quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

UM CASO DE OVELHAS

QUEM TEM MAIS, CUIDE DE QUEM TEM MENOS !

12:1 O Senhor, pois, enviou Natã a Davi. E, entrando ele a ter com Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.12:2 O rico tinha rebanhos e manadas em grande número;12:3 mas o pobre não tinha coisa alguma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; ela crescera em companhia dele e de seus filhos; do seu bocado comia, do seu copo bebia, e dormia em seu regaço; e ele a tinha como filha.12:4 Chegou um viajante à casa do rico; e este, não querendo tomar das suas ovelhas e do seu gado para guisar para o viajante que viera a ele, tomou a cordeira do pobre e a preparou para o seu hóspede. 

12:5 Então a ira de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem; e disse a Natã: Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso.6 Pela cordeira restituirá o quádruplo, porque fez tal coisa, e não teve compaixão.7 Então disse Natã a Davi: Esse homem és tu! Assim diz o Senhor Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, livrei-te da mão de Saul, 2 Samuel 12: 1-7

No trecho acima, Davi quando ao ouvir a parábola da ovelha, se ira, exalta-se,e em seu senso de justiça, sem perceber, que a maldade de que se falava era a que ele mesmo havia cometido.

A ovelha única é uma figura de tudo na vida quanto seja singelo, puro, único, precioso...

Também é um simbolo da simplicidade, inferioridade, ou seja, daquilo que nos é tesouro particular.

Todos somos o homem de uma só ovelha ,e  também, todos somos o homem rico, que mata a filha-ovelha do pobre para se banquetear. E visto que todos somos, até certa medida, mais abastados em algumas áreas da vida e miseráveis em outras, assumimos: ora o papel da riqueza e da pobreza. Disso não se pode fugir.

O que muda no evangelho é como se tratar tais fases da existência. De um lado os liames da vida, de outro o dever nosso, o exercício obstinado, rebelde e utópico de um evangelho que dói,contra nossa natureza e inclinações naturais, nos dizendo pra deixar a ovelha do pobre em paz, mais que isso, nos aconselhando a dar de nossas ovelhas a quem tem menos.

Afinal a ovelha do pobre, sendo bem alheio, gratuito, fácil  é tão saborosa na boca, se não até mais, do que qualquer outra ovelha do rebanho,pois carrega o tempero da vantagem ilícita, cozida nas gorduras da opressão e do abuso de poder.

Na vida, todos nós, independentemente de cor, origem, educação, religião ou quaisquer outros fatores de estratificação das gentes, todos somos testemunhas do princípio apresentado na parábola da ovelha...

E a gente se ira com as histórias de ovelhas únicas, que foram devoradas por megalomaniacos, ricos, abastados, cheios de poderes e de possibilidades,e nos queixamos, sentenciamos e lançamos juízos aos que assim fizeram, enquanto isso, saboreamos, nós mesmos, da ovelha locupletada de nosso irmão.

A ovelha de Davi era a mulher de Urias, a minha é infinita e impossível de ser ilustrada, de tão vasta...a sua pode ser: os descontos nos salários de seus funcionários, as penalidades aplicadas aos seus inferiores, as humilhações, as formas de expressar seus talentos, o modo como adverte alguém, as trapaças que faz no trabalho e assim por diante, a vida é um campo cheio de ovelhas únicas aos seus donos...

O inteligente come a ovelha do menos inteligente.

O belo come a ovelha do menos belo.

E assim, se cumpre o dogma do: Porque, a todo aquele que tem, será dado mais, e terá em abundância. Mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. (Mateus 25:29)

E você acha que DEUS não está vendo ?!

Que não demandará de você naquele dia?!

Tolice a nossa em crer que a ovelha comida é ressentida apenas pelo dono-pai, muito além disso, assim como disse Davi: Tão certo como vive o Senhor...Verdade, tão certo quanto DEUS é certo, um dia seremos lembrados, julgados e inquiridos sobre as tantas ovelhinhas que devoramos uns dos outros...

Por isso cuidado, seu maior dom é sua maior ruína..

Não se arvore ou se jacte sobre aquilo  que você possui, tem ou é capaz de conseguir

Seja o nosso caminho de prudência e simplicidade, preservando os tesouros alheios, valorizando as preciosidades que não são nossas, amando aquilo que não nos pertence.

