terça-feira, 31 de maio de 2011

OS SAIS DA MINHA TERRA

GENTE QUE DÁ SABOR À VIDA DE OUTRA GENTE.

O post de hoje, feito assim de madrugada mesmo, tem tudo haver com as pessoas que fazem da minha vida um caminho mais cheio de vida, mais cheio de sabor; mais cheio de tudo.

Falo dos de minha casa. Minha esposa, meus pais, meus irmãos e amigos. Cada um deles, contribuindo com sua dose de tempero. Pessoas sempre bem vindas, cheias de graça, verdade, amor, carinho e que carregam pencas enormes de frutos do espírito, gente a quem eu não mereço, mas que DEUS, em sua infinita misericórdia, me deu o gosto de poder conviver.

Gente que é sal da terra, não só da minha, mas, de quantas forem as terras, tantas serão as manifestações de seus sabores. Sal que inova e não só salga, mas que dá uma série de gostos e sabores nunca antes sentidos ou degustados.

Pessoas com quem aprendi a arte de viver melhor, a ter paciência, a perdoar, a acolher…mestres advindos da parte de DEUS, para me ajudarem pelo caminho da vida….

Mas, eae, agente que só lê o blog e que não tem nada haver com isso ?

A quem eu repondo:

- Leiam as entrelinhas, façam o exercício de olhar pra dentro e identificar quem são os sais da tua terra, quem te fez ser como você é, quem te deu gosto na vida, quem na panela da tua existência contribuiu para que o paladar final fosse melhor..

Deus confiou tais pessoas à você !

Não seja displicente, saboreie este sal da vida enquanto há tempo. Deixe-se contaminar pelos sabores de quem quer o seu bem, valorize os condimentos da sua existência.

Não só seja o alvo de sabores, seja você também tempero na vida de outras pessoas, contribua, ame, se una, se integre, se misture para o bem. Una-se à legião de outras pessoas que são: GENTE QUE DÁ SABOR À VIDA DE OUTRA GENTE.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

DEMOLIR É PRECISO, CONSTRUIR , MAIS AINDA !

HÁ TEMPO PRA TUDO.

Quando agente é alcançado pela graça, um evento diuturno começa a ser passado, repassado, reprisado e assim por diante em nossa mente, sonhos e coração. Agente começa a viver e a re-significar vários eventos de nossa vida, em particular os eventos ligados à questões religiosas.

Um ciclone de memórias, revoltas, surgem silenciosas como ninjas em nosso coração e logo ficam tão barulhentas quanto um baile funk. Tudo que antes foi feito, dito em nome de DEUS, agora começa a desvanecer como vapor, como fumaça, agente percebe o quão vazio tudo foi.

O processo seguinte é o da risada, da crítica, da acidez e do sarcasmo, a boca fica cheia de sorrisos e gargalhadas, que escondem, hilariamente, uma denúncia muito séria, uma alma extremamente sofrida e que só hoje consegue chamar de escravidão a gaiola-religião que antes tanto amava.

E isso tudo é normal, é aceitável, é até necessário, posto que tudo quanto seja negativo, que não edificado por DEUS em nós, isso tudo precisa ser demolido.

O perigo é quando esse processo dura demais, a pessoa já destruiu, já limpou o terreno, mas ainda assim persegue, obstinadamente, o caminho da destruição, destruindo a vida do outro, rindo das práticas, cometidas por aqueles a quem ele chamou de irmãos por eras a fio, se sentindo superior, portador de uma verdade maior, conhecedor íntimo da liberdade, logo, gabaritado para meter o seu santo dedo, indefinidamente, nas mazelas da religiosidade.

A graça é um adesivo que ele pregou na testa, o amor é uma desculpa, o perdão uma ideologia, morta, sem prática e nula.

De fato, ele ouviu sobre coisas maravilhosas, de fato ele se aninhou na graça, de fato ele gostou muito daquilo tudo. De ser liberado do dízimo como oferenda de troca com DEUS, de se sentir desobrigado a fazer longos jejuns com o afinco de receber algo em troca de DEUS.

E tudo isso fica misturado, o pecado começa a se tornar algo pouco importante, a graça se torna verdadeira maldição, para  este paladino do reino dos céus.

De fato a desconstrução tem seu momento, mas que esse momento seja breve, destruir é tarefa que se realiza de maneira rápida; pode-se destruir uma casa em horas.

