sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O PÃO ETERNO

 

image

22 No dia seguinte, a multidão que tinha ficado no outro lado do mar percebeu que apenas um barco estivera ali, e que Jesus não havia entrado nele com os seus discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos. 23 Então alguns barcos de Tiberíades aproximaram-se do lugar onde o povo tinha comido o pão após o Senhor ter dado graças.24 Quando a multidão percebeu que nem Jesus nem os discípulos estavam ali, entrou nos barcos e foi para Cafarnaum em busca de Jesus. 25 Quando o encontraram do outro lado do mar, perguntaram-lhe: "Mestre, quando chegaste aqui?" 26 Jesus respondeu: "A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais milagrosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos. 27 Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem dará a vocês. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação".

Se Jesus nos dirigisse a pergunta: Por quais motivos vocês me procuram ?

Quais respostas surgiriam ?

Dentro das barreiras de nossa falsa santidade, e em especial, munidos de nossa justiça própria, a maioria de nós responderia algo que exteriorizasse nosso compromisso com a fé. E de um certo modo, pelo menos de maneira superficial, estaríamos dizendo a verdade, contudo, quais os motivos mais profundos ? Quais as raízes de nossas intenções ?

Tristemente, seríamos guiados pela conclusão de que: nossos corações desejavam o poder, a mágica, a facilidade, o abra kadabra divino em nosso favor, buscando um DEUS que é amor, perdão, misericórdia..bla, bla, bla Jesus, cadê minha benção ?

Minha família tem experiência própria nessa área, pois durante um bom tempo nós pregávamos o evangelho e oferecíamos um jantar, singelo, muita galinhada, muita costela com mandioca..( risos) e nós assim fazíamos, pois, naquele momento, era o correto a ser feito, mas, o Senhor nos sinalizou que o tempo das “jantinhas” havia passado, que agora era época de um novo modo de se fazer as coisas, de dar mais tempo ao culto, de realizar outras bondades, de direcionar as energias para outros fins.

E assim que os jantares pararam de serem servidos, muitos, digo muitos sem exagero, algumas dezenas de pessoas, na verdade, abandonaram completamente a nossa reunião e se afastaram da pregação do evangelho. Alguns, ridiculamente, chegaram a questionar minha mãe sobre os motivos do fim da comida.

O exemplo acima é bobo, porém, serve plenamente como meio didático para que uma verdade emerja: somos seres utilitaristas, cheios de falsas intenções, movidos pelos anseios da alma, e não é por outro motivo que: quanto mais a religiosidade se transfigure de movimento facilitador, doador, próspero, terreno, ou seja, quanto mais vier a atender nossos desejos superficiais, mais seguidores, mais fama, mais sucesso, e nesse mais e mais, DEUS menos e menos.

Não me espanta o chamado: povo de DEUS estar doente. Sim, já que raramente buscam curas interiores, quase nunca se dedicam à palavra como caminho de arrependimento, dificilmente sequer cantam um louvor sem a ânsia de um milagre pessoal.

Essas práticas aprofundam o vazio humano, separam o homem de seu próximo, alimentam medos, aninham solidões, tornam a alma uma buraqueira, fazem DEUS se parecer com o diabo, mudam nossa fé genuína em paganismo e fazem mal; muito mal mesmo.

Jesus está presente !

Que bom !

Bacana, mas, eu estou aqui hoje, DEUS, pra receber o que preciso.

E o altíssimo pede a um anjo que lhe traga papel e caneta, pois os seus filhos, doentes si mesmos, resolveram fazer culto, e a lista infinda de pedidos começou: Carro, casa, mulher, homem, promoção , dinheiro, doença...os motivos são os mais amplos e malucos possíveis.

Uma vida de pão, que perece, que acaba, que se rouba e que vai contra tudo o que é eterno.

O caminhar com Jesus deve ser feito com verdade, sem pretensas aspirações, livre de maquinação, maniqueísmos, e liberto do desejo de usar DEUS como pó mágico.

Seguir Jesus já é fascinante por si só !

Galinhada é coisa boa, melhor ainda é se fartar de DEUS.

Um comentário:

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
ecos
de
la
tarde
callada
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


COMPARTIENDO ILUSION
EU

CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...




ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE MASTER AND COMMANDER, LEYENDAS DE PASIÓN, BAILANDO CON LOBOS, THE ARTIST, TITANIC SIÉNTEME DE CRIADAS Y SEÑORAS, ENEMIGOS PUBLICOS HÁLITO DESAYUNO CON DIAMANTES TIFÓN PULP FICTION, ESTALLIDO MAMMA MIA, JEAN EYRE, TOQUE DE CANELA, STAR WARS,

José
Ramón...