quarta-feira, 29 de setembro de 2010

MANIA DE GUARDA COSTAS

AS MILÍCIAS QUE SE LEVANTAM EM NOME DE DEUS.

Hoje eu fui ler minhas mensagens no Orkut, e entre as tantas, acabei me deparando com uma que era um pedido, não qualquer pedido mas uma verdadeira convocação, uma forma de arregimentar várias pessoas para que, em defesa de Jesus,  denunciassem um certa comunidade intitulada: “ Jesus devia ter apanhado mais”.

Se tal pedido me tivesse sido enviado há alguns anos, eu teria, de imediato, ido à tal comunidade e denunciado a coisa toda; não só isso, eu teria espalhado para meus amigos e tudo mais…

Hoje em dia minha visão é outra, não acredito mais que seja minha missão defender, proteger ou vingar DEUS,  não acredito mais que seja minha tarefa ser o bodyguard, o yojimbo o leão de chácara de Jesus. Primeiramente, pelo fato de que o próprio evangelho nos ensina, em Cristo, que DEUS não precisa de ajuda para se defender,ou para coisa alguma, haja visto o fato de DEUS ser DEUS e de praticamente poder fazer oque ELE bem quiser e pronto. Segundo, pela razão de que o evangelho é chamado de misericórdia e não de discórdia, de reconciliação e não de intriga, ou seja, quem é do evangelho não perde tempo com marchas, levantes, motins ou passeatas.

Quem assim decide agir é como quem está cortando a orelha do servo do sumo sacerdote, numa das cenas mais fortes do evangelho, uma vez que Cristo repreende a Pedro e cura o servo mono-orelha(risos).

No evangelho só existe regime belicoso comigo mesmo. E mesmo assim, não na perspectiva de me fazer mal,  mas na guerra de resistência e de cura de todo o meu ser, me matando naquilo que me mata, me amputando naquilo que atrapalha e me aleijando de modo que eu possa andar melhor.

Evangelho é paz, silêncio, via de auto-conhecimento, caminho estreito com Cristo e desistência de tudo que eu acho que sou, tudo que acho que seja meu e do meu direito. O evangelho me chama a desistir das coisas, inclusive da prerrogativa de defender qualquer que seja a idéia; não há debate no evangelho, nem meta, nem nada cause divisão.

Entretanto, a despeito do evangelho ser vereda de pacificação do ser, há um espirito iracundo que tem tomado os corações das pessoas, principalmente quando o assunto é religião. Não é de hoje que a violência é usada em nome de DEUS. Quanta desgraça não foi produzida na babaquice, megalomaníaca, humana de achar que se pode defender DEUS.

Pedro usou uma espada, aliás coisa comum na época, mas hoje só não se usa mais de espada pois seria culturalmente errado, e legalmente inaceitável,  se não fosse assim muita gente ainda usaria violência física em nome de Jesus. O ponto principalmente não é como se faz a violência e sim a violência, seja com espada, canivete, papel , blog, orkut, tv, rádio, palavras, cenas…

A violência apenas se tornou mais furtiva, mais elaborada, mais polida, contudo não deixou de existir.

Quem nasceu com a sina de fazer algo por DEUS deve procurar a DEUS nas pessoas, cumprindo o:

Vinde, benditos de meu Pai, e tomai posse do reino que vos foi preparado desde o começo do mundo; porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; fui hóspede e me recolhestes; estive me me cobristes; estive enfermo e me visitastes; estive preso e me fostes ver. "Responder-lhe-ão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos hóspede e te recolhemos, ou nu, e te vestimos, enfermo ou preso e te fomos visitar? "O rei lhes responderá: Na verdade vos digo, todas as vezes que fizestes isso a um dos meus mais pequeninos irmãos, foi a mim que o fizestes.

Defenda DEUS da fome, sede, solidão, frio, doença e tantas outras situações de necessidade, faça como a Madre Teresa de Calcutá dizia ser nossa missão matar a sede de Cristo na cruz dando água ao seus filhos.

