sábado, 16 de outubro de 2010

CHUVA DE AMOR

Mateus 5:45-46 “Para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? não fazem os publicanos também o mesmo?”

O amor, durante muito tempo, foi um sentimento muito pouco compreendido. Eu sempre gostei e achei bacana a coisa do amor e de amar; mesmo não sabendo muito bem o que de fato significasse esse tal amor.

Houve um tempo em que cri que o amor era um sentimento, algo arrebatador, forte e torrencial, um rio violento que invadia todo o ser. Não era de fato amor.

Depois comecei a encontrar no amor um significado mais divino, um ato que não dependia em nada de mim e que era pura e simplesmente uma atribuição de DEUS, que aliás dissolvia o seu amor sobre quem bem entendesse, daí a minha constate oração, nessa época, de pedir que o amor de DEUS me tomasse por completo e me possuísse, pois na minha cabeça só assim eu poderia amar.

Houve também a época da minha vida, época em que li  Max Weber, em que o amor tomou linhas mais pessoais e pouco nobres, eu pensava que o amor era um reflexo humano do interesse, acreditava piamente que o amor não era nem bom nem mal, antes era uma demonstração humana sempre atrelada a algum tipo de utilitarismo, sexo, amizade, aprovação, inclusão e coisas desse tipo.

Hoje eu creio num amor responsável, adulto e cheio de implicações práticas para minha vida e especialmente para minha mente.

Amor é decisão, é ato consciente que me direciona na vida, é norte das minhas escolhas e atitudes, é modo de pensar e de questionar a vida e os meu pareceres diuturnamente. Não há mais pedidos a DEUS para que me inunde de amor, isso é muito fácil e retira de mim toda a responsabilidade de amar, afinal, se não amo isso é culpa de DEUS e não minha.

Amor também não é violência cardíaca, sensação mexicana de romance e nem mesmo adrenalina futebolística das tardes do maracanã. Isso é surto, maluquice, escravidão ou vazio. Amor é pleno e não oscila, é um novo modo de encarar a vida e em particular a minha vida na vida do próximo.

É como ter o poder do mal em suas mãos e mesmo assim escolher fazer o bem, é ter os seus inimigos em uma mesa com você, comendo, bebendo e convivendo comigo, mas nunca de modo a fazê-los meus cativos ou torná-los menores do que eu mesmo.

Amor é acordar de manhã e decidir ser uma pessoa melhor, decidir não retribuir o mal com mal e sim com bem, decidir fazer o bem a quem é do bem e a quem é do mal, tornar rocha dentro do peito a consciência de que eu preciso do perdão dos outros todos os dias, logo, perdoar é a escolha correta para minha vida.

Amar é olhar pro ato nada romântico da cruz e ver na cena dantesca de sangue, suor e lágrimas uma razão para prosseguir minha vida de modo a repetir o ato da cruz, oferecendo perdão por que fui perdoado, sendo pacificador pois fui pacificado, agindo em reconciliação pelo fato de que em DEUS eu sou  reconciliado todos os dias.

Amor é como a chuva que não cai de modo seletivo ou meritocrático, a chuva desce sobre bestas e sábios, sobre Dalais Lamas e sobre Hitler, chove sobre Jesus e sobre Pilatos…

Deus decidiu amar assim, ou você acha que DEUS te ama pela sua beleza, inteligência, ou por ser você um cara muito gente boa ? Claro que não!

Que a minha e a sua vida possam ser decisão diária de chover, indistintamente, amor em tudo quanto seja solo.

2 comentários:

Elilian Kelly disse...

- Nossaa!
Eu sempre falo que seu ultimo texto foi o mais bonito que ja li, mas esse realmente é o mais mesmo! rs
Com certeza cresci muito com esse texto e veio a mim na hora certa!
Nessa nova fase de futura e tão próxima vida a dois pude entender que de fato amor não é apenas desejo, pois existem dias em que nem se quer olhar o outro (confisao aqui rsrs) mas a diferença entre amor e paixao esta aí, pois mesmo quando os desejos nao estao a flor da pele, o amor nos faz entender que ainda vale a pena investir e esperar no amor.
Abraço primao..
Bom msmo, mto bom!

Jacqueline Emerich disse...

Belo texto Diego, ainda mais pra quem está tão longe do "amor"... Ajuda a gente a esperar pacientemente.. rsrsr

Abraço!