sexta-feira, 6 de novembro de 2009

OS CUSTOS DA LIBERDADE

O SIGNIFICADO PRÁTICO DE SER LIVRE

A liberdade é um ideal que todos dizem querer, que ninguém sabe conceituar, mas que todo homem consegue entender.

Fato é que já a confundiram com tanta coisa, talvez pelo fato dela ser de difícil visualização,  já foi chamada de falta de esperança , já a confundiram com a total perda de valores, já a transvestiram de revolução armada e ainda há alguns que a troquem por segurança patrimonial.

Apesar da liberdade se remeter a uma espécie de vida desvencilhada e independente, ela não necessariamente seja uma vida sem total referência. Liberdade não se confunde com falta de propósito.

Quando se olha para o evangelho, e não confunda evangelho com igreja ou com religião ou com pessoas que se digam do evangelho, é possível aprender de modo lento e diário o significado prático de liberdade.

Primeiro porque liberdade, segundo o evangelho, liberdade não é sair correndo pelado gritando ihaaa, antes é um exercício longo e por muitas vezes doloroso, se assemelha muito à alongamento, fisioterapia, ou seja, a liberdade começa com a cura dos longos anos de prisão.

Imagine um detento que ficou por anos acorrentado e condicionado a uma cela minúscula, agregue o fator da falta de luz e o excesso de humidade. Não seria de se estranhar que tal pessoa, quando fosse solta, sofreria sérias consequências, a começar pela postura corcunda,  a pele maltratada, o medo de espaços grandes, a dúvida de como viver, as dores de se movimentar, as feridas feitas pelas correntes,...

Não é raro que detentos de longos anos tenham medo de serem um dia livres, afinal, a clausura é o mundo que eles conhecem.

Trazendo esse exemplo para o evangelho, pode-se dizer que as pessoa ,( todas elas), se encontram encarceradas, sob vários aspectos, o mais gritante deles é o do pecado, seguidos por: cultura, época em que se vive , herança familiar e genética.Gente que desde cedo foi presa, e assim permaneceu, vítima das celas.

O evangelho liberta de uma maneira especial, pois,  vai pouco a pouco nos mostrando que vida é mais que alimento, que o corpo é mais do que a roupa, que Deus cuida dos pardais e também cuida de nós,..

Dai você aprende que o amor divino é livre de trocas, não se submete à barganhas ou regimes de merecimento, muito pelo contrário, Deus nos ama e simplesmente nos ama. Liberdade de amara e ser amado.

Sua consciência vai evoluindo para o destino da pacificação total do ser,( liberdade da vida e do futuro), de repente e não mais que de repente, somos apercebidos que vivemos cercados de filhos de Deus, que sequer se sabiam filhos de Deus, e, também nos apercebemos de dezenas de milhares de filhos do diabo que juram terem paternidade celestial. Liberdade religiosa e institucional, além de liberdade para com meu próximo.

A partir desse ponto tudo assume significados, passa-se a agir de modo mais centrado e racional, ou melhor de modo liberto, pois a liberdade de escolher não pecar por amor, e a liberdade de saber que se pecarmos, Deus não vai dar chilique, nem nos amar menos. A liberdade de se saber perdoado sempre e de se aceitar um ser perdoado.

A liberdade evolui e começa-se a ser capaz de perdoar, de não mais julgar, de aceitar as diferenças, e compreender ao próximo nas medidas das nossas ignorâncias,..

A liberdade entra e somos preenchidos de uma paz que excede todo entendimento, não só somos preenchidos por ela, mas também, nos tornamos uma fonte de paz a todos que nos rodeiam.

O emprego vira nada mais que  emprego, e o filho se torna MEU FILHO, o dia se torna O DIA e os PROBLEMAS se tornam assuntos a serem despachados por DEUS.

Cada refeição assume gostos e feições de banquetes, cada lágrima carrega uma profundidade de significados imensas, que não caberiam em enciclopédias,..

Isso entre tantas outras coisas, são aspectos práticos de liberdade.

3 comentários:

LEONARDO BRITO disse...

Concordo plenamente, que a liberdade é um processo, e como toda mudança é preciso se adaptar. Mas uma vez adaptados, temos a liberdade, não no seu sentido deturpado, mas na sua totalidade... Pois no Espírito do Senhor há liberdade, essa sim nos completa, nos tira do claustro!!

Elilian Kelly disse...

- Nossa primo.. vc soube definir bem a liberdade nesse texto. Pois a verdadeira liberdade não abula os valores de Deus, mas os segue por amor e não por medo!
Como o Léo disse ali tb.. onde O Espirito de Deus habita há liberdade!

Dani disse...

Mto bom cunhado! Devemos dar valor às coisas que realmente merecem valor, daí seremos livres por completo... Deus cuida do resto, se entregarmos tudo a Ele!