Como um último argumento contra o reacionismo em nome de DEUS há a lição que Cristo ensinou quando foi crucificado e suspirou: “Pai perdoa-os, eles não sabem o que fazem”. E realmente, se as pessoas de fato soubessem quem é Jesus e o conhecessem não diriam coisas ofensivas a respeito de Cristo, ou fariam qualquer outro tipo de violência.

Não se candidate à vaga de guarda costas de DEUS; Ele tem costas largas demais.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

DESVENTURADO BEM-AVENTURADO QUE SOU !!!

SALMOS 1 -Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Eu sempre achei legal ler esse trecho da Bíblia, principalmente, pelo fato de que na minha visão: eu era o homem bem-aventurado, e que portando não me deixava levar pelos ímpios, nem me orientava pelos pecadores , muito menos era alvo dos escarnecedores. Eu era o filho, bem aventurado, de Deus .

Muito tempo depois, a graça divina começou a temperar minha vida e então pude ver, mais claramente, o quanto eu me fizera um fariseu em nome de Deus.

Consegui vislumbrar que não existiam fronteiras de santidade a serem confrontadas fora de mim. Ainda mais quando esta comparação fosse feita tendo o meu próximo como paradigma.

A bem aventurança, antes de tudo, é uma consciência, um espírito, um ânimo e uma declaração de guerra à minha zona de conforto criada pela minha noção de pseudo santidade.

Implicando no fato de que não sou melhor e nem pior do que ninguém; e provém, dessa inviabilidade de me comparar com os outros, a capacidade de realizar as comparações, em graça, o velho com o novo homem, logo, é exercício íntimo entre eu, mim mesmo e DEUS.

É safra de arrependimento, hora de metanóia, e para os que pensam que isso deságua num oceano de angustias e inaceitações; não poderiam estar mais distantes da verdade. O fruto é paz, profunda e singela paz, sono tranquilo, amor imotivado, ilimitado e sem causa e efeito...hinos que agora ressoam e entoam no coração uma linda e única adoração espontânea.

Sede de se tornar um ser melhor, vontade mudar, alegria em ver o bem e tristeza em ver o mal, o coração se amolece e chega quase a evaporar com uma nova habilidade chamada: misericórdia e perdão. Quanto mais agente entra no turbilhão de se sentir perdoado, mais agente ama quem nos perdoou e mais podemos perdoar os outros. Num ciclo virtuoso e cheio de graça, verdade e glória.

A bem aventurança nunca foi uma postura, uma seqüência de comportamentos ou uma moral religiosa; graças a DEUS. Bem-aventurança não é coisa a ser conquistada muscularmente, ou forçosamente pela mente humana, pois fazer isso é coisa vazia, mas a bem aventurança é o desejo de cura, a vontade latente de abandonar vícios e uma série de outras decisões que me impulsionam para a verdade e a vida.

Quem se acha um bem aventurado, por ocasião de seus méritos próprios, é um doente que se considera são !

A bem aventurança de Salmos é uma porta aberta a todos, indiscriminadamente, desde que o ser seja capaz de reconhecer, pela graça, sua condição de carência.

O evangelho é colírio para os desventurados que querem ser bem aventurados no caminho da vida.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

NÃO PODE !!!

O DILEMA DO PERMITIDO E DO PROIBIDO.

Constantemente eu me vejo em situações, discussões, e-mails e fóruns em que a temática é a do permitido e proibido. Quando esse tipo de argumentação passa para o lado da religiosidade aí sim o tema se torna: exaustivo, belicoso e partidário. A tal ponto que, até hoje, poucas foram as pessoas que conheci ao longo da vida que tinham uma idéia mais ou menos clara sobre o assunto.

A começar pelo fato de que um grande contingente de pessoas se situa na faixa das opiniões extremas. Sim, um número absurdo de seres humanos crê: na radicalidade da proibição ou na da permissão.

