sexta-feira, 13 de novembro de 2009

ACERCA DO CAMINHO ESTREITO




O CAMINHO ESTREITO E AS SUAS IMPLICAÇÕES.

Jesus, pela narrativa dos evangelhos, ensinou diversos princípios de vida. Dentre estes princípios, os que mais se salientam, resumidamente, são:a) amar a Deus b) amar ao próximo e c)perdão dos pecados.

Por amar a Deus, deve-se entender que tal amor não é somente uma coceguinha na alma, ou um fricote que se sinta no louvor. O amar a Deus implica, viver a vida segundo o objeto amado,Deus. E por esse fato, amar a Deus se comunica perfeitamente com romanos 12, ou seja, que haja mudança do ser, total, usando-se como referencial o próprio Deus, cumprindo o amor de todo coração, toda alma, toda força e todo entendimento.

Amar ao próximo, mais do que uma frase, deve ser sentença de vida. Segundo 1 João 3, fica claro que o amor é mais do que verbal, antes é ação constante e vai desde os mais simples dos gestos, até as mais complexas decisões. Por exemplo: amar com o que se tem em termos materiais, amar com o que se tem de conhecimento, amar respeitando as ignorâncias mútuas, e amar até mesmo servindo um simples copo d´agua.

O perdão é um cheque em branco, que assinado pela tinta do sangue de Deus, morto por nós na cruz, nos deu certo, irrestrito, livre e invariável acesso ao perdão. De fato o sangue de Cristo é tão poderoso que segundo Paulo: " se fez conhecido desde antes da fundação do mundo", dando um significado muito maior do que possamos entender, causando a conseqüência de que em Cristo, no cordeiro eterno e cósmico, eu já sou perdoado dos pecados que cometi, cometo e cometerei, não havendo brechas ou meios para que meus pecados não sejam perdoados.

Ta, e oque isso tudo tem haver com o caminho estreito?
Oras, tudo !
O caminho estreito, diferentemente, do que a religião quer fazer crer aos seu seguidores, nada tem haver com regras, normas, éticas ou morais religiosamente impostas.

O caminho estreito é andar em Cristo, pois ele só é o caminho !
Não se comunica com ir a templos, ou seguir doutrinas, nem mesmo a viver sendo achibatado por líderes surtados.
O caminho é só um, Cristo ! Por isso é estreito, por não haverem outros, só há um, logo a estreiteza do caminho se refere ao fato de ser Cristo o caminho solitário, uno e único à salvação.

E segundo o evangelho, quem diz amar a Deus e não ama a seu próximo é mentiroso, daí pode-se aferir que o caminhar em Cristo é prático, deixando claro que o sujeito pode ir à igreja, pregar, ser missionário em Botsuana por 25 anos, dar fortunas às congregações,...Nada aproveita se o caminho em que se anda não é verdade, vida e caminho do evangelho.

O cidadão pode ser ministro de louvor, chorar na frente, contar um "tristemunho" lindo,..E continuar longe, anos luz da verdadeira luz.

Por isso, a partir de hoje, ande no caminho estreito, que é estreito mas é prazeroso, e além disso, certo e perfeito segundo a vontade de Deus.

Ande em amor, ande em verdade e ande em Cristo, que não fundou igreja e nem instituiu sistemas, nem mesmo "ismos", inclusive o cristianismo e o protestantismo.

Viva no caminho.

4 comentários:

Elilian Kelly disse...

- Caracas primo.. q revelação hein!
Amei a conclução.. q Cristo é o caminho estreito.
Devemos andar nEle e o amor dEle implica as unicas três leis básicas que Deus exige do homem: amor a Ele, amor ao proximo e perdão.. ou seja.. tudo se resume em amor e Deus é amor.. é tb é o caminho!
Maravilha... simples assim!

LEONARDO BRITO disse...

São verdades assim que fazem falta nos templos, onde muitas vezes se confunde ética e moral humana, com andar em Cristo. O moralmente correto é totalmente mutável, temporal e histórico, Cristo não está preso a bizarrices humanas, com normas esdrúxulas e sem significado. Realmente Diegão, o caminho é estreito, porque diferentemente do que muitos líderes e cristão surtados pensam, esse caminho é só, somente, unicamente: Cristo. Aquele que é, que era, e que há de ser... dissociado do tempo, e de fatores históricos.

Unknown disse...

hauhauhau
o tristemunho é massa!!!
não suporto gente que acha que quanto mais negro ou triste o passado mais intensa será sua conversão.
=) beijo Ray

Paula Fernanda Martins disse...

Gostei muito muito.
Concordo com a Rayanna, mas ótimos mesmo são os "líderes surtados"!
kkk... só vc maluco.