quinta-feira, 7 de outubro de 2010

AS PÉROLAS QUE DEVO CONSERVAR

“Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas" (Mateus 7:6).

Meu coração nesta última semana tem sido um coração de gratidão. Meu caminho tem sido marcado por descobertas de tesouros e dádivas e grandes benção da parte de DEUS, que sempre estiveram na minha frente, mas que eu não havia ainda vislumbrado. Pelo menos não com a atenção que mereciam.

Engraçado que hoje sou grato por muitas coisas não recebidas. Sou muito grato por não terem dado certo alguns relacionamentos em que me envolvi, grato por ter sido demitido de alguns empregos, por ter sido um fracasso como vendedor de filtros de água, sou grato por te tido pais que cuidaram de mim e que aceitaram de bom grado o título de caretas, chatos e dominadores, quando com amor me proibiam de chegar tarde em casa ou de me envolver numa série de programas e planos, que ao meu ver eram seguros e cheios de vantagens, contudo, aos olhos sábios de meus pais eram veredas de morte as quais eu não era capaz de discernir naquela época.

Foram cálices que o pai celeste me permitiu não ter de beber.

Sou grato por ter meu pai e minha mão vivos e presentes e minha vida, pelo fato deles nunca terem me negado ajuda, nem conselho, nem colo, nem nada…

Sou grato por ter tido uma infância saudável e cheia de vida, sendo criado no interior do Mato Grosso e cercado por belezas e maravilhas da natureza por todo lado. Banho de rio, manga no pé, suco de caju, Rio Paraguai  e muito peixe fresco.

Sou grato por amar meus irmãos e por me lembrar deles com todo carinho, de sentir saudades dos que estão longe e grato de poder morar com um que está perto, sou grato por saber que eles me amam também e nosso amor mútuo não é furto de barganhas ou nada do tipo, mas puro e simples amor de quem ama. E as gratidões que eu citei acima não são todas, aliás estão longe de serem uma lista de minha gratidão.

Existem coisas em nossas vidas que são como pérolas dadas por DEUS, jóias únicas e insubstituíveis no tempo espaço de nossa existência terrena. Como se DEUS ao nos fazer nascer nos desse um fio cheio de pérolas, que figurativamente são como atributos nossos que devemos conservar, são áreas da minha vida que já estão conquistadas e que necessitam tão somente de minha manutenção. Cada indivíduo sabe de suas pérolas.

Agente costuma perceber que tinha uma certa pérola quando a perde. a exemplo do marido que  consuma a traição de sua esposa e sente que traiu não um corpo, uma mulher ou um pacto, mas traiu a sí, ao amor, aos filhos, ao seu histórico e a uma série de outras coisas.

Quando o adolescente começa sua, triste, fase de mentir para os pais e inicia sua vida nas drogas e no crime, lançando ao abismo a confiança, o respeito, e a credibilidade, trocando por migalhas um tempo preciosíssimo. Pérolas que já eram.

Vários são os exemplos, não vou rezar a ladainha, cada um que se examine e veja por sí.

O evangelho me ensina que: mesmo com o perdão de DEUS , não se pode afirmar que as coisas voltarão a ser como sempre foram. Deus não altera o tempo espaço, ELE me perdoa,  cabe a mim no entanto responder e arcar com os desdobramentos de minhas escolhas.

Mais uma vez eu alerto sobre as pérolas, não só como quem alerta acerca de cães e porcos, alerto sobre as pérolas que devo guardar e proteger em minha vida, inclusive proteger contra a minha própria ignorância, ânsia, descuido…..

Analise e veja bem as pérolas que deve conservar.

Um comentário:

aline disse...

Maravilhoso o texto!!!!
e com certeza, inspirado por Deus
parabens!
te amo!!!