Se é verdade que a virtude se situa no meio, então, uma segunda pergunta emerge: onde fica o meio ?

Ou seja, onde posso localizar a faixa de segurança entre o permitido e o proibido e seus respectivos extremos ?

A medida de cada pessoa é única. Não há como um grupo, líder, religião, opinião ou qualquer coisa do tipo servir de base e medida para todo o resto do planeta. Basta observar que as realidades, culturas e necessidades mudam tanto quanto se pode mudar, logo, não há como se estabelecer uma régua universal.

Nesse ponto, o evangelho é de uma beleza tremenda; Ele não me dá tudo pronto, não codifica, lista ou faz planilhas do que eu devo ou não fazer, diferentemente, do  que muitos prosseguem ensinando e pregando, o evangelho me chama ao desafio diário de pensar e balizar todo o meu ser, num exercício infinito de reflexão, comparação e decisão das atitudes, pensamentos, sentimentos e modos de se enxergar a vida.

O evangelho não empurra goela abaixo uma legislação pronta e universal, muito longe disso, o evangelho é uma forma de interpretar tudo a minha volta, e principalmente, uma nova maneira de organizar e administrar tudo dentro de mim mesmo.

E o juiz, medida, guia, mapa, gps, google earth do caminho em que se deve andar é o coração. Portanto, a minha escolha deve ser feita iluminada pela minha consciência renovada pelo evangelho; e feita de um modo onde todo pecado, engodo ,erro é antes de mais nada tudo aquilo que me faça mal como ser humano. Seja um tipo de comportamento, opinião, história…

Quantas coisas em nós precisam ser mudadas, quanta escuridão ainda existe dentro de nós…

Que chega a ser hilária a preocupação de muitos com coisas pequenas, exteriores e sem implicação prática para a vida. Falo de modo genérico sobre as tantas pessoinhas que vivem cativas de: modo de vestir, músicas que podem ouvir, comidas que podem comer, lugares que podem freqüentar e tudo mais.

E em meio a esse panorama de dominação, culpa e afastamento de Deus há os coraçõezinhos aflitos dos dominados, dos simples, dos pequenos escravizados. Gente que perde o sono porque ouviu a sua música preferida( e por coincidência ou não a tal música não era religiosa), ou mesmo o casal que passa meses em austero jejum de carícias e intimidades pelo fato de acharem culpados perante DEUS. Os exemplos são vastos.

Não foi por acaso que desde o início da igreja na terra o tema da permissibilidade tenha sido acalorado, e daí o motivo de Paulo ter deixado em Romanos 14 a seguinte lição: “Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.” Mais do que claro.

Em síntese: Quanto mais próximo de DEUS e confiante for o coração, quanto mais fé e amor, quanto maior a paz e a consciência em DEUS de quem se é, mais liberdade há. Quem vive preso a dietas religiosas desse tipo se encaixa perfeitamente no texto de Colossenses 2:16-23 .
16 Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados,
17 porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.
18 Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal,
19 e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus.
20 Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças:
21 não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquilo outro,
22 segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem.
23 Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.

Não se sinta coagido a viver: ouvindo, comendo, vestindo e existindo somente para as ditas coisas santas. Aproveite a vida e viva!

Ouça as músicas de que goste, come oque te der vontade, vista oque quiser….

Pois o evangelho é um caminho novo a todo dia, é um espelho que me mostra, em graça, tudo que em mim destoa de Jesus Cristo, não havendo motivos para que eu tenha de me guiar por vãs doutrinas ou pela palavra de terceiros. A despeito do que digam o evangelho é coisa para homens e mulheres responsáveis, que assumem seus erros e que decidem mudar.

Da dureza de coração para a ternura, da vingança para o perdão, da inércia para a ação, da falta de amor para o amor incondicional, da falta de esperança para a esperança eterna e muito, muito mais…

De fato, o evangelho é o : PODE !

A religiosidade é o : NÃO PODE