Construir é tarefa que leva uma vida toda, que se renova no desafio diário, que é feita de pequenos tijolos sobrepostos…

Que DEUS nos ajude a demolir, cuidadosamente, os edifícios que dEle e nEle não foram construídos, e que agente amoleça o coração, depois de tudo demolido, limpo e pronto pra construção. Há tempo pra tudo, demolir é preciso, construir, mais ainda.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

O LABIRINTO DOS DESEJOS HUMANOS E A VONTADE DEUS

O CAMINHO DE QUEM DECIDE NÃO TER MAPAS.

Olá galera. Antes de mais nada, peço desculpas pelo sumiço por alguns dias, contudo, devo dizer que estava envolvido em uma atividade deveras importante; falo do meu casamento. A vida já voltou ao normal e o ritmo do blog com ela. Os posts continuarão a serem lançados toda semana.

-------------------------------------------------------------------------------------------

A vontade de DEUS é um termo que ouço quase todo dia, entretanto, qual é, como é, em que se firma a vontade divina; se é que se firma ? Fato é que muito se fala da vontade do altíssimo, mas de fato, muito pouco daquilo que é verbalizado se comunica ou carrega sentido acerca da vontade de DEUS.

E a vontade de DEUS não é um caminho rápido ou sempre fácil de se trilhar, constantemente confundimos vontade de DEUS  com uma infinidade de outras noções. Hoje consigo discernir, de modo um pouco mais nítido, a vontade de DEUS em choque com a humana. E é a sensibilidade, que baliza a vida dentro das correntes da vontade humana e da vontade divina, o diferencial entre uma existência pacificada e uma existência mais tensa.

O ponto mais complexo - a meu ver- é que a vontade de DEUS  não é óbvia, previsível ou sequer politicamente correta, assim como o próprio DEUS é. Nossa vã filosofia, ou nossa perversa teologia não podem dissecá-la, entendê-la ou categorizá-la.

Agente se acostuma a chamar de vontade de DEUS nossas próprias pretensões, e pior do que isso: ungimos, tais falsas piedades, de acordo com os padrões da nossa vazia religiosidade, de modo exemplificado: chamamos de vontade de DEUS a frieza espiritual, o mal na vida do outro, a dificuldade , o problema , a adversidade começam a assumir faces de castigo, punição ou merecimento... Fazendo assim um adoecimento espiritual.

O coração encontra, no suposto desejo do coração divino, uma via fácil para se tornar diabo na vida de muita gente. E de maneira mais acentuada esse problema se manifesta, quando há poder, liderança, autoridade envolvida. E a pior das maldades é a maldade feita em nome de DEUS, quem decide trilhar essa trincheira está condenado a perder todo o ser.  Torna-se mais auto-referente, menos flexível, e cada vez mais, estelionatáriamente, coloca a vontade divina nos discursos, explicações e decisões, ratificando razões, infernais sob o manto da celestialidade.  Transmutando-se, cada vez mais, no seu próprio deus.

Para fugir e se guardar de tal cruel destino sempre parta do princípio de que a vontade DEUS não é suscetível de ser pré-sabida, pré-administrada; ou seja, não chame nada, de imediato, de vontade de DEUS, pelo simples fato de que as coisas mais "lógicas”, “ santas”, corretas”… guardam em sí o perigo de serem totalmente avessas ao ânimo de DEUS para uma dada situação. A começar de Pedro que quis livrar Jesus da morte na Cruz, Sara que quis ajudar DEUS dando Hagar à Abraão, João que quis tocar fogo na cidade que não recebeu Jesus…

E esse povo todo estava cheio de boas intenções, jurando que estavam agindo de forma certa e com a carta branca de DEUS !

Como quem ora contra o clima: Deus, pare a chuva !

Deus pare o vento, o frio, o calor, seja lá o que for…

Nossa cabeça pequena não consegue equacionar todas as constantes envolvidas no processo da vida, e agente ainda se vê no direito de meter o bedelho nas gestões feitas por DEUS.

Mas,  Diego, entendi esse lance de Deus, da complexidade, da vontade humana e da de DEUS, e com fica a questão mais importante e esperada disso tudo: – como eu diferencio a vontade de DEUS na minha vida ?

Não sei meu irmão !

Do pouco que me basta, posso dizer que a vontade de DEUS é desafio diário, pessoal, relacional e cheio de surpresas a serem vividas por cada um de nós. Não há receita de bolo, fórmulas, listas..existe a vida, os problemas, os desejos, os projetos e no curso disso tudo a vontade de DEUS.

Agora feliz quem aceita e vive a vontade de DEUS assim que a encontra, pois caso não se faça assim, o que nos espera é um labirinto dos desejos humanos e da vontade de DEUS.

Viver segundo a vontade de DEUS é caminho de quem vive sem mapas.