domingo, 16 de maio de 2010

UM MILAGRE À PORTA

A PROVISÃO TÃO PERTO E TÃO LONGE.

Adoro assistir filmes. E quem não gosta ?!

Certo dia pude ver um filme bem interessante, com um grande significado e uma bela lição a ensinar. O filme é intitulado: “O paraíso é logo aqui”.

Uma estória interessante de um paciente terminal, com diagnóstico de câncer,  que decide comprar uma casa para viver sozinho seus últimos dias de vida, mas que, de repente, tem seu imóvel invadido por uma série de vizinhos e desconhecidos. Todos afirmam que conseguem ver o rosto de Jesus numa mancha do reboco de um dos muros casa.

Ao longo da trama, uma série de milagres se desdobram, como por exemplo: a cura de uma menina míope, e a volta da fala de uma criança que parara de falar. O desfecho da película é totalmente inesperado: o personagem principal, surtado de raiva, destrói a suposta imagem divina à machadadas, parte de sua casa desmorona, ele passa mal e é internado. No hospital recebe a notícia de que está totalmente curado.

O filme demonstra o  poder de notar que os milagres existem, que eles acontecem todos os dias, que eles são razoavelmente inexplicáveis e que nos alcançam de modo gracioso. Por gracioso refiro-me não só ao processo de graça que é receber um milagre muito mais do que isto, refiro-me ao fato de ser o milagre uma dádiva, inconquistável, imerecida, e impossível de ser barganhada. Sim, os milagres são feitos e refeitos de modo a ignorar totalmente nosso senso de justiça, merecimento, necessidade, tempo de espera  ou qualquer outra contingência humana.

É interessante notar que Jesus ressuscitou a Lázaro, contudo, quantos outros Lázaros morreram e não conheceram a ressureição ? Jesus curou muitos ao longo da sua caminhada, e muitos outros pereceram sem a cura.

A minha relação com o sobrenatural de DEUS deve ser natural, livre de cobranças, e plenamente consciente: de que receber um SIM ou um NÃO dos céus, não guarda relação de causa e efeito com quem DEUS é, ou o quanto Ele me ame.

Assim como o verdadeiro amor lança fora todo o medo, pode-se incluir no pacote de medos lançados fora pelo amor, o medo de não receber o milagre. Sim, o amor singelo e puro que transborda do coração de DEUS, me liberta da imagem estereotipada de DEUS como o garçom cósmico, o balconista eterno, o INSS das pensões miraculosas.

Nesse estágio o coração entra num denso e constante movimento de ondas de gratidão…

Uma respiração mais suave toma conta de nossos pulmões, uma tranqüilidade ilógica e celestialmente absurda invade o peito, e os olhos vão se abrindo para o eterno milagre.

O milagre de acordar a cada dia, já muitos não acordaram.

O milagre do pão nosso de cada dia, sabendo que milhões não o terão.

O milagre de ver conseguir ver: singeleza, amor, bondade, alegria, graça e muitas outras qualidades ocultas aos olhares apressados e sintéticos.

Milagres, sejam grandes ou pequenos, são percebidos ao redor do mundo todo, independente da fé, da idade, raça, sexo, origem…Milagres ocorrem a todo instante. São marcas do amor de DEUS, pingos de esperança no solo seco do coração desesperado.

Graças a DEUS que DEUS não tem religião…

Já imaginou se as dádivas divinas fossem restritas a certos movimentos, filosofias, geografias ou coisas do tipo ?

Que possamos viver dia-a-dia com um milagre à porta.

3 comentários:

Elilian Kelly disse...

- Concordo plenamente com o texto primo. Devemos viver com a alegria no peito de que somos um milagre, pois nossa vida em si já é um milagre divino. Dessa maneira alem de sermos satisfeitos com o que temos, tudo o mais que Ele nos fizer receberemos como dadivas da bondade dEle.!

Unknown disse...

Brother.!!! Cada dia mais fico deslumbrado com esses seus textos... Apesar de ser meio jovem nessa área tenho sentido muita alegria em aprender com esses seus escritos. Parabéns mesmo... To fã do blog. Aprendo muito sobre o Deus que age independentemente do ser. Abraços. Mto sucesso.

LEONARDO BRITO disse...

Texto perfeito cara!!! esses dias ainda a seguinte frase: "se eu for fiel, eu moverei o céu".No momento em que li discordei imediatamente, e percebi o quanto essa questão de causa e efeito está incrustada nas mentes cristãs. Um pensamento doentio de que Deus só é Deus se vc for de determinada forma...