Outro modo de ser salvo da maldade e da avareza, é se exercitar na dadivosidade. Sinta prazer em dividir, partilhar e deixe patente sua gratidão a quem tudo te deu, que te tirou do nada, do pó, da inexistência e fez de você tudo que você é.

Cuidado com seu rebanho grande, cheio …

Se coloque na posição de um pastor de uma ovelha só, ajude, divida, multiplique aos outros, lance nas águas, tudo quanto seja pão, tudo quanto possa alimentar, nutrir, trazer conforto ou alegria a vida de um outro ser humano.

Quem discernir tais palavras, discerniu o evangelho !

Não nos cabe mais a frouxidão das escusas do desconhecimento.

QUEM TEM MAIS, CUIDE DE QUEM TEM MENOS !

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O POLITEÍSMO DOS PROTESTANTES

The Many Heads of Jesus

UMA SÓ FÉ, UM SÓ DEUS, UMA SÓ VERDADE ! SERÁ MESMO ?!

Antes de tudo, sei que o blog anda abandonado…sei que os posts tem sido mensais e não mais semanais. Peço desculpas, mas se serve de explicação: estou num período insanamente laborioso da minha vida, trabalhando muito, estudando muito, me cansando muito e dormindo muito menos. Fora isso, tudo bem.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um dos grandes trumfos do protestatismo, principalmente na sua veia luterana, foi o de se arvorar ao direito de afirmar publicamente: restaurada foi a fé genuína, execrado o politeísmo, a idolatria e a adoração aos falos ídolos.

E mesmo na época Lutero, no mais virginal momento do protestantismo, ainda havia um certo apego, uma saudade, uma devoção aos santos mais queridos…afinal não é da noite para o dia que se transforma um coração idólatra ou que se faz esquecer as simpatias e os apegos aos antigos ídolos.

A igreja reformada passou por tanta coisa, sofreu diversas mutações, se ramificou e se capilarizou de um modo nunca antes visto, e infelizmente; algumas das mutações acabaram por criar aberrações.

Dentre os monstros da igreja surgiram novas religiões, sim, novas religiões, movimentos tão distantes do evangelho que com JESUS só guardam o nome mesmo: JESUS !

Mas existe um fenômeno que, aparentemente, ataca aos corações protestantes ainda não covertidos ao evangelho mas que apenas estão comprometidos com a igreja, com a filosofia, com o arcabouço teórico da religião dos crentes.

O fenômeno do politeísmo evangélico é, de modo sucinto, alguem acredita que crê em um DEUS só, mas, de fato crê num panteão gigantesco de dezenas, centenas senão milhares de divindades. E isso é possível justamente pelo nome JESUS.

Pois se antes os deuses se diferenciavam pelo nome, hoje todos eles se chamam JESUS.

Se antes cada deus tinha seu templo, hoje JESUS tem vários templos, com vários ritos, vários modos de ser cultuado e inclusive vários fundamentos de fé; diamentralmente opostos ao do evangelho.

Se antes se faziam oferendas ao DEUS da fertilidade, da guerra, da sabedoria…Hoje o povo faz corrente pelo JESUS que mata os inimigos, que abençoa financeiramente, que faz de tudo segundo o momento, a hora, a necessidade e a temática a que se busca.

São Jususes tão diferentes um do outro…O do evangelho tem uma cara só, um espírito só, uma verdade só, uma salvação só, uma graça só…

Os jesuses do politeísmo evangélico são tão diversificados quantos os deuses do olimpo, contudo, sem a beleza o significado e a historiciedade rica e fabulosa que os dos gregos carregam. Esses jesuses tem seus templos espalhados tais como barracas de camelôs, vendendo falsidadesl,cópias mal feitas do evangelho e de Cristo, barganhando favores, bençãos, curas e vendendo a um preço vil aquilo que há de mais precioso, e que a despeito do seu inestimável valor: não pode ser vendido, posto que é graça.

E você já parou pra pensar se dentro de você mesmo não existem vários deuses que usam do mesmo nome ?

Já refletiou sobre quem é JESUS pra você e se esse JESUS é o mesmo dos evangelho ?

Não confunda JESUS com outros deuses, reconheça o único CRISTO filho de DEUS pelos atos, verdades, pelo que é essência e não pelo que é nome. Tem que ter o caminhar de  JESUS, o modo de ser, o amor, a graça, o perdão, o imerrecimento,…

Uma só fé, um só verdade, um só DEUS !

Será ?!