segunda-feira, 30 de novembro de 2009

TUDO EVOLUI, MAS NEM TUDO FICA MELHOR

O MITO EVOLUTIVO.

Não raro eu ser  interpelado por alguém querendo debater o evolucionismo, até aí tudo bem, desde que a conversa fique dentro dos ânimos da educação e do bom senso. No entanto, o perigo está no exagero que as pessoas tendem a conferir a tal teoria.

Uma coisa é dizer que um certo pássaro adaptou seu bico, de modo a aumentar-lhe as chances de sobrevivência, entretanto, aplicar as idéias evolucionistas de modo amplo e sem critérios é um certo convite ao fracasso.

Há a idéia de que tudo evolui -ontem mesmo eu ouvi que os minerais evoluíram- e esta idéia nem sempre é verdadeira,  em alguns casos, a evolução não implica melhora, e sim uma modificação, que na verdade traz regressão.

O universo não é um Pokémon cósmico, e nem tudo tende ao aprimoramento , haja vista que tudo se modifica, mas nem sempre, modifica-se a essência. Como por exemplo: quando uma vaca é morta para virar churrasco, seria a picanha a evolução do bovino ? Evidente que não !

A idade média foi a evolução histórica do império romano conjugado com o tribalismo europeu, porém, nem de longe representou uma melhoria, muito pelo contrário, Roma que era “a luz do mundo conhecido” entrou no período das trevas. Evolução histórica e regressão cultural .Os exemplos de mudanças para pior, são tão vastos quanto os de mudança para melhor.

O mais triste do evolucionismo, é que ele dá a falsa segurança de que tudo melhorará, inclusive no plano pessoal, ou seja, hoje sou uma pessoa que se irrita fácil, trato meu semelhante de modo indigno, não cuido bem dos relacionamentos em que participo, vivo como significado de mim mesmo.

E nessa vidinha endiabrada, espero feliz e sem  constrangimentos que o tempo me mude, que eu  evolua, que fique melhor com o mero passar dos dias,…

No máximo vai haver o adquirir de experiência, que segundo Oscar Wild, é o nome que damos aos nossos erros. E somando-se à essa coleção de besteiras na vida, alguns cabelos brancos.

A tarefa de nos tornamos seres humanos melhores, de evoluirmos verdadeiramente , não é plano para o futuro próximo, antes é desafio do hoje, é vida indígena, de quem não crê no futuro, mas conhece as consequências do agora.

Jesus mesmo disse que tem toma o arado nas mãos, não pode olhar para traz, ou seja, quem se compromete com algo, tem de fazê-lo de modo consciente de o foco é o agora, e tudo que se distancie disso é fracasso.

Portanto, não outorgue ao tempo a sua missão pessoal de ser melhor a cada dia, aprenda a lição do vinho, que melhora com os anos, e não faça das mecânicas cósmicas do tempo seu bordão.

Afinal, é verdade que tudo evolui, mas nem tudo fica melhor.

3 comentários:

Jacqueline Emerich disse...

Adorei o seu blog!
E parabéns pelo texto. Bela escrita!

Fiquei aqui rindo sozinha da evolução dos minerais e do "atraso" do Adriano por seguir Jesus... affff kkkk

Bom conhecer vocês!
Abração.

Bárbara disse...

O título me seduziu, cliquei, li, intriguei-me. Concordo em grande parte com a tua visão, o que é complicado para mim quase sempre... rsrsrs. Agradeço pela reflexão que o texto me proporciou.

bjs,

Bárbara.

LEONARDO BRITO disse...

Lembrei-me de uma frase em que diz que nós mudamos pelos livros que lemos e pelas pessoas que conhecemos. Se essa mudança vai ser pra melhor... já é outra história!!