mudanças de planos, sutis concessões, desvios mínimos…

É aí que a dieta vai por água abaixo, que o relacionamento chega a um fim, que as contas perdem o controle, que a fibra moral fica flácida e, principalmente, é quando nos tornamos os algozes de nós mesmos. Inventamos teorias, desculpas, histórias e estórias que visam uma só coisa: nos aliviar o peso das consequências de nossas escolhas.

Quem a tudo discerne, e em discernindo tudo se concede: atalhos, facilidades, indulgências e mimos está fadado a perder para sí mesmo por toda a vida.

Com o pecado não é diferente !

Pecado é tudo que me faz mal, tudo que me diminui como ser humano, tudo que me tira do meu propósito, tudo que afeta ao meu próximo negativamente, tudo que me torne menos parecido comigo mesmo. De modo que há pecados e pecados e oque para uma pessoa é  uma tentação irresistível para outra é uma balela. Sendo assim, cabe a cada um: parar, refletir , identificar as áreas da vida com maior dificuldade, buscar a origem/ explicação disso, tratar o problema e não dar à doença colher de sopa. Semelhantemente às moléstias do corpo, quem sofre na alma ou no espírito tem de se tratar e levar a sério o tratamento. Ou você costuma ser bonzinho com vírus, bactérias e fungos que te ameaçam a vida ?

Não pense que você será capaz de parar o processo pelo meio. Não há caminho de volta para o:Olhe, mas não toque.Toque,mas não prove. Prove, mas não engula. Quem olha já o faz ciente de que prosseguirá.

Um abismo chama outro abismo, não é mesmo ?!

Escolhas bobas costumam ter consequências sérias.

Não lamba o fruto proibido.

4 comentários:

Elilian Kelly disse...

- Quanto mais se foca o pecado, mais ele tem o poder de te atrair. Por isso devemos focar a santidade e assim seremos atraídos por ela!
Gostei muito do texto primo!
Pecado é tudo aquilo que te faz mal, e não tudo aquilo que te dizem para não fazer, a ordem divina para Adão e Eva não foi para provoca-los, mas para priva-los.
Do que Deus quer me livrar? Esse será o pecado que devo resistir!

aline disse...

É VERDADE, AS VEZES DAMOS UM PASSO E QUANDO VEMOS JÁ FIZEMOS NOSSA ESCOLHA.
AMEI O TEXTO MUITO BOM!!!
PARABÉNS AMOR, AMO SEUS TEXTOS.

LEONARDO BRITO disse...

"Saber diferenciar, entender o tempo, o modo, obrigatoriamente, passa pelo exercício de auto- conhecimento." Amei essa parte cara, muuito boa!!! ;D Parabéns

Adriano Curvo disse...

Uma das coisas que gosto nos textos do Diegão é que eles nos fazem pensar e tentar refletir um pouco, que é uma qualidade que acho excelente e em falta no mercado, pois as coisas vem na sua maioria já enlatadas, embrulhadas e digeridas, não precisamos fazer nenhum esforço mental mínimo e nem colocar os pensamentos em um processo. Não quero dizer com isso que alguem é complexo ou "profundo demais" que nos faz pensar, mas sim que a temática e aforma levantada de se expressar é que trás essa consequência.
Bem vamos ao texto, uma das coisass que me chamou a atenção e acho o ponto central é com relação a discernir a forma e o tempo, que é por demais interessante, como enxergar a realidade ao meu redor, a vida, os caminhos e descaminhos, escolhas e consequências dessas decisões em mim e nos outros. Viver de forma consciente é uma coisa complicada, isso decorre em grande parte do ser ambiguo que somos, com latência para a maldade e querendo ser diferentes, mas com a certeza que estamos errando todo dia, um dia após o outro. "Discernir o modo e o tempo é a tarefa humana mais necessária a uma boa vida, entrementes seja a mais ignorada de todas, é sem dúvida alguma um divisor de águas na vida de uma pessoa", esse é o desafio e que realmente faz toda diferença no existir, é quando eu vejo que sou um pecador, um transgressor a cada dia, é quando eu me vejo como alvo da graça e que foi a graça, me amando de forma não merecida que me acolheu e me ergueu, me deu perdão, usou de misericórdia para comigo e agora retribuo na mesma moeda, olhando a vida com graça, amor e misericórdia. Vejo o adultero e sei que ele não é mais adultero que eu, vejo o assassino e sei que ele não é mais assassino que eu, pois Jesus me colocou em igualdade com ele no sermão do monte, a diferença é que fui mais atingido pela graça que alguns e menos que outros. Esse discernimento então é resultado da ação da graça no meu existir, ele chega quando a graça avança em minha vida, quando deixo os meus valores e conceitos e deixo que os valores da graça irrompam no meu existir mudando a forma de eu ver a vida e tudo o mais ao meu redor.
Nesse ponto do existir deixo de ficar lambendo o fruto proibido, as demais tentativas são geralmente a minha tentativa de justificação pelos meus méritos.
Um grande abraço nEle querido, que nos abraça nessa acolhida de graça sublime.