sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O POLITEÍSMO DOS PROTESTANTES

The Many Heads of Jesus

UMA SÓ FÉ, UM SÓ DEUS, UMA SÓ VERDADE ! SERÁ MESMO ?!

Antes de tudo, sei que o blog anda abandonado…sei que os posts tem sido mensais e não mais semanais. Peço desculpas, mas se serve de explicação: estou num período insanamente laborioso da minha vida, trabalhando muito, estudando muito, me cansando muito e dormindo muito menos. Fora isso, tudo bem.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um dos grandes trumfos do protestatismo, principalmente na sua veia luterana, foi o de se arvorar ao direito de afirmar publicamente: restaurada foi a fé genuína, execrado o politeísmo, a idolatria e a adoração aos falos ídolos.

E mesmo na época Lutero, no mais virginal momento do protestantismo, ainda havia um certo apego, uma saudade, uma devoção aos santos mais queridos…afinal não é da noite para o dia que se transforma um coração idólatra ou que se faz esquecer as simpatias e os apegos aos antigos ídolos.

A igreja reformada passou por tanta coisa, sofreu diversas mutações, se ramificou e se capilarizou de um modo nunca antes visto, e infelizmente; algumas das mutações acabaram por criar aberrações.

Dentre os monstros da igreja surgiram novas religiões, sim, novas religiões, movimentos tão distantes do evangelho que com JESUS só guardam o nome mesmo: JESUS !

Mas existe um fenômeno que, aparentemente, ataca aos corações protestantes ainda não covertidos ao evangelho mas que apenas estão comprometidos com a igreja, com a filosofia, com o arcabouço teórico da religião dos crentes.

O fenômeno do politeísmo evangélico é, de modo sucinto, alguem acredita que crê em um DEUS só, mas, de fato crê num panteão gigantesco de dezenas, centenas senão milhares de divindades. E isso é possível justamente pelo nome JESUS.

Pois se antes os deuses se diferenciavam pelo nome, hoje todos eles se chamam JESUS.

Se antes cada deus tinha seu templo, hoje JESUS tem vários templos, com vários ritos, vários modos de ser cultuado e inclusive vários fundamentos de fé; diamentralmente opostos ao do evangelho.

Se antes se faziam oferendas ao DEUS da fertilidade, da guerra, da sabedoria…Hoje o povo faz corrente pelo JESUS que mata os inimigos, que abençoa financeiramente, que faz de tudo segundo o momento, a hora, a necessidade e a temática a que se busca.

São Jususes tão diferentes um do outro…O do evangelho tem uma cara só, um espírito só, uma verdade só, uma salvação só, uma graça só…

Os jesuses do politeísmo evangélico são tão diversificados quantos os deuses do olimpo, contudo, sem a beleza o significado e a historiciedade rica e fabulosa que os dos gregos carregam. Esses jesuses tem seus templos espalhados tais como barracas de camelôs, vendendo falsidadesl,cópias mal feitas do evangelho e de Cristo, barganhando favores, bençãos, curas e vendendo a um preço vil aquilo que há de mais precioso, e que a despeito do seu inestimável valor: não pode ser vendido, posto que é graça.

E você já parou pra pensar se dentro de você mesmo não existem vários deuses que usam do mesmo nome ?

Já refletiou sobre quem é JESUS pra você e se esse JESUS é o mesmo dos evangelho ?

Não confunda JESUS com outros deuses, reconheça o único CRISTO filho de DEUS pelos atos, verdades, pelo que é essência e não pelo que é nome. Tem que ter o caminhar de  JESUS, o modo de ser, o amor, a graça, o perdão, o imerrecimento,…

Uma só fé, um só verdade, um só DEUS !

Será ?!

6 comentários:

Anônimo disse...

Que bom que vc voltou a escrever. Seus textos sao sempre muito bons. Parabens pelo texto. Muito bom mesmo. Bjos.
Aline.

Dani disse...

Parabéns Diegão! que Deus, o único verdadeiro Deus, continue te abençoando grandemente! abçs!

Raíssa disse...

"cópias mal feitas do evangelho e de Cristo..."

que frustração entender que o evangelho ainda é condimentado com jesuses..e que ainda sendo cópias tão imprecisas, ousamos comprá-las acreditando ser o verdadeiro Jesus!

ótimo!
Abraços

Anônimo disse...

Texto manero brother.! Uma pena q para a mercantilização de Deus, necessário foi a Sua extratificação, dando-Lhe novas roupagens, faces e sentimentos. Lastimável.

Missionario Willian Ezequiel disse...

e isso ai mano nao fique longe

Missionario Willian Ezequiel disse...

e isso ai mano nao fique longe