QUEM É O MAIOR ?
MATEUS 18: “1 Naquela mesma hora chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no reino dos céus? 2 E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles, 3 E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. 4 Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.”
Nesse trecho da bíblia, fica clara a questão da necessidade dos discípulos de Jesus estabelecerem, entre eles mesmo, mediante à consulta a Jesus, quem seria o maior entre eles, não só aqui na terra, mas, também no reino dos céus. Interessante notar que a discussão tenha se instaurado entre os discípulos de Cristo, mostrando, que não importa quem se possa ser, mesmo os que andam com Cristo, estão à mercê de tais tentações.
A despeito dos ensinamentos sobre humildade e serviço, como formas de elevação espiritual, os discípulos entraram na maré da busca pelo maior, e acabaram por quase naufragar nela. Se transportada a realidade dos discípulos para os dias atuais, fica evidente, que o problema não só ainda não se resolveu, como aprofundou-se.
A humanidade tornou-se adicta pela sistematização do poder. Esse fato pode ser facilmente comprovado, pela reação natural dos seres humanos em querer: organizar, hierarquizar, e, principalmente pelas angústias de se buscar estar nos cumes do poder.
O fardo da liderança é tido como atributo benéfico, louvável e auto-explicativo; não raro quem haja dado a própria vida pela liderança. Não que seja errado haver um líder, errado é viver na agonia por ser líder, ou, ainda pior, fazer-se líder pelo massacre do próximo.
Daí o motivo de Jesus haver ensinado sobre quem desejar ser maior, deve antes tornar-se e saber-se o menor. Ora, esse ensino traria abaixo as mais antigas e sedimentadas instituições, entre elas: Estado, Forças Armadas, Religião, e principalmente o mundo empresarial.
E de fato, a dúvida quanto a quem seja o maior e sua posterior disputa, já fez as mais diversas vítimas, desde casamentos, onde a disputa pelo poder causou a ruptura dos laços matrimoniais, até amizades em que se acirraram processos de competição, resultando em inimizades instransponíveis,.. e por aí vai,..
Portanto, quem vive as angustias de: ser o maior, ter o melhor, ter mais, fazer mais, mandar mais, obedecer menos, …. e todas as crises que derrubaram lúcifer dos céus, está condenado a ser escória, pelo menos enquanto permanecer na luciferianização de seu ser.
De outra feita, quem vive na paz e na simplicidade de saber-se menor, de entender-se criança e de comportar-se como servo, esse, desde já possui coroas no reino dos céus, aliás, é cidadão atuante desse reino.
Não desperdice a vida na síndrome texana do biggest and best( maior e melhor), viva as realidades como elas se apresentem, sem a loucura pelo trono, mas com a louca humildade do evangelho.
Viver de outra forma, estraga a vida, e faz dela coisa de gente grande !
3 comentários:
Muito bom o seu texto cunhado!
Como diz na palavra : "Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus" (Mateus 5:3); "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós... Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará" (Tiago 4:6-10).Humildade é fundamental para nossa comunhão com Deus! =)
MUITO BOM Ir. DIEGO, EXCELENTE ARTIGO, O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO É SÁBIO, ELE DA SABEDORIA A QUEM É MERECEDOR DE RECEBER SABEDORIA; SER SÁBIO NA PRESENÇA DO MESTRE JESUS É A MELHOR COISA QUE DESEJAMOS.
NO CAMINHO DA EVOLUÇÃO, AS PEDRAS DO CAMINHO FORAM LANÇADAS PELO MESTRE JESUS, CABE A CADA NEÓFITO NA FÉ, NESTE CASO TODOS NÓS SOMOS NEÓFITOS, PORQUE A PALAVRA DIZ: "QUEM QUER SER GRANDE NO REINO DE DEUS, SE FAÇA O MENOR,"
"A LUZ É COLOCADA NO LUGAR ALTO, PARA QUE ILUMINE TODO O LOCAL, DO QUE ADIANTARIA COLOCAR A LÂMPADA EM BAIXO DA MESA"
"O MESTRE É A LUZ, ELE NOS CONDUZ NA LUZ"
O QUE SERIAMOS SEM O MESTRE JESUS.
Abraço e fique na paz Ir. LUIS
Quem não vive para servir, não serve para viver.
Postar um comentário