segunda-feira, 14 de junho de 2010

UM CULTO INESQUECÍVEL

A CATEDRAL PLANETÁRIA.

Não é de hoje que eu sou um apaixonado, amante e observador da natureza. E devo admitir que, quanto mais eu aprendo sobre o mundo natural, mais vejo DEUS, e quanto mais vejo DEUS mais amo o mundo natural. E nesse ciclo virtuoso, eu  fui agraciado por diversas vezes com: vistas de tirar o fôlego, águas cristalinas, pássaros das mais diversas, cores, tamanhos e cantos…

De modo que não caberia nesse blog todas as maravilhas que já tive o privilégio de presenciar.

Ultimamente tenho ido com freqüência ao rio Paraguai, seja para pescar, remar ou simplesmente observar a grandiosa glória de DEUS.

Pode soar como heresia, mas, eu me sinto muito mais em comunhão com DEUS no meio da natureza do que num banco de igreja. Nada contra os cultos. O fato é que o silêncio, a calma e a perceptível presença de DEUS me são mais prazerosas no ambiente natural, do que nos templos.

No meio do rio, em cima de uma montanha, caminhando no mato, nadando no mar …seja qual for o ambiente, é delicioso ouvir o louvor do silêncio e ser confrontado com a verdade de que eu não sou nada, de que eu não tenho todas as respostas, de que sou finito, fraco e totalmente dependente da graça e misericórdia de DEUS.

Uma consciência de união, com as criaturas que me rodeiam, se concretiza, e aprendo com os pássaros, que do mesmo modo que eu, dependem da misericordiosa mão divina para se alimentar.

Nos cultos feitos na catedral da criação, as pregações não tem início , meio e fim, nada está preso a sincronias, regulamentos, normas ou rituais. De repente no meio do culto, há morte, vida, celebração, sangue e água…

Numa liturgia insana aos religiosos, mas que a despeito de sua falta de metodologia, torna tudo  mais fácil, claro e simples…

Os luxos perdem o sentido e adquirem um ar cômico, as metas de sucesso se transvestem de possibilidades e deixam de lado o ar de obrigatoriedade. Tudo fica mais cheio de vida e luz, como se um véu caísse e os olhos pudessem ver, claramente, oque antes estava oculto bem na minha cara.

Um sentimento de gratidão a DEUS,  de arrombo enche o nosso peito, e com a mesma violência nos deixa leves, serenos, por alguns minutos sábios. Fica mais fácil compreender a felicidade de um pescador, a paz de um rancho rústico e o amor de mãe por sua cria.

Aliás, se eu pudesse dar um conselho ou um ordem, na condição de líder de alguma coisa, eu com certeza diria:

- Sem cultos, reuniões, convenções e qualquer coisa do tipo ! Cada um que ache um lugar de silêncio na natureza e faça ali seu próprio culto.

O homem não precisa de tanta pregação, tanta música, tanta responsabilidade, tanta cobrança. O evangelho de repente ficou com cara sisuda. Eu vejo tanta gente, dentro e fora dos templos, dizendo que está cansada, abatida, ferida… e em contrapartida, vivem pregando o DEUS que dá descanso, a paz que excede todo entendimento, confiar em DEUS e bla, bla, bla …

Gente triste, longe de DEUS, da vida, do amor, da paz, da verdade… correndo atrás do vento, chamando de paz um ritmo perigoso de vida, acariciando monstros de estimação, chamados: segurança, emprego, sucesso, bens, ministérios, cargos…Eu cada vez me entrego às sutilezas do sermão do monte, da palavra do lírio e dos pardais, cada vez mais congrego junto das plantas, da água, do vento, dos insetos e dos animais.

Ouvindo uma pregação muda, silenciosa, pessoal, profunda e cheia de vida.

Em uma igreja onde cada culto é inesquecível.

2 comentários:

Elilian Kelly disse...

- Caracaa primo.. um dos textos, senao o texto mais lindo q vc ja escreveu até hj!
Sabe pq a natureza faz o melhor culto do mundo? Pq cada ar, cada alimento, cada companheiro da mesma especie ou nao, para eles é um presente de Deus, e para nos tudo inclusive os bens materiais semprew são um "dever" de Deus para conosco!
Enquanto nos pulpitos se pregam os deveres e recompensas, na natureza aprendemos o louvor e a dependencia.
Eu tb ja cultuei com a natureza e realmente foi um dos cultos mais inesqueciveis da minha vida!
Quero aprender com os passaros como se louva Deus de verdade!!

LEONARDO BRITO disse...

Muito bom texto Diegão.
A epistola de Paulo aos romanos ficaria envergonhada com a ligeireza que trata desse culto da natureza!!! hauhauhauhauha Sou muito mais o texto do seu blog!!! rsrrs